Mars Orbiter Mission

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a sonda indiana para Marte. Para outros significados, veja Cronologia das missões a marte.
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes válidas. Utilize o campo de resumo para uma breve explicação das alterações e, se achar necessário, apresente mais detalhes na página de discussão.

Mars Orbiter Mission
Mars Orbiter Mission - India - ArtistsConcept.jpg
Descrição
Duração da missão 6 meses (planejado)
Propriedades
Massa 15kg
Missão
Destino Marte


A Mars Orbiter Mission, informalmente chamada de Mangalyaan, é uma missão espacial da pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial, com a finalidade de estudar o planeta Marte. A nave espacial em órbita de Marte desde 24 de setembro de 2014 foi lançada em 05 de novembro de 2013[1]. Foi uma missão planejada para aprimorar tecnologias para desenvolvimento e gerenciamento de missões interplanetárias. É a primeira missão interplanetária da Índia e a missão ocorreu com sucesso, assim, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial é a quarta agência espacial a atingir o planeta Marte, após o Programa espacial soviético, NASA e Agência Espacial Europeia.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Os objetivos da missão Mars Orbiter Mission são:[2]

  • Desenvolver tecnologias para a exploração interplanetária
  • Projetar um orbitador realizar com sucesso uma viagem de 300 dias, comunicar-se com a Terra, inserir-se na órbita de Marte
  • Aprimorar a navegação e comunicação interplanetária
  • Estudo do planeta Marte: sua morfologia, mineralogia e atmosfera


Referências

  1. «As Mangalyaan achieves success in its first attempt, pressure builds on it to settle and get married». Firstpost. 24 de set. de 2014. Consultado em 30 de set. de 2014 
  2. Organização Indiana de Pesquisa Espacial. «Mars Orbiter Mission - Objectives». Consultado em 14 de março de 2014