Pra frente Brasil (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pra Frente Brasil (canção))
Ir para: navegação, pesquisa
"Pra frente Brasil"
Canção de Vários cantores
Lançamento 1970
Composição Miguel Gustavo

Pra frente Brasil é uma canção composta por Miguel Gustavo para inspirar a seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1970.[1] Foi cantada pelo país na euforia ufanista gerada pela primeira transmissão ao vivo de uma Copa, e tornou-se hino desta edição, para os brasileiros.[1] [2] [3]

Sua origem deve-se a um concurso (com premiação de dez mil cruzeiros), organizado pelos patrocinadores das transmissões dos jogos da Copa. Ricardo Cravo Albin afirma que o concurso fora patrocinado por uma cervejaria, enquanto Nara Damante explica que o concurso tinha o patrocínio das anunciantes Esso, Souza Cruz e Gillette, em parceira com a Rede Globo.[4] [5]

Segundo o compositor e trombonista Raul de Souza, em entrevista ao Jornal do Brasil em 2002, a melodia é de sua autoria, tendo Miguel Gustavo apenas escrito a letra. Ainda segundo Raul, o hino foi gravado em um estúdio do Bairro Peixoto com orquestra da Rádio Globo.[6]

Noventa milhões em ação, pra frente Brasil do meu coração. [...] De repente é aquela corrente pra frente parece que todo o Brasil deu a mão. Todos unidos na mesma emoção, tudo é um só coração. Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção.
Trecho da letra da música.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «"TODOS JUNTOS VAMOS, PRA FRENTE BRASIL" - O FUTEBOL, OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O PÚBLICO E O PRIVADO» (PDF). Revista Extraprensa. p. 764. Consultado em 9 de dezembro de 2011. «Elio Gaspari [...] narra assim a conquista do Tri: "O país cantava: noventa milhões em ação, pra frente, Brasil do meu coração (...) Salve a seleção. Nunca se vira algo igual. Fora a primeira Copa transmitida ao vivo, e as multidões vitoriosas iam às ruas com os versinhos patrióticos que empanturravam as transmissões dos jogos. [...]". [...] Era a época do Milagre Brasileiro e do "Pra frente Brasil", composta por Miguel Gustavo para inspirar a seleção durante a Copa do México.» 
  2. «Classificação Indicativa no Brasil: desafios e perspectivas» (PDF). Ministério da Justiça. Ministério Público do Estado de Goiás. 2006. p. 87. Consultado em 9 de dezembro de 2011. «Empenhados em reforçar as boas intenções do regime, os militares inauguram um período de campanhas ufanistas. Época do “Brasil Grande”. [...] O hino da Copa de 1970 brandia “Noventa milhões em ação, pra frente Brasil do meu coração”.» 
  3. a b «O Futebol na Telinha: A Relação Entre o Esporte Mais Popular do Brasil e a Mídia» (PDF). Intercom. maio de 2010. p. 9. Consultado em 9 de dezembro de 2011. «O sentimento de integração nacional continua e atinge seu apogeu na ditadura militar. O Brasil é exaltado como um país integrado através do futebol e o tema musical da Copa de 70 mostra bem essa mistura ufanista com progressista e integracionista: “noventa milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração [...] De repente é aquela corrente pra frente parece que todo o Brasil deu a mão. Todos unidos na mesma emoção, tudo é um só coração. Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção”.» 
  4. Ricardo Cravo Albin (2003). O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular de sua origem até hoje Ediouro [S.l.] ISBN 9788500013454. 
  5. Nara Damante (2007). Grandes nomes da mídia brasileira Nobel [S.l.] ISBN 9788521313250. 
  6. Ana Maria Bahiana (2006). Almanaque anos 70 [S.l.: s.n.] ISBN 9788500017889.