Relações entre Irã e Vietnã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Irã e Vietnã
Bandeira do Irã   Bandeira do Vietnã
Mapa indicando localização do Irã e do Vietnã.
Mapa indicando localização do Irã e do Vietnã.
  Irã


As relações entre o Irã e o Vietnã referem-se às relações bilaterais entre os dois países, que foram formalmente estabelecidas em 1973. O Irã tem uma embaixada em Hanói, enquanto o Vietnã mantém uma embaixada em Teerã.

História[editar | editar código-fonte]

Período medieval[editar | editar código-fonte]

Comerciantes persas estabeleceram seus negócios no Vietnã durante o século XV e houve uma série de relações econômicas naquela época.

Alexandre de Rhodes, que projetou o alfabeto vietnamita latino moderno, morreu em Isfahan, no Irã.[1] Desde sua morte, seu túmulo tem sido um local de peregrinação para muitos vietnamitas que o consideram o pai fundador do alfabeto vietnamita moderno e protetor da herança vietnamita.[2] Seu túmulo foi posteriormente erguido em francês, vietnamita, inglês e persa como uma dedicatória.

Período pré-revolução[editar | editar código-fonte]

O Irã e o Vietnã não tinham relações diplomáticas bem estabelecidas devido à Guerra do Vietnã. O Irã era um país pró-ocidental, enquanto o Vietnã era dividido entre o Norte comunista e o Sul republicano.

Período pós-revolução[editar | editar código-fonte]

Até 2016, três presidentes iranianos haviam visitado o Vietnã, sendo eles: Hassan Rouhani em 2016, Mahmoud Ahmadinejad em 2012 e Akbar Hashemi Rafsanjani em 1995.[3]

Durante a visita de Rouhani, as duas nações se comprometeram a aumentar o comércio futuro para US$ 2 bilhões.[3]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]