O Prêmio Perl-UNC (em inglês: Perl-UNC Prize) é concedido internacionalmente na área da neurociência. Seu propósito é duplo: reconhecer pesquisadores por descobertas notáveis e entendimentos seminais em neurociência e celebrar a força do programa de pesquisa em neurociência da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC). Até 2018 seis recipientes do Prêmio Perl-UNC ganharam um Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (Linda Buck, Richard Axel, May-Britt Moser e Edvard Moser) ou Química (Roger Tsien e Roderick MacKinnon). Outros três ganharam um Prêmio Kavli em Neurociência (Thomas Jessell, Cornelia Bargmann e Marcus Raichle).
Criação[editar | editar código-fonte]
Edward Perl (1926-2014), neurocientista e antigo professor de biologia celular e fisiologia da UNC School of Medicine, estabeleceu o prêmio em 2000 para reconhecer contribuição científica notável na neurociência. Ele havia imaginado que o comitê de seleção escolheria os destinatários "de um amplo campo de neurociência, que vai do desenvolvimento aos mecanismos moleculares e à função integrativa". Perl observou ainda que "o prêmio me permite agradecer a universidade pelas oportunidades que me deu" e que "ajudaria a chamar a atenção para a instituição e nossa força na neurociência".
Recipientes[editar | editar código-fonte]
- 2000 David Julius, Cloning the Capsaicin Receptor.
- 2001 Roderick MacKinnon, Solving the Crystal Structure of the Potassium Channel.
- 2002 Linda Buck e Richard Axel, Discovery of the Family of Olfactory Receptor Proteins.
- 2003 Yves Barde, Discovery of Brain-Derived Neurotrophic Factor.
- 2004 Roger Tsien, Development of Tools for Monitoring Signaling in Living Nerve Cells.
- 2005 Robert Malenka e Roger Nicoll, Discovery of Mechanisms that Underlie Long-term Synaptic Plasticity.
- 2006 Solomon Halbert Snyder, Identification of Opiate Receptors in the Brain.
- 2007 Huda Zoghbi, Discovery of the Genetic Basis of Rett Syndrome.
- 2008 Michael E. Greenberg, Discovery of Signaling Pathways Underlying Activity-Regulated Gene Transcription.
- 2009 Thomas Jessell, Defining Molecular Mechanisms that Regulate the Development of Neural Circuits.
- 2010 Catherine Dulac e Cornelia Bargmann, Discovery of Chemosensitive Circuits that Regulate Social Behaviors.
- 2011 Karl Deisseroth, Edward Boyden e Feng Zhang, Development and Application of Optogenetics for Studying Neural Circuit Functions.
- 2012 Edvard Moser e May-Britt Moser, Discovery of Key Principles Governing the Internal Representation of Space and Episodic Memory.
- 2013 Marcus Raichle, Discoveries Relating to the “Default Mode Network” of Brain Function.
- 2014 David W. Tank, Discovery of Fundamental Mechanisms of Neural Computation.
- 2015 Christopher A. Walsh, Discovery of Genes and Mechanisms Regulating Human Cortical Development.
- 2016 David J. Anderson, Discovery of neural circuit mechanisms controlling emotional behaviors.
- 2018 Doris Tsao e Winrich Freiwald, Discovery of brain mechanisms of face recognition.
Comitê de seleção[editar | editar código-fonte]
- Leslie H. Lang, "National prize in neuroscience endowed by UNC-CH professor," UNC News Services, January 14, 2000, http://www.unc.edu/news/archives/jan00/prize011400.htm
- Society for Neuroscience, "Member Obituaries: Edward R. Perl," http://www.sfn.org/Member-Center/Member-Obituaries/NS/Edward-R-Perl
- Leslie H. Lang, "Californian wins neuroscience prize endowed by UNC-CH scientist," UNC News Services, 10 October 2000, http://www.unc.edu/news/archives/oct00/perl101000.htm
- Leslie H. Lang, "Rockefeller University professor to receive Perl-UNC Neuroscience Prize," UNC News Services, 14 March 2002, http://www.unc.edu/news/archives/mar02/perl031402.htm
- Leslie H. Lang, "Seattle, New York researchers to receive neuroscience prize endowed by UNC scientist," UNC News Services, 25 February 2003, http://www.unc.edu/news/archives/feb03/perlprize022503.html
- "Profiles of the 2004 Nobel Medicine Laureates," Agence France Press, 4 October 2004.
- Leslie H. Lang, "Swiss researcher to receive neuroscience prize endowed by UNC scientist Perl," UNC News Services, 12 March 2004, http://www.unc.edu/news/archives/mar04/barde031204.html
- "He says: 'Don't call me professor.' They call him 'world-class superstar of science'," The Western Mail [Cardiff, Wales], 24 June 2013, pp. 22-23.
- Leslie H. Lang, "California researcher to receive neuroscience prize endowed by UNC scientist Perl," UNC News Services, 21 February 2005, http://www.unc.edu/news/archives/feb05/perl022105.html
- "Roger Tsien Receives Neuroscience Prize," UC San Diego Health System, 21 September 2005, http://health.ucsd.edu/news/2005/Pages/03_07_Tsien.aspx
- "California scientists are named recipients of the Perl-UNC neuroscience Prize,” UNC News Services, 25 January 2006, http://www.unc.edu/news/archives/jan06/perl012506.htm
- "Johns Hopkins scientist receives seventh Perl-UNC Neuroscience Prize," UNC News Services, http://www.unc.edu/news/briefs/2007/051507.htm
- "Baylor College scientist wins Perl-UNC Neuroscience Prize," 20 May 2008, http://www.med.unc.edu/www/newsarchive/2008/may/baylor-college-scientist-wins-perl-unc-neuroscience-prize
- "Baylor scientist wins Perl-UNC Neuroscience Prize," Baylor College of Medicine, From the Labs, Volume 7, Issue 5, June 2008, https://www.bcm.edu/archives/fromthelab/vol07/is5/0608-b.html Arquivado em 4 de março de 2016, no Wayback Machine.
- "Harvard scientist wins Perl-UNC Neuroscience Prize," 1 May 2009, http://news.unchealthcare.org/som-vital-signs/2009/vital-signs-may-1-2009/harvard-scientist-wins-perl-unc-neuroscience-prize
- "Columbia scientist wins 10th Perl-UNC Neuroscience Prize," 30 April 2010, http://www.unchealthcare.org/site/newsroom_OLD/news/2010/April/perl-prize[ligação inativa]
- "Catherine Dulac, Cori Bargmann are co-recipients of 11th Perl-UNC Neuroscience Prize," 12 April 2011, http://www.med.unc.edu/www/newsarchive/2011/april/catherine-dulac-cori-bargmann-are-co-recipients-of-11th-perl2013unc-neuroscience-prize
- "Harvard scientist wins 11th Perl-UNC Neuroscience Prize," The Harvard Gazette, 18 April 2011, http://news.harvard.edu/gazette/story/2011/04/harvard-scientist-wins-11th-perl-unc-neuroscience-prize/
- "Cornelia Bargamann receives Kavli Prize in Neuroscience," The Rockefeller University Newswire, 31 May 2012, http://newswire.rockefeller.edu/2012/05/31/cornelia-bargmann-receives-kavli-prize-in-neuroscience/ Arquivado em 3 de abril de 2015, no Wayback Machine.
- "Stanford and MIT scientists win Perl-UNC Neuroscience Prize," 30 April 2012, http://www.med.unc.edu/neuroscience/about-us/news/center-news/4-30-12-stanford-and-mit-scientists-win-perl-unc-neuroscience-prize Arquivado em 8 de janeiro de 2015, no Wayback Machine.
- "Institute faculty share prestigious neuroscience prize," MIT News, 26 April 2012, http://newsoffice.mit.edu/2012/faculty-share-prestigious-neuroscience-prize
- "Stanford and MIT scientists win Perl-UNC Neuroscience Prize," Psychology & Psychiatry Journal, 12 May 2012, p. 282.
- "Norwegian scientists win Perl-UNC Neuroscience Prize," 17 December 2012, http://global.unc.edu/news/norwegian-scientists-win-perl-unc-neuroscience-prize/
- James Gorman, "A Sense of Where You Are," The New York Times, Science, 30 April 2013, p. 1.
- "Marcus Raichle wins Perl-UNC Neuroscience Prize," 27 January 2014, http://news.unchealthcare.org/news/2014/january/marcus-raichle-wins-perl-unc-neuroscience-prize
- "Princeton’s David Tank wins Perl-UNC Neuroscience Prize," 15 January 2014, http://news.unchealthcare.org/news/2015/january/princeton2019s-david-tank-wins-perl-unc-neuroscience-prize
- "Faculty Award: Tank receives Perl-UNC Neuroscience Prize," News at Princeton, 15 January 2015, http://www.princeton.edu/main/news/archive/S42/13/42O70/index.xml?section=people
- "Harvard’s Christopher Walsh wins Perl-UNC Neuroscience Prize," 4 February 2016, http://news.unchealthcare.org/news/2016/february/harvard2019s-christopher-walsh-wins-perl-unc-neuroscience-prize
- "17th Perl-UNC Neuroscience Prize Recipient Announced," 25 January 2016, https://www.med.unc.edu/neuroscience/about-us/news/17th-perl-unc-neuroscience-prize-recipient-announced Arquivado em 2 de fevereiro de 2017, no Wayback Machine.
- "18th Perl-UNC Neuroscience Prize Recipient Announced," 29 January 2018, http://news.unchealthcare.org/news/2018/january/friewald-tsao-win-18th-perl-unc-neuroscience-prize