Quarteto Futuro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quarteto Futuro
Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Power Pack # 1 (maio de 1984 anúncio; agosto de 1984 capa)
Criado por Louise Simonson
June Brigman
Características do grupo
Base de operações Cidade de Nova York (1984-1990); Bainbridge Island (2000)
Membros atuais Alex Power
Julie Power
Jack Power
Katie Power
Franklin Richards
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Quarteto Futuro é o nome de um grupo de heróis fictício, presente nas histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. Eles foram criados por Louise Simonson e June Brigman, tendo sua primeira aparição na revista "Power Pack" #1, de Agosto de 1984. A série durou 62 edições nos Estados Unidos.

Na década de 1980, o grupo foi publicado no Brasil pela Editora Abril, na revista Heróis da TV e na década de 1990 pela Editora Globo.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Quarteto Futuro é o nome de um grupos de crianças que ganharam super-poderes graças ao contato com um alienígena (o "Crina Branca"). Os membros "oficiais" do grupo são os quatro irmão da família "Power":Alex(o Gravitom, com 12 anos), Jack (o Densus, com 8 anos), Katie (a Chispinha, com 5 anos) e Julie (a Arco Íris, com 10 anos). Mantendo seus poderes ocultos de seus pais, eles já se envolveram em inúmeras aventuras, tendo como principal inimigo o alienígena Zn'rx e como aliados os alienigenas Kymellianos. O Quarteto Futuro também já se encontrou com vários heróis Marvel, em especial os X-Men (quando eles foram sequestrados pelos Morlocks, para serem "adotados" por Annalee).

Em várias ocasiões, outros "heróis-mirins" apareceram como membros honorários do grupo, tais como Franklin Richards (filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível). Atualmente, os pais dos jovens heróis já sabem dos poderes de seus filhos, sendo que todos deixaram a Terra, indo morar no Planeta Kymellia. Com essa "mudança de planeta", a série principal chegou ao fim e os jovens heróis atualmente aparecem apenas esporadicamente.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

  • Jack "Densus": tem total controle sobre sua densidade corporal, utilizando seus poderes, na maioria das vezes, para se transformar em gás.
  • Julie "Arco-Íris": super-agilidade e voo, que faz com que seja projetado um arco íris das suas costas quando usa esses dons.
  • Alex "Gravitom": pode aumentar ou diminuir o efeito da gravidade sob o próprio corpo e suas proximidades.
  • Katie "Chispinha": é uma "bateria auto-recarregável" de energia, podendo expeli-la agressivamente sempre que "carregada".

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Um novo Quarteto Futuro estreou em 2005 numa mini-série pela Marvel Age (atual Marvel Adventures )[2][3]. Escrito por Marc Sumerak e ilustrada pelo estúdio japonês Gurihiru Studios, foi ignorada boa parte da cronologia do Quarteto Futuro, com novas versões dos personagens-título. E parecia estar voltado para o público infantil[4].

Essa versão do grupo foi publicada no Brasil pela Panini Comics em formatinho sob o selo "Geração Marvel.[5]

Referências

  1. Jamerson Albuquerque Tiossi (1 de setembro de 2006). «COLUNA - EDITORIAL DE J.J.JAMERSON: PANINI COMICS - 5 ANOS NO BRASIL». Consultado em 1 de junho de 2010 
  2. Schias (13 de janeiro de 2005). «Comerciais da Marvel». HQManiacs 
  3. Sérgio Codespoti (15 de janeiro de 2010). «Marvel lança novos títulos da linha Adventures». Universo HQ 
  4. Sérgio Codespoti (18 de março de 2005). «Quarteto Futuro volta em revista própria». Universo HQ. Consultado em 1 de junho de 2010 
  5. Marcelo Naranjo (8 de janeiro de 2007). «Novidades da Panini Comics para 2007». Universo HQ 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]