InSight

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Current event marker.png
Este artigo ou seção contém material sobre uma missão espacial atual.
As informações podem mudar durante o progresso da missão.
CELstart-rocket.png
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
InSight
Artist's Concept of the InSight Lander.jpg
Concepção artística da sonda
Operação Estados UnidosNASA
Contratantes principais Jet Propulsion Laboratory
Tipo de missão Lander
Sobrevoo de Marte
Lançamento Maio de 2018
Local do Lançamento Centro de comando da força aerea de Cabo Canaveral
Veículo de Lançamento Atlas V
Duração da missão 2 anos
Fim da missão Previsto para 2018
Site http://insight.jpl.nasa.gov
Massa 1,287 kg
InSight Mission Logo (transparent).png

InSight (anteriormente chamada de GEMS) é uma missão norte-americana proposta pela NASA e que deverá chegar ao planeta Marte. A missão InSight teria como objetivo colocar uma lander equipada com um sismógrafo e um fluxo de calor que pesquisa sobre a evolução dos planetas interiores ou terrestres (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte). A missão é operada pela NASA e gerenciada pelo Laboratório de Propulsão à Jato de Pasadena (JPL). Esse é um dos três programas espaciais da NASA que fazem parte final do Programa Discovery. As outras missões são a Titan Mare Explorer (TIME) e a Comet Hopper (CHopper). A sonda tinha previsão de lançamento para Março de 2016,porém, devido a problemas durante o teste de alguns instrumentos do lander, a janela de lançamento foi perdida. A nova previsão de lançamento foi estimada para 5 de Maio de 2018 e previsão de pouso para 26 de Novembro do mesmo ano

Instrumentos[editar | editar código-fonte]

O Experimento Sísmico para Estrutura Exterior (SEIS) tomará medidas precisas de terremotos e atividade interna outra em Marte para compreender melhor a história do planeta e estrutura. O SEIS será dado pela Agência Espacial da França (CNES), pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL), além de outras organizações.

Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.