Rancho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Rancho (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gado num rancho próximo do rio Bruneau no condado de Elko

Rancho é a denominação de uma primitiva construção fabricada geralmente de pau a pique ou em torrões de barro, e localizado em local distante da casa principal para abrigar trabalhadores da lavoura e da pecuária. Até os anos 60/70 era comum a utilização deste tipo de habitação pelos posteiros das estâncias no Rio Grande do Sul, especialmente nas fronteiras da Argentina e o Uruguai, que ali vivam solitários ou acompanhados da "prenda" (a companheira) e dos "piás" (os filhos).

Características[editar | editar código-fonte]

Fabricado com paredes de bambu, cipó e barro, possui chão batido (terra pura) e cobertura de palha. Conforme historiadores, durante a noite, ao redor do fogo, os seus habitantes contam histórias e fazem cantoria. Dormem em tarimbas de madeira, sobre colchão de palha, e comem qualquer comida feita na brasa.

Atualmente, rancho também se refere a chalets e sítios com uma conotação turística.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.