Regra de três: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 177.68.87.139, com o conteúdo passando a estar como na última edição de Salebot. não é o que diz a fonte
Linha 1: Linha 1:
{{Matemática}}
{{Matemática}}
A '''regra de três''', na [[matemática]], é uma forma de se descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que têm entre si entre outros dois valores numéricos conhecidos.<ref>Ferreira (1868), {{Citação do google books|id=fphPAAAAYAAJ|pag=30|texto=regra de tres|p. 30}}.</ref> Existem dois tipos de regra de três: simples e composta.
cara de macaco A '''regra de três''', na [[matemática]], é uma forma de se descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que têm entre si entre outros dois valores numéricos conhecidos.<ref>Ferreira (1868), {{Citação do google books|id=fphPAAAAYAAJ|pag=30|texto=regra de tres|p. 30}}.</ref> Existem dois tipos de regra de três: simples e composta.


== Regra de três simples ==
== Regra de três simples ==

Revisão das 20h38min de 16 de julho de 2014

cara de macaco A regra de três, na matemática, é uma forma de se descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que têm entre si entre outros dois valores numéricos conhecidos.[1] Existem dois tipos de regra de três: simples e composta.

Regra de três simples

Ver artigo principal: Regra de três simples

Serve para se descobrir um único valor a partir de outros três. Relacionam-se quatro valores, divididos em dois pares de mesma grandeza e unidade interdependentes e relacionadas. Matematicamente, e são o primeiro par de mesma grandeza e unidade, e e são o segundo par, também de mesma grandeza e unidade.

Se as grandezas associadas forem diretamente proporcionais, deve-se usar a relação de proporção direta:

Se as grandezas forem inversamente proporcionais, deve-se usar a relação de proporção inversa:

Regra de três composta

Ver artigo principal: Regra de três composta

É usada quando para se descobrir um valor, não basta utilizar no cálculo apenas três dos valores dados.[2] A relação é mais complexa e melhor explicada em seu artigo próprio.

Notas e referências

  1. Ferreira (1868), p. 30.
  2. Ferreira (1868), p. 32.

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.