Programa Discovery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NASA Discovery and NF programs.png


Programa Discovery (do inglês Discovery & New Frontiers Programs ou simplesmente Discovery Program), é um programa da NASA, que tem como objetivo principal, conduzir uma série de frequentes experimentos científicos de baixo custo, para a pesquisa espacial.

Formalmente, a NASA iniciou este programa em 1994, que se baseia em alguns parâmetros como, o fato da missão poder ser desenvolvida em menos de 36 meses, que o custo do desenvolvimento do projeto seja inferior a US$ 190 milhões de dólares, que o custo total da missão seja inferior a US$ 299 milhões de dólares.

Este programa da NASA procura estimular o uso de novas tecnologias, de transferir tecnologias para o setor privado, aumentar a participação de pequenos empreendimentos, mesmo que não lucrativos, de estimular os programas nacionais de educação. Tudo com o objetivo de estimular uma pesquisa sofisticada do Sistema Solar e obter apóio da população para a manutenção deste programa espacial.

Missões[editar | editar código-fonte]

  • Dawn – A missão Dawn tem a finalidade de orbitar os corpos celestes 4 Vesta e Ceres, que são os dois dos maiores asteroides do Sistema Solar, pertencenes ao Cinturão de Asteroides, para determinar com detalhes, as características de cada asteroide. O seu lançamento foi em 2006.
  • Kepler – A Missão Kepler consiste o lançamento de um telescópio espacial, construído especificamente para monitorar milhares de estrelas semelhantes ao Sol, com a finalidade de detectar planetas que orbitem estas estrela. Foi lançada em 6 de março de 2009.
  • Mars Pathfinder – Tratou-se de realizar uma aterrissagem em Marte e liberar um veículo explorador sobre a sua superfície. A sonda foi lançada em 4 de dezembro de 1996 e chegou a Marte em 4 de Julho de 1997. Uma série de novas técnicas de exploração foram pela primeira vez, utilizadas com sucesso nessa missão.
  • Lunar Prospector – Orbitador Lunar, lançado em 7 de Janeiro de 1998). Pesquisou a Lua por 18 meses, criando mapas detalhados de sua gravidade, de suas propriedades magnéticas e químicas de sua superfície.
  • Genesis – Teve como missão a captura e a entrega de amostras do vento solar. Foi lançada em 8 de agosto de 2001.
  • CONTOUR – Tinha como missão a de orbitar os núcleos de dois cometa distintos. A sonda foi lançada em 3 de julho de 2002, porém pouco tempo depois houve a perda definitiva de comunicações com a sonda e ela foi considerada perdida. (CONTOUR, é um acrônimo em inglês para: Comet Nucleus Tour)
  • MESSENGER – Com a missão para orbitar o planeta Mercúrio com a finalidade de pesquisa-lo. Foi lançado em 3 de agosto de 2004. (MESSENGER, é um acrônimo em inglês para: MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry)
  • Deep Impact - Teve como missão a de impactar um módulo impactador contra o cometa Tempel 1. A sonda foi lançada em 12 de Janeiro de 2005 e o impacto ocorreu em 4 de Julho de 2005, que foi registrado por inúmeros observatórios do mundo inteiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]