Portal:Califórnia/Artigo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos e com uma população estimada em 2009 de 3 831 868 habitantes é a maior cidade do estado da Califórnia e do oeste dos Estados Unidos. Além disso, a cidade se estende por 1.290,6 km² no sul da Califórnia e é classificada como a 13ª maior área metropolitana do mundo, com 17,7 milhões de pessoas espalhadas por grande parte do litoral sul da Califórnia. A área metropolitana Los Angeles-Long Beach-Santa Ana abriga cerca de 12 874 797 habitantes. Los Angeles é também a sede do condado de Los Angeles, o mais populoso e um dos condados mais multiculturais dos Estados Unidos. Os habitantes da cidade são referidos como "Angelenos".

Los Angeles foi fundada em 4 de setembro de 1781, pelo governador espanhol Felipe de Neve como El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula (A Vila de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos do Rio de Porciúncula). Tornou-se parte do México, em 1821, após sua independência da Espanha. Em 1848, no final da Guerra Mexicano-Americana, Los Angeles e o resto da Califórnia foram adquiridos como parte do Tratado de Guadalupe Hidalgo, tornando-se parte dos Estados Unidos, o México manteve o território de Baja California. Los Angeles foi incorporado como município em 4 de abril de 1850, cinco meses antes da Califórnia tornar-se um estado estadunidense. (leia mais...)


A Golden Gate Bridge (tradução em português, Ponte do Portão Dourado) é a ponte localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que liga a cidade de São Francisco a Sausalito, na região metropolitana de São Francisco, sobre o estreito de Golden Gate. A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

No início do século XX, especialmente após o Terremoto de 1906, a cidade de São Francisco passou por um período de ascensão econômica e imediatamente surgiu a necessidade de conectá-la com as regiões vizinhas a fim de desenvolver a economia nas cidades ao redor da Baía de São Francisco.

A cidade de São Francisco é totalmente cercada de água por quase todos os lados, o que faz dela uma península. A necessidade de se conectar com as regiões vizinhas tomou a forma de uma estrutura rodoviária. (leia mais...)


São Francisco (em inglês: San Francisco), oficialmente Cidade e Condado de São Francisco, é a quarta cidade mais populosa da Califórnia e a 12ª cidade mais populosa dos Estados Unidos, com uma população estimada em 2008 em 808.977 habitantes. É a única cidade-condado consolidada na Califórnia, que abrange uma área de 121 km², no extremo norte da península de São Francisco, dando-lhe uma densidade populacional de 6.688,4 pessoas/km². É a cidade mais densamente povoada (com uma população superior a 200.000) no estado da Califórnia e a segunda cidade grande mais densamente povoada grande dos Estados Unidos. São Francisco é o centro financeiro, cultural e de transportes da Área da baía de São Francisco.

Em 1776, os espanhóis estabeleceram uma fortaleza no Golden Gate e uma missão chamada de Francisco de Assis no local. A Corrida do ouro na Califórnia, em 1848, impulsionou a cidade em um período de rápido crescimento, o aumento da população em um ano foi de 1.000 a 25.000 habitantes, e, portanto, transformando-a na maior cidade da Costa Oeste dos Estados Unidos na época. Depois de três quartos da cidade terem sido destruídos pelo terremoto e incêndio de 1906, São Francisco foi reconstruída rapidamente, recebendo a Exposição Universal Panamá-Pacífico nove anos depois. Durante a Segunda Guerra Mundial, São Francisco foi o porto de embarque para a Guerra do Pacífico. Após a guerra, o retorno dos militares, a imigração em massa, atitudes de liberalização e outros fatores que levaram ao Verão do Amor e ao movimento pelos direitos dos homossexuais, consolidaram São Francisco como um centro de ativismo liberal nos Estados Unidos. (leia mais...)


Hollywood é um distrito da cidade de Los Angeles na Califórnia de grande importância na constituição da identidade cultural dos Estados Unidos, e está situado a noroeste de Downtown Los Angeles. O distrito se tornou famoso mundialmente pela concentração de empresas do ramo cinematográfico e pela influência que exerce na cultura global. Os produtores de cinema se destacaram em Hollywood em busca de luz natural, mais barata e disponível.

Com o passar das décadas, Hollywood se tornou símbolo do poderoso e fantástico cinema estadunidense, sediando premiações e abrigando homenagens públicas para os mais destacados artistas de cinema e musicais do mundo. O local também é famoso pelo grande letreiro chamado Sinal de Hollywood e pela enorme concentração de pessoas ricas e famosas que moram no distrito ou distritos próximos. (leia mais...)


Los Angeles Lakers é uma equipe de basquete da National Basketball Association, com sede em Los Angeles, Califórnia. É o atual campeão da liga, vencendo o Boston Celtics na série final em 7 jogos, tendo o último confronto acontecido no dia 17 de junho de 2010. Na temporada 2010-2011, seu estádio, o Staples Center, será sede do All-Star Game da NBA.

A franquia foi fundada em 1947, em Minneapolis, onde recebeu seu nome - em uma clara referência aos lagos da cidade - e ainda cinco títulos da liga. Em 1960, mudou-se para atual cidade por causa da queda de público no estádio. No fim dos anos 1970 e no começo dos anos 1980, a popularidade do Lakers cresceu, tornando-se uma das franquias de maior sucesso, além de ser a segunda com maior número de títulos, 16, perdendo apenas para o Boston Celtics, com 17. A equipe ainda conta com 56 aparições em playoffs, 31 títulos da Divisão do Pacífico e 31 títulos da Conferência Oeste.

A formação californiana é detentora de alguns recordes da Liga. É a que possui maior número de vitórias da liga, mais de 3000, com a maior porcentagem de vitórias e mais aparições em finais (31). O Lakers também é o time das ligas norte-americanas que mais teve vitórias consecutivas (33), na temporada 1971-72. (leia mais...)