Portal:Sergipe/Biografia selecionada/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (Lagarto, 21 de abril de 185118 de junho de 1914) foi um crítico literário, ensaísta, poeta, filósofo, professor e político brasileiro.

Sílvio Romero cursou a Faculdade de Direito do Recife, entre 1868 e 1873, diplomando-se em 1873, sendo contemporâneo de Tobias Barreto. Na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas.

Em 1875, foi eleito deputado provincial por Estância, em Sergipe. Radicou-se no Rio de Janeiro onde alcançou notoriedade, especialmente como crítico literário. Em 1878, Sílvio Romero publicou seus dois primeiros livros, A Filosofia no Brasil e Cantos do Fim do Século, seu primeiro livro de poesia. O primeiro deles tinha a intenção de questionar o meio acadêmico e intelectual do Rio de Janeiro, assim como de exaltar as qualidades de Tobias Barreto, seu mestre e conterrâneo. Nessa obra critica com veemência as correntes de filosofia no país, em especial o espiritualismo e o positivismo. (leia mais...)