NEAR Shoemaker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Near Earth Asteroid Rendezvouz - Shoemaker

Concepção artística da sonda NEAR Shoemaker.
Tipo Sobrevoo, orbitador
Operador(es) Estados UnidosNASA
Website NEAR Shoemaker
Propriedades
Massa 487.0 kg
Missão
Data de lançamento 17 de Fevereiro de 1996 Estados UnidosCabo Canaveral, Estados Unidos
Veículo de lançamento Delta 7295-8
Destino Eros / 253 Mathilde
Fim da missão 10 de dezembro de 2002
Portal Astronomia

A sonda Near Earth Asteroid Rendezvouz - Shoemaker (NEAR Shoemaker), batizada após a largada em honra a Eugene M. Shoemaker, é uma nave espacial não tripulada, concebida para entrar na órbita do asteroide Eros e estudá-lo durante um ano.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Os objetivos científicos primários da NEAR eram: recolher dados das propriedades, composição, mineralogia, morfologia, distribuição interna da massa, e campo magnético do Eros. Os objectivos secundários incluíam interacções com o vento solar, possível actividade sugerida pela existência de poeira ou gás, e o estado da sua rotação. Estes dados serão utilizados para ajudar à compreensão das características dos asteroides em geral, a sua relação com meteoritos e cometas, e as condições nos primórdios do sistema solar.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

A nave estava equipada com um espectrómetro de raios-X/raios-gamma, um espectrógrafo de infravermelhos, uma câmera multi-espectro equipada com um detector de imagem CCD, um laser localizador, e um magnetómetro. Uma experiência científica com rádio foi também realizada utilizando o sistema de rastreio da NEAR para estimar o campo gravitacional do asteroide. A massa total dos instrumentos era de 56 kg e consumiam 81 W de potência.

Cronologia da missão[editar | editar código-fonte]

Programa Discovery[editar | editar código-fonte]

A missão NEAR Shoemaker é a primeira missão de um programa de exploração espacial da NASA denominado de Programa Discovery, que estabeleceu metas para o desenvolvimento de missões de baixo custo para a pesquisa espacial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.