Província de Mikawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa das províncias japonesas (1868) com Mikawa em destaque

Mikawa ( 三河国 Mikawa-no kuni?) é uma antiga província do Japão que atualmente serve apenas para referir a porção Leste da região de Aichi.[1]

Mikawa era uma das províncias da Região de Tōkaidō. Sob o sistema de classificação Engishiki , Mikawa era classificada como Ueguni (上国 províncias principais?) e em termos de sua distância da capital como Kingoku (近国 províncias próximas?).

História[editar | editar código-fonte]

Mikawa é mencionada nos registros da Reforma Taika de 645, bem como várias crônicas do período Nara , incluindo o Sendai Kuji Hongi ( 先代旧事本紀 História Antiga?) , embora a área fosse habitada desde pelo menos o período paleolítico japonês, como comprova os numerosos artefatos encontrados por arqueólogos, os primeiros registros mencionavam uma região chamada Nishi-Mikawa no kuni e outra Higashi-Mikawa no kuni (esta também conhecida como Província Ho, 穂国 , Ho-no-kuni) . Apesar de ser considerada uma unidade administrativa sob o sistema de classificação Engishiki , a divisão entre estas duas regiões, que tinha como fronteira o Rio Yasaku, persistiu informalmente no período Edo.

A localização exata da capital provincial não é conhecida. Tradicionalmente considera-se que esta se localizava em Ko-machi ( 国府町 ?), onde atualmente se encontra a cidade de Toyokawa devido a semelhança na nomenclatura, mas investigações arqueológicas na área Hakuho-machi da cidade de Toyota realizadas entre 1991 e 1997 revelaram extensas ruínas e fragmentos de cerâmica indicando a possibilidade de que a capital da província estivesse localizada lá. Além disso, as ruínas do Kokubun-ji (templo provincial) da Província de Mikawa foram localizado em 1999 a uma curta distância da área escavada em Toyota. Por outro lado, o Ichinomiya (santuário principal) da província, Toga jinja (砥鹿神社 Santuário de Toga?) está localizado em Toyokawa, bem como um templo que afirmam suceder o templo provincial original.

Durante o período Heian, a província foi dividida em numerosos Shoens controlados por clãs samurais locais. Durante o período Kamakura, passou a ser controlada por Adachi Morinaga , e após ele pelo clã Ashikaga . Durante grande parte do período Muromachi foi controlada pelo clã Isshiki . No entanto, no período Sengoku , a província se fragmentou em pequenos territórios dominados amplamente pelo clã Matsudaira, e contestada pelo clã Imagawa a leste e pelo clã Oda, a oeste. Foi unificada sob Tokugawa Ieyasu após o poder dos Imagawa ser destruído na batalha de Okehazama. Após a criação do shogunato Tokugawa, partes das terras da província foram entregues aos fudai-daimyo transformadas em Hans (domínios feudais), com grandes porções mantidas como Tenryō (território do shogunato administrado por hatamotos) . Durante o período Edo, Mikawa foi a única região que o Shogunato permitiu produzir pólvora, o que favoreceu o desenvolvimento de modernas indústrias de fogos de artifício.

Vários Hans e Tenryōs foram transformados em províncias de curta duração a partir de julho de 1871 com a abolição do sistema han, já a partir da reforma cadastral do período Meiji em 1869 a província foi reorganizada em dez distritos.

O território da antiga Província de Mikawa tornou-se a atual Província de Aichi em janeiro de 1872.

Hans da Província de Mikawa[editar | editar código-fonte]

Domínio Daimyo Datas Renda (koku) Tipo
Domínio de Koromo ( 挙母藩?) Clã Naitō 1604-1871 20,000 fudai
Domínio de Yoshida ( 吉田藩?) Clã Matsudaira (Nagasawa-Ōkōchi) 1600-1693 70,000 fudai
Domínio de Tahara ( 田原藩?) Clã Miyake 1601-1871 12,000 fudai
Domínio de Okazaki ( 岡崎藩?) Clã Honda 1601-1871 50,000 fudai
Domínio de Nishio ( 西尾藩?) Clã Ogyū-Matsudaira 1638-1827 60,000 fudai
Domínio de Kariya ( 刈屋藩?) Clã Doi 1600-1868 23,000 fudai
Domínio de Nishi-Ōhira ( 西大平藩 ?) Clã Ōoka 1748-1871 10,000 fudai
Domínio de Okutono ( 奥殿藩 ?) Clã Ogyū-Matsudaira 1664-1871 16,000 fudai
Domínio de Hatagamura ( 畑ヶ村藩 ?) Clã Toda (subsidiário do Domínio de Ōgaki) 1688-1871 10,000 fudai


Referências

  1. Louis-Frédéric Nussbaum , Mikawa in Japan Encyclopedia (em inglês) Harvard University Press, 2002 p. 629 ISBN 9780674017535
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.