Chandrayaan-1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chandrayaan-1
Chandrayaan-1
Descrição
Tipo Orbitador
Operador(es) ÍndiaISRO
Identificação NSSDC CHANDRYN1
Duração da missão 2 anos
Propriedades
Massa 523 kg
Produção
Sucessor Chandrayaan-2
Missão
Data de lançamento 22 de Outubro de 2008
Veículo de lançamento Polar Satellite Launch Vehicle PSLV-XL
Local de lançamento ÍndiaSriharikota, Índia
Destino Lua
Fim da missão 2010
Portal Astronomia

Chandrayaan-1 (Sânscrito: चंद्रयान-1, lit: Nave Lunar) foi uma missão espacial lunar não-tripulada organizada pela Agência Espacial Indiana. A espaçonave foi lançada em direção à órbita da Lua em 22 de outubro de 2008, do Centro Espacial de Satish Dhawan, no interior da Índia.

A sonda tinha uma massa total de 1308 quilos, incluindo um equipamento de controle remoto de alta definição, em freqüências normais, infravermelho e de raios-X. Sua missão consistia em passar dois anos em órbita da Lua fazendo um mapeamento da superfície do satélite, para produzir um mapa completo de suas características químicas e de topografia em 3D. As regiões polares são de interesse especial, já que se acredita que elas possam conter algum tipo de gelo.

A Chandrayaan-1 foi lançada com sucesso a 22 de outubro, às 06h 22min do horário indiano (00h 52min UTC) e, após atingir a órbita de transferência lunar, levou cinco dias e meio em seu caminho até o satélite. O custo da missão foi estimado em US$ 80 milhões e seu diretor é o cientista Mylswamy Annadurai.

A missão da Chandrayaan incluiu cinco experimentos da agência espacial do país e mais seis cargas de outras agências espaciais internacionais, como a NASA, ESA e agência espacial búlgara, que foram transportadas sem custo para estas agências.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.