Proteção de memória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A proteção de memória é responsável pela manutenção da integridade dos dados de um processo quando este compartilha um mesmo computador com outros processos. Ela é implementada em conjunto pelo hardware e sistema operacional, que disponibilizam para cada processo um espaço de memória exclusivo. O sistema deve impedir que um processo acesse ou modifique uma pagina do sistema que ele não possua permissão. As permissões são de leitura ou de gravação, sendo que sempre que uma página é referenciada o sistema operacional verifica no mapeamento de processos se a operação e permitida ou não. Para isso pode-se se utilizar os bits de proteção:

Bits de proteção Descrição
00 Sem proteção
10 Acesso somente de leitura
11 Acesso de leitura e gravação
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.