Relações entre Irã e Uzbequistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Relações entre Irã e Uzbequistão
Bandeira do Irã   Bandeira do Uzbequistão
Mapa indicando localização do Irã e do Uzbequistão.
  Irã

As relações entre Irã e Uzbequistão referem-se às relações diplomáticas entre os dois países, Irã e Uzbequistão, que possuem profundos laços culturais e históricos. Ambos os países são membros da Organização de Cooperação Econômica (OCE).

Importância[editar | editar código-fonte]

O Irã é uma teocracia islâmica, enquanto o Uzbequistão é uma ditadura secular. [1] As duas nações têm sido apreensivas em sua diferença de políticas, mas ainda têm sido ativas na melhoria de suas relações. [2]

Comércio[editar | editar código-fonte]

Irã e Uzbequistão têm acordos entre si para cooperar em vários campos, incluindo: agricultura, transportes, produção de petróleo e gás, construção, produtos farmacêuticos e serviços bancários. [3] As duas nações também trabalharam em ligações terrestres e outros empreendimentos conjuntos.

O Uzbequistão exporta muitas mercadorias para o Irã, incluindo algodão, metais ferrosos e não ferrosos, fertilizantes e fibras químicas. O Irã exporta materiais de construção, detergentes, alimentos, chá e frutas para o Uzbequistão. O volume de negócios entre Irã e Uzbequistão ultrapassou $600 milhões em 2008. [3]

Referências

  1. «Constitution of the Republic of Uzbekistan». ksu.uz. Cópia arquivada em 27 de junho de 2016 
  2. «Uzbekistan - The Middle East and Pakistan». Countrystudies.us. Cópia arquivada em 3 de novembro de 2016 
  3. a b «Central Asia At Close Range». Consultado em 27 de maio de 2017. Arquivado do original em 21 de agosto de 2009  |archive-url= e |arquivourl= redundantes (ajuda); |archive-date= e |arquivodata= redundantes (ajuda)