Pecuária de leite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Melkkarussell.jpg

Pecuária de leite é o nome dado à criação de gado com o objetivo de produção de leite, em sua maioria para a indústria de laticínios.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Paraná, a região de maior destaque situa-se nos Campos Gerais do Paraná.

O mercado brasileiro não é um dos maiores no que se refere à produção de leite. A produção se concentra nos estados do Sudeste com maior presença no sul do estado de Minas Gerais. A presença se explica pela proximidade dos principais mercados consumidores do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Como o leite é um produto altamente perecível, não deve ser produzido afastado dos centros de consumo.

No Brasil, é comum a produção através de cooperativas, nas quais vários pequenos produtores se reúnem para obter mais financiamentos a conseguir preços melhores no mercado.

O estado maior produtor de leite é Minas Gerais que participa com 28% do volume produzido no Brasil que em 2007 atingiu 26,13 bilhões de litros e estima-se que em 2008 atinja os 28,0 bilhões de litros.

A Organização Mundial de Saúde recomenda ingerir 1200 miligramas por dia de lácteos o que equivale a cinco porções. Cada porção equivale a um copo de leite ou um iogurte. No Brasil esse consumo é muito baixo, cerca de um terço do ideal. Durante dez anos, o consumo oscilou entre 124 e 132 kg por pessoa por ano.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]