Prisma (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Aviso: O título de apresentação "<i>Prisma</i> (série de televisão)" substitui o título anterior "Prisma (série de televisão)".
Prisma (série de televisão)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama adolescente
Duração 40-50 minutos (por episódio)
Estado Em exibição
Criador(es) Alice Urciuolo
Ludovico Bessegato
Elenco Mattia Carrano
Lorenzo Zurzolo
Catarina Forza
Chiara Bordi
Matteo Scattaretico
Lxxblood
Elena Falvella Capodaglio
Ásia Patrignani
País de origem Itália.
Idioma original italiano
Temporadas 1
Episódios 8
Produção
Diretor(es) Ludovico Bessegato
Distribuição Amazon Prime Video

Prisma é uma série de televisão italiana criada por Alice Urciolo e Ludovico Bessegato.

Os dois primeiros episódios da série estrearam em 10 de agosto de 2022 no Festival de Cinema de Locarno .[1][2] O piloto foi lançado no Amazon Prime Video em 20 de setembro de 2022, com os sete episódios restantes sendo lançados no dia seguinte.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série segue um grupo de adolescentes latinos, particularmente um par de gêmeos idênticos, Andrea e Marco. Centra-se em questões que incluem fluidez de gênero, normas de gênero, sexualidade, bullying, automutilação e tráfico de drogas.[2][4][5][6]

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Mattia Carrano como Andrea e Marco
  • Lorenzo Zurzolo como Daniele
  • Caterina Forza como Nina
  • Chiara Bordi como Carola
  • Matteo Scattaretico como Ilo
  • LXX Sangue como Vittorio
  • Zakaria Hamza como Sami
  • Riccardo Afan de Rivera Costaguti como Boncio
  • Leo Rivosecchi como Marcello
  • Flávia Del Prete como Zélia
  • Asia Patrignani como Junho
  • Elena Falvella Capodaglio como Micol

Episódios[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada
Temporada Título Duração Dirigido por Escrito por Data de exibição original
1 "Vermelho"

(Rosso)

44 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

20 de setembro de 2022
Marco e Andrea são gêmeos idênticos de 16 anos. Marco é tímido e tem medo de conversar com Carola, garota de quem gosta, então Andrea finge ser Marco para fazer amizade com ela. Marco era nadador, mas depois de sofrer uma lesão, não consegue nadar. Daniele, um menino que nadou com Marco e é amigo de Andrea, está conversando com uma garota de Turim que conheceu nas redes sociais, mas nunca viu pessoalmente. A “garota” em questão é na verdade Andrea por trás de um perfil falso onde ele carrega fotos sem rosto em roupas femininas. Daniele pressiona o perfil falso para lhe enviar uma foto para verificar sua identidade, então Andrea lhe envia uma foto de sua ex-namorada, Micol.
2 Laranja 50 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

21 de setembro de 2022
Andrea conta ao amigo Raffa sobre a foto que enviou para Daniele. Raffa repreende Andrea e o incentiva a contar a verdade. Micol agora está namorando Nina, colega de classe de Andrea. Em uma festa, Daniele mostra a todos os amigos, inclusive Andrea, uma captura de tela da foto enviada a ele pelo perfil falso. Sara, uma garota da festa, reconhece a garota da foto como Micol, pois haviam se conhecido em uma biblioteca de Sabaudia . Daniele manda mensagem para o perfil falso e pergunta se ela esteve recentemente em Sabaudia.
3 "Amarelo"

(Giallo)

42 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

21 de setembro de 2022
Andrea nega ter estado em Sabaudia. Ele sai com Nina. Daniele e seu amigo Ilo precisam gravar um videoclipe, então pedem ajuda a Marco, pois ele tem uma câmera de vídeo. Marco descobre que Daniele saiu com Carola no ano anterior. Pouco depois, Marco beija Carola.
4 "Verde"

(Verde)

43 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

21 de setembro de 2022
Por trás do perfil falso, Andrea confessa a Daniele que não é de Turim e apaga totalmente o perfil. Irritada com isso, Daniele começa a investigar a identidade da garota perguntando a Sara sobre ela. Enquanto isso, Marco e Carola fazem sexo.
5 "Azul"

(Azul)

43 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

21 de setembro de 2022
Daniele procura Micol em Sabaudia. Ele finalmente a encontra, embora ela negue conhecê-lo e vá embora. Na festa de lançamento do videoclipe de Daniele, Carola, na tentativa de consolar Daniele bêbado, faz sexo com ele, mas se arrepende imediatamente.
6 "Índigo"

(Indaco)

43 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

21 de setembro de 2022
Carola, não querendo ser reconhecida na farmácia, pede a Nina que a ajude a comprar a pílula do dia seguinte . Andrea e Nina vão a Roma para participar de um encontro literário com um poeta transgênero que as convida para um evento queer à noite. Andrea beija Nina e os dois acabam fazendo sexo.
7 "Roxo"

(Viola)

45 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

21 de setembro de 2022
Andrea volta para Latina e conta aos amigos que dormiu com Nina. Ao descobrir que Daniele dormiu com Carola, ele briga com Daniele para defender o irmão. A polícia intervém e, ao encontrar drogas em Daniele, leva os meninos para a delegacia. Os meninos são liberados, mas o pai de Andrea, temendo que a droga pertença ao filho, vasculha o quarto de Andrea. Ele encontra um baú cheio de drogas que Andrea vende. Enquanto isso, Micol vê o videoclipe de Daniele e o reconhece como o garoto que a impediu na escola. Ela liga para Andrea para perguntar se ele o conhece, mas Andrea mente e diz que não.
8 "Branco"

(Bianco)

60 minutos Ludovico Bessegato Ludovico Bessegato

Alice Urciuolo

21 de setembro de 2022
Daniele é convencido pelos amigos de que não há nada de errado em tentar experiências alternativas, mesmo com meninos. Ele escreve para o endereço de e-mail do perfil falso e pede para conhecer a pessoa por trás da conta, independentemente do sexo. Andrea confidencia a Raffa que tem medo de se revelar para Daniele. O irmão de Zélia posta sem querer um vídeo que mostra Carola fazendo sexo com Daniele na noite da festa. Andrea aceita o encontro com Daniele e as duas pegam o mesmo ônibus para ir até o local do encontro. No ônibus, Andrea toca uma música que deixa claro para Daniele que ele é o responsável pelo perfil falso. O episódio termina com uma cena dos assentos vazios do ônibus, sem revelar se os meninos desceram juntos ou separados.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
2023 Série Nastri d’Argento Grandi Melhor Comédia Dramática Venceu [7]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Prisma». Locarno Film Festival (em inglês) 
  2. a b Vivarelli, Nick (8 de agosto de 2022). «After 'Transparent,' Amazon's Italian Original Series 'Prisma,' Which Launches From Locarno, Challenges Teen Gender Norms –– Watch Clip (EXCLUSIVE)». Variety 
  3. «Prisma - Season 1». Amazon Prime Video (em inglês) 
  4. Giardina, Victoria (21 de setembro de 2022). «How to watch 'Prisma' on Amazon: Stream it on Prime Video». New York Post 
  5. Scarpa, Vittoria (29 de junho de 2022). «Prisma, the new Italian original series from Prime Video, is coming this autumn». Cineuropa 
  6. Fasano, Maria Luisa (23 de setembro de 2022). «Interview with Mattia Carrano: 'Prisma' – The Questions We've Never Asked». The Italian Rêve 
  7. Naselli, Antonio (17 de junho de 2023). «NASTRI d'ARGENTO GRANDI SERIE 2023_NASTRI SPECIALI e STASERA LA PREMIAZIONE». Nastri d'Argento (em italiano) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]