Portal:Macau/Biografia destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Nolasco da Silva
Pedro Nolasco da Silva

Pedro Nolasco da Silva CvC (Macau, 6 de Maio de 1842 - Macau, 12 de Outubro de 1912) foi um ilustre intérprete-tradutor, professor, funcionário público, escritor, jornalista e dirigente associativo macaense. Entre outros cargos importantes, foi presidente do Leal Senado, sócio-fundador e presidente da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, fundador e director da Escola Comercial Pedro Nolasco, chefe do Expediente Sínico e provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Pedro Nolasco lecionou chinês no Seminário de São José, no Liceu de Macau e no Instituto Industrial. Atuou como editor dos jornais "Echo do Povo" (publicado em Hong Kong), "O Macaense" e "Echo Macaense". Também exerceu as funções de inspector da educação pública, presidente da Associação dos Proprietários do Teatro D. Pedro V, fundador do Asilo dos Orfãos, vogal do Conselho da Província (1892), vogal do Tribunal de Contas (1897), vogal do Conselho do Governo (1899) e oficial do Batalhão Nacional. Ele teve também algumas experiências empresariais, sendo membro da direcção da Companhia de Cimento da Ilha Verde (1891) e fundador da Farmácia Popular (1895).

Sendo um visionário, Pedro Nolasco da Silva introduziu, na educação portuguesa local, o estudo dos principais valores neoconfucianos, cuja compreensão era fundamental para perceber a mentalidade e conduta dos chineses, que eram a maioria da população de Macau e das suas vizinhanças. Sendo um católico muito religioso e devoto, ele tinha um grande conhecimento em filosofia e teologia, atuando como presidente da Confraria da Imaculada Conceição.