Província de Mimasaka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mapa das províncias japonesas (1868, com a província de Mimasaka em destaque.

Mimasaka (美作国 - Mimasaka no kuni) ou Sakushu (作州 sakushū) foi uma antiga província do Japão na parte de Honshū que hoje é o nordeste da atual prefeitura de Okayama. Mimasaka fazia fronteira com as províncias de Bitchū, Bizen, Harima, Hōki, e Inaba.

Mimasaka não tinha litoral e geralmente era governada pelos daimyo em Bizen. A antiga capital e cidade do castelo era Tsuyama. Durante o Período Edo, a província foi controlada pelo Domínio de Tsuyama.

Mimasaka é a terra do samurai Miyamoto Musashi, o autor do Livro dos Cinco Anéis.

Formação de Mimasaka[editar | editar código-fonte]

No terceiro mês do sexto ano da era Wadō (713), a Província de Kibi foi extinta e foi dividida nas províncias de Mimasaka, Bizen , Bitchū e Bingo . Naquele mesmo ano, o Daijō-kan da Imperatriz Genmei continuou a organizar mudanças nas demarcações das províncias durante o Período Nara. Nesta época a província de Tanba foi separada da província de Tango e a província de Hyūga foi separada da província de Ōsumi . No ano anterior 712, a província de Mutsu fora separada da província de Dewa [1].

Mimasaka e a fabricação de espadas[editar | editar código-fonte]

Mimasaka estava localizada no centro de vários antigos centros de forjamento e trabalhos com metais: com Inaba ao norte, Hōki no noroeste, Harima no leste, Bizen ao sul e Bitchū a oeste. Mas seu contato mais próximo tanto cultural como economicamente era com Bizen. Quando Osafune (uma das áreas mais famosas na confecção de Katanas) foi destruída pela grande cheia do rio Yoshii no final do Período Muromachi (1336-1573) [2], as relações comerciais no que se referia a confecção de espadas também se modificaram. Era a transição para a Era Sintho (1600 - 1764, Shinto é a designação para as "novas espadas" feitas com aços melhores e uma nova metodologia, que as tornavam mais reforçadas [3]). A antiga influência de Bizen foi substituída por artesãos ferreiros que imigraram de Mino e de Yamato.

Mimasaka no Período Edo[editar | editar código-fonte]

Após a Batalha de Sekigahara (1600) o Domínio de Tsuyama (100.000 koku) é fundado em Mimasaka. Em 1764, Miura Akitsugu é transferido do Domínio de Nishio (23.000 koku) em Mikawa para o Domínio de Katsuyama (23.000 koku) em Mimasaka a partir dai este Han passou a ser comandado pelo Clã Miura até o fim do Período Edo [2]

Notas e referências

  1. Isaac Titsingh, Heinrich Julius Klaproth ; Nipon o daï itsi ran: Annales des Empereurs du Japon (em francês) Oriental Translation-Fund, 1834 p. 64.
  2. a b Markus Sesko, Nihon-shinto-shi - The History of the shinto Era of Japanese Swords (em inglês) Lulu Inc, 2013 p. 310 ISBN 9781300936114
  3. Japanese Swords (em inglês) in SamuraiWiki página visitada em 27/10/2016

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.