Pricila Elspeth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pricila Elspeth
Nome completo Pricila Elspeth Ribeiro da Silva Aparecido
Nascimento 17 de junho de 1985
São Paulo, Brasil
Nacionalidade  Brasil
Ocupação Escritor e ativista

Pricila Elspeth Ribeiro da Silva Aparecido, conhecida por Pricila Elspeth (São Paulo, 17 de junho de 1985), é uma escritora brasileira conhecida por suas contribuições significativas para a literatura de ficção científica e fantasia, bem como por seu ativismo em questões sociais e representação de minorias.

Vida e Carreira[editar | editar código-fonte]

Elspeth nasceu numa madrugada junina de segunda-feira de lua minguante, numa família que valorizava a criatividade, mas sem muitos recursos para fomentá-la. A mais velha de três irmãs sempre viveu em periferias e frequentou escolas públicas. Desde cedo, demonstrou interesse pela literatura, explorando os corredores da biblioteca da escola e devorando gibis e livretos que ganhava de parentes e amigos. Sua adolescência foi marcada pela escrita de roteiros fictícios, letras de músicas e poemas, manifestando sua paixão pela narrativa desde cedo.

Apesar de crescer sob a influência da doutrina cristã católica, Elspeth encontrou sua espiritualidade em entidades divinas diversas, principalmente celtas, e sua conexão com a natureza e o universo místico reflete-se em muitos de seus trabalhos. Pricila Elspeth se identifica como lésbica e bruxa.

Após se encantar com a ficção científica e a fantasia, descobrindo autores como Tolkien, Ursula Le Guin e Douglas Adams, Pricila Elspeth encontrou sua voz como escritora, criando mundos e personagens que desafiam convenções e exploram questões sociais profundas.

Graduada em História e Pedagogia, lecionou na rede pública por alguns anos, influenciada por uma professora que a inspirou a seguir essa carreira. Sua consciência igualitária e revolucionária a levou a participar ativamente da cena punk e contracultural, onde encontrou espaço para expressar suas ideias e conectar-se com outros pensadores rebeldes. Foi vocalista de algumas bandas punk e idealizadora de fanzines que circulavam em diferentes universidades de São Paulo.

A carreira literária de Pricila Elspeth começou com a criação de um blog, onde explorava temas de ficção científica com uma abordagem crítica e reflexiva, sobretudo na elucidação de temáticas de conceitos filosóficos. Posteriormente, sua presença online expandiu-se para o Wattpad e o Scriv[1], onde foi reconhecida e premiada por suas habilidades narrativas[2].

Além de sua prolífica produção literária[3][4], Elspeth é uma defensora fervorosa da representatividade na literatura, criando personagens diversos e explorando temas que muitas vezes são marginalizados pela sociedade. Seu compromisso com a inclusão estende-se além de suas obras, refletindo-se em seu trabalho como redatora da revista Terror box, no auxílio da produção do livro Brasil em Fúria, um suplemento para o RPG Lobisomem: O Apocalipse, retratando um cenário brasileiro, evidenciando sua versatilidade como escritora e sua capacidade de explorar diferentes formas de narrativa[5], e na criação do canal Contos da Pel disponibilizado no YouTube e no Spotify, onde compartilha histórias gratuitamente com o público.

Recentemente, Elspeth foi laureada como uma das vencedoras do Concurso literário Carolina Maria de Jesus[6], um reconhecimento merecido por sua dedicação à arte da escrita e sua contribuição para o cenário literário brasileiro.

Obras de Destaque[editar | editar código-fonte]

● Pitangas e Caramelos

● Glas Oceana

● Um dia Comum

● Gelo Fino

● Fórmula Love

● As aventuras de Pel Amana

● Podcast Contos da Pel

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Alguns contos de Elspeth foram citados em trabalhos de mestrado e narrados no programa Creepy Metal Show, da Radio Putzgrila, e um deles foi publicado no fanzine Somnium, uma referência em ficção científica no Brasil.

Referências