Portal:Países Baixos/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente Neerlândia ou país baixo) são um Estado soberano e uma monarquia constitucional parlamentar situado na parte ocidental da Europa. O país faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste sendo a norte e a oeste banhado pelo Mar do Norte. A capital é Amesterdão (português europeu) ou Amsterdã (português brasileiro) e a sede do governo é Haia.

Embora os Países Baixos sejam frequentemente denominados Holanda, o uso deste termo em português é terminologicamente impreciso, já que a "Holanda" é uma região no centro-oeste dos Países Baixos consistente de duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. A forma plural os 'Países Baixos' em português é remanescente da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.

Os Países Baixos são um país densamente povoado que é conhecido por seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social, tendo se tornado conhecido por sua políticas liberais.

Entre outras afiliações, o país é membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE e é um dos países signatários do Protocolo de Quioto. É a sede do Tribunal Internacional de Justiça e da Europol, e junto com a Bélgica e com Luxemburgo, o país constitui a União Económica do Benelux.