Relações internacionais do Vietnã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ministério das Relações Exteriores em Hanói

Em abril de 2022, o Vietnã (oficialmente a República Socialista do Vietnã) mantém relações diplomáticas com 189 Estados membros da ONU, com o Estado da Palestina e com a República Árabe Sahrawi Democrática.[1] Em 2011, o Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, no 11º Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã, divulgou uma declaração oficial sobre a política externa do Vietnã e uma seção da declaração afirmava que: "O Vietnã é amigo e parceiro confiável de todos os países da comunidade internacional, participando ativamente dos processos de cooperação internacional e regional. Aprofundar, estabilizar e manter as relações internacionais estabelecidas. Desenvolver relações com países e territórios do mundo, bem como com organizações internacionais, demonstrando: respeito pela independência, soberania e integridade territorial de cada um; não interferência nos assuntos internacionais do outro; não uso ou ameaça de força; solução de desacordos e disputas por meio de negociações pacíficas; respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo".[2]

O Vietnã tomou medidas importantes para restaurar os laços diplomáticos com os principais países. As relações diplomáticas plenas foram restauradas com a Nova Zelândia, que abriu sua embaixada em Hanói em 1995, enquanto o Vietnã estabeleceu uma embaixada em Wellington em 2003. O Paquistão reabriu sua embaixada em Hanói em outubro de 2000. O Vietnã também reabriu sua embaixada em Islamabad em dezembro de 2005 e seu escritório comercial em Karachi em novembro de 2005. As relações entre os Estados Unidos e o Vietnã melhoraram em agosto de 1995, quando ambas as nações elevaram seus escritórios de ligação abertos em janeiro de 1995 ao status de embaixada, com os Estados Unidos abrindo posteriormente um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh e o Vietnã abrindo um consulado em São Francisco.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História do Vietname

Vietnã Feudal[editar | editar código-fonte]

O Vietnã tem uma história que se estende por mais de 4.000 anos. No início de sua história, o Vietnã tentou manter boas relações com seus vizinhos. Desde a dinastia Hồng Bàng até muitas dinastias feudais, como a Ngô, Đinh, Early Lê, , Trần, Later Lê, Tây Sơn e Nguyễn, as principais relações diplomáticas do Vietnã foram com a vizinha China Imperial, o Reino de Champá, o Império Quemer, o Reino Lan Xang e a Tailândia. Posteriormente, foram estabelecidas relações comerciais com países europeus (como a Companhia Holandesa das Índias Orientais) e com o Japão.

Pós-Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Período 1945-1946[editar | editar código-fonte]

Após a rendição do Japão, os exércitos britânico e chinês do Kuomintang entraram no território do Vietnã para retirar o exército imperial japonês da Indochina. O governo da República Democrática do Vietnã decidiu fazer um acordo de paz com Chiang Kai-shek, do Kuomintang, que estava posicionado no Vietnã do Norte, para que eles pudessem lutar contra os franceses no sul. Depois disso, o Vietnã assinou o tratado de paz com a França em 6 de março de 1946.

Período de 1947 a 1954[editar | editar código-fonte]

O Vietnã começou a expandir suas relações externas com outros países do mundo. Em janeiro de 1950, a República Popular da China e a União Soviética foram os dois primeiros países a reconhecer a República Democrática do Vietnã.[4] Posteriormente, foram formadas alianças com o Camboja e o Laos para fazer campanhas antifrancesas, construindo a amizade com os países anticoloniais, como Tailândia, Myanmar, Indonésia e Índia.

Período da Guerra Fria[editar | editar código-fonte]

Guerra do Vietnã[editar | editar código-fonte]

Parte da série sobre
Política do Vietnã
Constituição
Portal do Vietnã

Durante a Guerra do Vietnã (1959-1975), o Vietnã do Norte equilibrou as relações com seus dois principais aliados, a União Soviética e a República Popular da China.

Em 1964, Zhou Enlai, preocupado com a escalada das forças dos EUA no Vietnã do Sul, fez um acordo informal com o Vietnã do Norte. O acordo estipulava que, se as forças norte-americanas e sul-vietnamitas invadissem o Vietnã do Norte, os chineses responderiam emprestando pilotos ao Norte. Durante a invasão, Mao Tsé-Tung não conseguiu enviar o número de pilotos treinados que havia prometido. Como resultado, o Norte tornou-se mais dependente da União Soviética para sua defesa.[4]

O presidente Vladimir Putin participando de uma tradicional reunião de formandos vietnamitas de universidades e faculdades soviéticas e russas, em março de 2001.

Em 1975, a tensão começou a crescer, pois Pequim via cada vez mais o Vietnã como um possível instrumento soviético para cercar a China. Enquanto isso, o crescente apoio de Pequim ao Khmer Vermelho do Camboja provocou suspeitas vietnamitas sobre os motivos da China.

As relações entre a China e o Vietnã se deterioraram significativamente depois que Hanói instituiu a proibição do comércio privado em março de 1978, uma medida que afetou particularmente o setor sino-vietnamita da população. Após a invasão do Camboja pelo Vietnã em dezembro de 1978, a China lançou uma invasão retaliatória na região da fronteira norte do Vietnã. Diante do corte da ajuda chinesa e das tensas relações internacionais, o Vietnã estabeleceu laços ainda mais estreitos com a União Soviética e seus aliados nos países membros do Comecon. Durante toda a década de 1980, o Vietnã recebeu quase US$ 3 bilhões por ano em ajuda econômica e militar da União Soviética e realizou a maior parte de seu comércio com a URSS e os países do Comecon. A ajuda econômica soviética e do Bloco de Leste, no entanto, cessou após a dissolução da União Soviética.

Doi Moi[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Doi Moi

O Vietnã só começou a sair do isolamento internacional quando retirou suas tropas do Camboja em 1989. Poucos meses após os Acordos de Paz de Paris de 1991, o Vietnã estabeleceu relações diplomáticas e econômicas com os países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático e também com a maioria dos países da Europa Ocidental e do Extremo Oriente da Ásia. A China restabeleceu relações diplomáticas plenas com o Vietnã em 1991. As duas nações concluíram um acordo de demarcação de fronteiras terrestres em 1999. Em 1995, os EUA e o Vietnã restabeleceram os laços diplomáticos.[3]

O Vietnã reconheceu a importância da crescente interdependência econômica global e fez esforços conjuntos para ajustar suas relações exteriores para refletir a evolução da situação econômica e política internacional no Sudeste Asiático. O país começou a se integrar à economia regional e global por meio da adesão a organizações internacionais. O Vietnã intensificou seus esforços para atrair capital estrangeiro do Ocidente e regularizar as relações com o sistema financeiro mundial. Na década de 1990, após a retirada do veto dos EUA aos empréstimos multilaterais ao país, o Vietnã tornou-se membro do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Asiático de Desenvolvimento. O país expandiu o comércio com seus vizinhos do Leste Asiático, bem como com países da Europa Ocidental e da América do Norte. De particular importância foi a aceitação do Vietnã na Associação de Nações do Sudeste Asiático em julho de 1995. O Vietnã entrou para o fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em novembro de 1998 e também sediou a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático no mês seguinte. Em 2005, o Vietnã participou da primeira Cúpula do Leste Asiático. O Vietnã tornou-se membro da Organização Mundial do Comércio em novembro de 2006.

Problemas atuais[editar | editar código-fonte]

Embora o Vietnã tenha permanecido relativamente livre de conflitos desde a época doa invasão do Camboja, no passado surgiram tensões entre o Vietnã e seus vizinhos, especialmente no caso da China, já que ambas as nações reivindicam as ilhas Spratly e Paracel, os dois arquipélagos em uma área potencialmente rica em petróleo no Mar do Sul da China. As reivindicações conflitantes produziram, ao longo dos anos, conflitos armados em pequena escala na área. Em 1988, mais de 70 soldados vietnamitas foram mortos durante um confronto com as forças chinesas, quando a China ocupou várias ilhas sob controle vietnamita na região das Ilhas Spratly. A afirmação de controle da China sobre as Ilhas Spratly e todo o Mar do Sul da China despertou a preocupação do Vietnã e de seus vizinhos do Sudeste Asiático. A fronteira territorial entre os dois países está sendo definitivamente mapeada de acordo com um Acordo de Fronteira Terrestre assinado em dezembro de 1999 e um Acordo sobre Fronteiras no Golfo de Tonkin assinado em dezembro de 2000. O Vietnã e a Rússia declararam uma parceria estratégica em março de 2001, durante a primeira visita de um chefe de estado russo a Hanói, em grande parte como uma tentativa de contrabalançar o perfil crescente da China no Sudeste Asiático.

Disputas internacionais[editar | editar código-fonte]

Fronteira marítima com o Camboja não definida; envolvido em uma complexa disputa pelas Ilhas Spratly e Paracel com a República Popular da China, Malásia, Filipinas e possivelmente Brunei; fronteira marítima com a Tailândia resolvida em agosto de 1997; disputa de fronteira marítima com a República Popular da China no Golfo de Tonquim resolvida em 2000; Ilhas Paracel ocupadas pela República Popular da China desde 1974; ilhas offshore e seções da fronteira com o Camboja estão em disputa; o acordo sobre a fronteira terrestre com a República Popular da China foi assinado em dezembro de 1999.

Drogas ilícitas[editar | editar código-fonte]

Pequeno produtor de papoila-dormideira, com 21 km² cultivados em 1999, capaz de produzir 11 toneladas de ópio; pequeno ponto de trânsito para a heroína do Sudeste Asiático destinada aos EUA e à Europa; crescente dependência de ópio e heroína; possível produção de heroína em pequena escala.

Relações diplomáticas[editar | editar código-fonte]

Lista de países com os quais o Vietnã mantém relações diplomáticas:

# País[5][6][7][8][9][10] Data
1  China 01950-01-18 18 de janeiro de 1950
2  Rússia 01950-01-30 30 de janeiro de 1950
3  Coreia do Norte 01950-01-31 31 de janeiro de 1950
4  Romênia 01950-02-03 3 de fevereiro de 1950
5  Hungria 01950-02-03 3 de fevereiro de 1950
6  República Tcheca 01950-02-03 3 de fevereiro de 1950
7  Polônia 01950-02-04 4 de fevereiro de 1950
8  Bulgária 01950-02-07 7 de fevereiro de 1950
9  Albânia 01950-02-11 11 de fevereiro de 1950
10  Mongólia 01954-11-17 17 de novembro de 1954
11  Indonésia 01955-12-30 30 de dezembro de 1955
12  Sérvia 01957-03-10 10 de março de 1957
13  Guiné 01958-10-08 8 de outubro de 1958
14  Mali 01960-10-30 30 de outubro de 1960
15  Cuba 01960-12-02 2 de dezembro de 1960
16  Marrocos 01961-03-27 27 de março de 1961
17  República Democrática do Congo 01961-04-13 13 de abril de 1961
18  Laos 01962-09-05 5 de setembro de 1962
19  Argélia 01962-10-28 28 de outubro de 1962
20  Egito 01963-09-01 1 de setembro de 1963
21  Iémen 01963-10-16 16 de outubro de 1963
22  República do Congo 01964-07-16 16 de julho de 1964
23  Tanzânia 01965-02-14 14 de fevereiro de 1965
24  Mauritânia 01965-03-15 15 de março de 1965
25  Gana 01965-03-25 25 de março de 1965
26  Síria 01966-07-21 21 de julho de 1966
27  Camboja 01967-06-24 24 de junho de 1967
28  Iraque 01968-07-10 10 de julho de 1968
29  Suécia 01969-01-11 11 de janeiro de 1969
30  Sudão 01969-08-26 26 de agosto de 1969
31  Senegal 01969-12-29 29 de dezembro de 1969
32  Somália 01970-06-07 7 de junho de 1970
33  Sri Lanka 01970-07-21 21 de julho de 1970
34  Chile 01971-03-25 25 de março de 1971
35   Suíça 01971-10-11 11 de outubro de 1971
36  Dinamarca 01971-11-25 25 de novembro de 1971
37  Noruega 01971-11-25 25 de novembro de 1971
38  Índia 01972-01-07 7 de janeiro de 1972
39  Camarões 01972-08-30 30 de agosto de 1972
40  Guiné Equatorial 01972-09-01 1 de setembro de 1972
41  Zâmbia 01972-09-15 15 de setembro de 1972
42  Paquistão 01972-11-08 8 de novembro de 1972
43  Áustria 01972-12-01 1 de dezembro de 1972
44  Tunísia 01972-12-15 15 de dezembro de 1972
45  Madagascar 01972-12-19 19 de dezembro de 1972
46  Finlândia 01973-01-25 25 de janeiro de 1973
47  Uganda 01973-02-09 9 de fevereiro de 1973
48  Bangladesh 01973-02-11 11 de fevereiro de 1973
49  Austrália 01973-02-26 26 de fevereiro de 1973
50  Benim 01973-03-14 14 de março de 1973
51  Bélgica 01973-03-22 22 de março de 1973
52  Itália 01973-03-23 23 de março de 1973
53  Malásia 01973-03-30 30 de março de 1973
54  Países Baixos 01973-04-09 9 de abril de 1973
55  França 01973-04-12 12 de abril de 1973
56  Singapura 01973-08-01 1 de agosto de 1973
57  Islândia 01973-08-03 3 de agosto de 1973
58  Irã 01973-08-04 4 de agosto de 1973
59  Canadá 01973-08-21 21 de agosto de 1973
60  Reino Unido 01973-09-11 11 de setembro de 1973
61  Japão 01973-09-21 21 de setembro de 1973
62  Guiné-Bissau 01973-09-30 30 de setembro de 1973
63  Argentina 01973-10-25 25 de outubro de 1973
64  Gâmbia 01973-10-30 30 de outubro de 1973
65  Luxemburgo 01973-11-15 15 de novembro de 1973
66  Burquina Fasso 01973-11-16 16 de novembro de 1973
67  Malta 01974-01-14 14 de janeiro de 1974
68  Afeganistão 01974-09-16 16 de setembro de 1974
69  Gabão 01975-01-09 9 de janeiro de 1975
70  Togo 01975-02-08 8 de fevereiro de 1975
71  Níger 01975-03-07 7 de março de 1975
72  Líbia 01975-03-15 15 de março de 1975
73  Grécia 01975-04-15 15 de abril de 1975
74  Burundi 01975-04-16 16 de abril de 1975
75  Guiana 01975-04-19 19 de abril de 1975
76    Nepal 01975-05-15 15 de maio de 1975
77  México 01975-05-19 19 de maio de 1975
78  Myanmar 01975-05-28 28 de maio de 1975
79  Maldivas 01975-06-08 8 de junho de 1975
80  Nova Zelândia 01975-06-19 19 de junho de 1975
81  Moçambique 01975-06-25 25 de junho de 1975
82  Portugal 01975-07-01 1 de julho de 1975
83  Cabo Verde 01975-07-08 8 de julho de 1975
84  Panamá 01975-08-28 28 de agosto de 1975
85  Alemanha 01975-09-23 23 de setembro de 1975
86  Ruanda 01975-09-30 30 de setembro de 1975
87  Costa do Marfim 01975-10-06 6 de outubro de 1975
88  Angola 01975-11-12 12 de novembro de 1975
89  Chipre 01975-11-29 29 de novembro de 1975
90  Jamaica 01976-01-05 5 de janeiro de 1976
91  Kuwait 01976-01-10 10 de janeiro de 1976
92  Etiópia 01976-02-23 23 de fevereiro de 1976
93  Costa Rica 01976-04-24 24 de abril de 1976
94  Nigéria 01976-05-25 25 de maio de 1976
95  Filipinas 01976-07-12 12 de julho de 1976
96  Tailândia 01976-08-06 6 de agosto de 1976
97  São Tomé e Príncipe 01976-11-06 6 de novembro de 1976
98  Espanha 01977-05-23 23 de maio de 1977
99  Turquia 01978-06-07 7 de junho de 1978
100  Serra Leoa 01978-06-24 24 de junho de 1978
101  Colômbia 01979-01-01 1 de janeiro de 1979
 Saara Ocidental 01979-03-02 2 de março de 1979
102  Granada 01979-07-15 15 de julho de 1979
103  Seicheles 01979-08-16 16 de agosto de 1979
104  Nicarágua 01979-09-03 3 de setembro de 1979
105  Equador 01980-01-01 1 de janeiro de 1980
106  Jordânia 01980-08-19 19 de agosto de 1980
107  Líbano 01981-02-12 12 de fevereiro de 1981
108  Zimbabwe 01981-07-24 24 de julho de 1981
109  Chade 01981-10-05 5 de outubro de 1981
110  Vanuatu 01982-03-03 3 de março de 1982
111  Bolívia 01987-02-10 10 de fevereiro de 1987
 Estado da Palestina 01988-11-19 19 de novembro de 1988
112  Brasil 01989-05-08 8 de maio de 1989
113  Papua Nova Guiné 01989-11-03 3 de novembro de 1989
114  Venezuela 01989-12-08 8 de dezembro de 1989
115  Namíbia 01990-03-21 21 de março de 1990
116  Djibouti 01991-04-30 30 de abril de 1991
117  Uzbequistão 01992-01-17 17 de janeiro de 1992
118  Ucrânia 01992-01-23 23 de janeiro de 1992
119  Bielorrússia 01992-01-24 24 de janeiro de 1992
120  Letônia 01992-02-12 12 de fevereiro de 1992
121  Estônia 01992-02-20 20 de fevereiro de 1992
122  Brunei 01992-02-29 29 de fevereiro de 1992
123  Lituânia 01992-03-18 18 de março de 1992
124  Quirguistão 01992-06-04 4 de junho de 1992
125  Omã 01992-06-09 9 de junho de 1992
126  Moldávia 01992-06-11 11 de junho de 1992
127  Cazaquistão 01992-06-29 29 de junho de 1992
128  Geórgia 01992-06-30 30 de junho de 1992
129  Ilhas Marshall 01992-07-01 1 de julho de 1992
130  Armênia 01992-07-14 14 de julho de 1992
131  Tajiquistão 01992-07-14 14 de julho de 1992
132  Turcomenistão 01992-07-29 29 de julho de 1992
133  Azerbaijão 01992-09-23 23 de setembro de 1992
134  Coreia do Sul 01992-12-22 22 de dezembro de 1992
135  Eslováquia 01993-01-01 1 de janeiro de 1993[11]
136  Guatemala 01993-01-07 7 de janeiro de 1993
137  Catar 01993-02-08 8 de fevereiro de 1993
138  Fiji 01993-05-14 14 de maio de 1993
139  Israel 01993-07-12 12 de julho de 1993
140  Eritreia 01993-07-20 20 de julho de 1993
141  Emirados Árabes Unidos 01993-08-01 1 de agosto de 1993
142  Uruguai 01993-08-11 11 de agosto de 1993
143  África do Sul 01993-12-22 22 de dezembro de 1993
144  Samoa 01994-03-09 9 de março de 1994
145  Maurício 01994-05-04 4 de maio de 1994
146  Eslovênia 01994-06-07 7 de junho de 1994
147  Macedônia do Norte 01994-06-10 10 de junho de 1994
148  Croácia 01994-07-01 1 de julho de 1994
149  Peru 01994-11-14 14 de novembro de 1994
150  Belize 01995-01-04 4 de janeiro de 1995
151  Bahrein 01995-03-31 31 de março de 1995
152  Paraguai 01995-05-30 30 de maio de 1995
153 Estados Federados da Micronésia 01995-06-22 22 de junho de 1995
154  Estados Unidos 01995-07-12 12 de julho de 1995
155  Barbados 01995-08-25 25 de agosto de 1995
156  São Vicente e Granadinas 01995-12-18 18 de dezembro de 1995
157  Quênia 01995-12-21 21 de dezembro de 1995
158  Bósnia e Herzegovina 01996-01-26 26 de janeiro de 1996
159  Irlanda 01996-04-05 5 de abril de 1996
160  Ilhas Salomão 01996-10-30 30 de outubro de 1996
161  Haiti 01997-09-26 26 de setembro de 1997
162  Suriname 01997-12-19 19 de dezembro de 1997
163  Lesoto 01998-01-06 6 de janeiro de 1998
164  Arábia Saudita 01999-10-21 21 de outubro de 1999
165 Timor-Leste 02002-07-28 28 de julho de 2002
166  Honduras 02005-05-17 17 de maio de 2005
167  Nauru 02006-06-21 21 de junho de 2006
168  Montenegro 02006-08-04 4 de agosto de 2006
169  Andorra 02007-06-12 12 de junho de 2007
170  San Marino 02007-07-06 6 de julho de 2007
171  República Dominicana 02007-07-07 7 de julho de 2007
172  Mônaco 02007-11-29 29 de novembro de 2007
173  Liechtenstein 02008-07-02 2 de julho de 2008
174  Palau 02008-08-18 18 de agosto de 2008
175  República Centro-Africana 02008-11-10 10 de novembro de 2008
176  Botswana 02009-02-11 11 de fevereiro de 2009
177  El Salvador 02010-01-16 16 de janeiro de 2010[12]
178  Butão 02012-01-19 19 de janeiro de 2012
179  Essuatíni 02013-05-21 21 de maio de 2013
180  Dominica 02013-11-01 1 de novembro de 2013
181  São Cristóvão e Neves 02013-11-01 1 de novembro de 2013
182  Antígua e Barbuda 02013-11-08 8 de novembro de 2013
183  Kiribati 02014-09-15 15 de setembro de 2014
184  Comores 02015-09-24 24 de setembro de 2015
185  Libéria 02016-06-28 28 de junho de 2016[13]
186  Santa Lúcia 02018-06-26 26 de junho de 2018
187  Sudão do Sul 02019-02-21 21 de fevereiro de 2019
 Ilhas Cook 02022-04-26 26 de abril de 2022[14]
188  Bahamas 02023-01-06 6 de janeiro de 2023
189  Trindade e Tobago 02023-02-01 1 de fevereiro de 2023[15]
190  Tonga 02023-09-21 21 de setembro de 2023[16]

Relações bilaterais[editar | editar código-fonte]

África[editar | editar código-fonte]

País Início das relações formais Observações
 Argélia 01962-10-28 28 de outubro de 1962 Consulte Relações entre Argélia e Vietnã
  • A Argélia tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Argel.
 Angola 01975-11-12 12 de novembro de 1975 Consulte Relações entre Angola e Vietnã
  • Angola tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Luanda.
 Burquina Fasso 01973-11-16 16 de novembro de 1973
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 16 de novembro de 1973.[17]
 Burundi 01975-04-16 16 de abril de 1975
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 16 de abril de 1975.[17]
  • Ambos os países são membros plenos da Organização Internacional da Francofonia.
 Cabo Verde 01975-07-08 8 de julho de 1975
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 8 de julho de 1975.[18]
 República Centro-Africana 02008-11-10 10 de novembro de 2008
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 10 de novembro de 2008.[18]
 Comores 02015-09-24 24 de setembro de 2015
  • Ambos os países são membros plenos da Organização Internacional da Francofonia.
 Djibouti 01991-04-30 30 de abril de 1991
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 30 de abril de 1991.[17]
  • Ambos os países são membros plenos da Organização Internacional da Francofonia.
 Egito 01963-09-01 1 de setembro de 1963
  • O Egito tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada no Cairo.
 Guiné-Bissau 01973-09-30 30 de setembro de 1973
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 30 de setembro de 1973.[18]
  • A Guiné-Bissau é credenciada no Vietnã por sua embaixada em Pequim, na China.
 Quênia 01995-12-21 21 de dezembro de 1995 Consulte Relações entre Quênia e Vietnã
  • A partir de 1998, esse foi o último país africano com o qual o Vietnã estabeleceu vínculos diplomáticos bilaterais.[19]
  • O Quênia é credenciado no Vietnã por meio de sua embaixada em Bangkok, na Tailândia.[20]
  • A embaixada do Vietnã na Tanzânia é credenciada no Quênia.[21]
 Líbia 01975-03-15 15 de março de 1975 Consulte Relações entre Líbia e Vietnã
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 15 de março de 1975.
  • A Líbia tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã é credenciado na Líbia por sua embaixada no Cairo, Egito.
 Madagascar 01972-12-19 19 de dezembro de 1972
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 19 de dezembro de 1972.
  • Madagascar é credenciada no Vietnã por sua embaixada em Pequim, na China.
  • O Vietnã é credenciado em Madagascar por sua embaixada em Maputo, Moçambique, e tem um consulado honorário em Antananarivo.
 Serra Leoa 01978-06-24 24 de junho de 1978
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 24 de junho de 1978.[18]
  • O Vietnã é credenciado em Serra Leoa por sua embaixada em Abuja, na Nigéria.
 Tanzânia 01965-02-14 14 de fevereiro de 1965[22] Consulte Relações entre Tanzânia e Vietnã

Américas[editar | editar código-fonte]

País Início das relações formais Observações
 Argentina 01973-10-25 25 de outubro de 1973
  • Desde dezembro de 1996, a Argentina tem uma embaixada em Hanói.[23]
  • Desde janeiro de 1995, o Vietnã tem uma embaixada em Buenos Aires.
  • Ministério das Relações Exteriores da Argentina: lista de tratados bilaterais com o Vietnã (somente em espanhol)[24]
  • Ministério das Relações Exteriores do Vietnã sobre as relações com a Argentina[25]
 Brasil 01989-05-08 8 de maio de 1989
  • O Brasil tem uma embaixada em Hanói.
 Canadá 01973-08-21 21 de agosto de 1973 Consulte Relações entre Canadá e Vietnã
 Chile 01971-03-25 25 de março de 1971 Consulte Relações entre Chile e Vietnã
  • O Chile tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Santiago.
 Cuba 01960-12-02 2 de dezembro de 1960 Consulte Relações entre Cuba e Vietnã
  • Cuba tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Havana.
 República Dominicana 02007-07-07 7 de julho de 2007
  • A República Dominicana tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã é credenciado na República Dominicana por sua embaixada em Havana, Cuba.
 Guiana 01975-04-19 19 de abril de 1975
  • Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 19 de abril de 1975.[18]
  • As relações econômicas e comerciais são muito limitadas.[26]
 México 01975-05-19 19 de maio de 1975 Consulte Relações entre México e Vietnã
  • O México tem uma embaixada em Hanói.[27]
 Panamá 01975-08-28 28 de agosto de 1975
  • O Panamá tem uma embaixada em Hanói e um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh.[29]
 Paraguai 01995-05-30 30 de maio de 1995
  • O Paraguai é credenciado no Vietnã pela embaixada em Tóquio, Japão.[30]
  • O Vietnã é credenciado no Paraguai por sua embaixada em Buenos Aires, Argentina.
 Peru 01994-11-14 14 de novembro de 1994 Consulte Relações entre Peru e Vietnã
  • O Peru tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã é credenciado no Peru por sua embaixada em Brasília, Brasil.
 Estados Unidos 01995-07-12 12 de julho de 1995 Consulte Relações entre Estados Unidos e Vietnã
  • Os Estados Unidos têm uma embaixada em Hanói e um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh.
 Uruguai 01993-08-11 11 de agosto de 1993 Consulte Relações entre Uruguai e Vietnã
  • O Uruguai tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã é credenciado no Uruguai por sua embaixada em Buenos Aires, Argentina.
 Venezuela 01989-12-08 8 de dezembro de 1989 Consulte Relações entre Venezuela e Vietnã
  • O Vietnã tem uma embaixada em Caracas e a Venezuela tem uma embaixada em Hanói. Embora o comércio bilateral tenha sido de US$ 11,7 milhões em 2007[31], as relações mostram um "grande potencial".[32] Nos últimos dez anos, os dois países testemunharam novos desenvolvimentos em vários campos, incluindo política, economia, cultura e sociedade, especialmente no setor de petróleo e gás.[33]
  • O presidente vietnamita Nguyễn Minh Triết chegou a Caracas em 18 de novembro para uma visita oficial de dois dias a convite de Hugo Chávez.[34] Triết enalteceu a amizade do Vietnã com a Venezuela enquanto procurava se concentrar em fechar acordos de petróleo e gás, incluindo um fundo de desenvolvimento conjunto. Ele disse que "nós (vietnamitas) somos gratos pelo apoio e solidariedade que eles (venezuelanos) nos ofereceram até agora". disse Triết.
  • Desde a visita de Hugo Chávez ao Vietnã em 2006, seu governo intensificou as relações bilaterais com o país, o que também incluiu uma visita do secretário geral do Partido Comunista, Nông Đức Mạnh, em 2007. A Petróleos de Venezuela e a Petrovietnam também anunciaram vários projetos conjuntos desde a visita de 2006, incluindo a concessão da Petrovietnam na bacia do Orinoco e um acordo para transportar o petróleo venezuelano para o Vietnã, onde os dois construiriam juntos uma refinaria de petróleo que o Vietnã não possui. Na visita de 2006, Chávez elogiou a história revolucionária do Vietnã enquanto atacava os Estados Unidos por seus crimes "imperialistas" na Guerra do Vietnã. Na visita de 2008, Triết fez comentários semelhantes ao elogiar um grupo de venezuelanos que capturou um soldado dos EUA durante a Guerra do Vietnã em uma tentativa malsucedida de impedir a execução de um revolucionário vietnamita.[31] Os dois líderes também assinaram um acordo para um fundo conjunto de US$ 200 milhões e 15 projetos de cooperação.[35]
  • Em março de 2008, foi assinado um acordo de cooperação em turismo entre o Vietnã e a Venezuela. O presidente Nguyễn Minh Triết recebeu o vice-presidente da Petróleos de Venezuela, Asdrubal Chávez, e declarou que a cooperação em petróleo e gás se tornaria um exemplo típico de sua cooperação multifacetada.[36] Em 2009, o governo venezuelano aprovou US$ 46,5 milhões para um projeto de desenvolvimento agrícola com o Vietnã.[37]

Ásia[editar | editar código-fonte]

País Início das relações formais Observações
 Afeganistão 01974-09-16 16 de setembro de 1974
  • O Vietnã teve uma embaixada em Cabul de 1978 a 1992.[38]
 Armênia 01992-07-14 14 de julho de 1992
  • As relações diplomáticas entre a Armênia e o Vietnã foram estabelecidas em 14 de julho de 1992.[39]
  • O Vietnã é credenciado na Armênia por meio de sua embaixada em Moscou, Rússia.[40]
  • A Armênia tem uma embaixada em Hanói.
 Bangladesh 01973-11-02 2 de novembro de 1973 Consulte Relações entre Bangladesh e Vietnã
 Brunei 01992-02-29 29 de fevereiro de 1992 Consulte Relações entre Brunei e Vietnã
 Camboja 01967-06-24 24 de junho de 1967 Consulte Relações entre Camboja e Vietnã
  • Desde a década de 1990, as relações entre essas nações vêm melhorando. Ambos os países são membros das organizações regionais multilaterais Associação de Nações do Sudeste Asiático e da Cooperação Mekong-Ganga. Ambos abriram e desenvolveram o comércio transfronteiriço e buscaram flexibilizar as regulamentações de vistos para esse fim.[42] Ambos os governos estabeleceram metas oficiais para aumentar o comércio bilateral em 27%, chegando a US$ 2,3 bilhões até 2010 e a US$ 6,5 bilhões até 2015.[42][43] O Vietnã exportou mercadorias no valor de US$ 1,2 bilhão para o Camboja em 2007. Embora o Camboja seja apenas o 16º maior importador de produtos vietnamitas, o Vietnã é o terceiro maior mercado de exportação do Camboja.[42]
  • O Camboja tem uma embaixada em Hanói e um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh.
 China 00960 960 (Dinastia Sung)

01950-01-18 18 de janeiro de 1950 (República Popular da China)

Consulte Relações entre China e Vietnã
Países que assinaram documentos de cooperação relacionados à Nova Rota da Seda.
  • Depois que os dois lados retomaram os laços comerciais em 1991, o crescimento do comércio bilateral aumentou de US$ 32 milhões em 1991 para quase US$ 7,2 bilhões em 2004.[44] Ambos os governos estabeleceram a meta de aumentar o volume de comércio para US$ 10 bilhões até 2010.[44] As exportações do Vietnã para a China incluem petróleo, carvão, café e alimentos, enquanto a China exporta produtos farmacêuticos, maquinário, petróleo, fertilizantes e peças de automóveis para o Vietnã. A China se tornou o segundo maior parceiro comercial do Vietnã e a maior fonte de importações.[44][45] As duas nações estão trabalhando para estabelecer um "corredor econômico" de Yunnan, na China, para as províncias e cidades do norte do Vietnã, além de zonas econômicas semelhantes no Golfo de Tonquim e conectando Nanning, na província de Guangxi, Lang Son, Hanói, Haiphong e Quang Ninh, no Vietnã.[44] O transporte aéreo e marítimo, bem como o ferroviário, foram abertos entre os dois países, assim como os 7 pares de portos de nível nacional nas províncias e regiões fronteiriças dos dois países.[45] Os dois lados também lançaram empreendimentos conjuntos, como o Thai Nguyen Steel Complex, que produz centenas de milhares de toneladas de produtos de aço.[44]
  • A China tem uma embaixada em Hanói e consulados gerais em Da Nang e na Cidade de Ho Chi Minh.
 Índia 01972-01-07 7 de janeiro de 1972 Consulte Relações entre Índia e Vietnã
  • A Índia e o Vietnã são membros da Cooperação Mekong-Ganga, criada para desenvolver e aprimorar os laços entre a Índia e as nações do Sudeste Asiático. O Vietnã apoiou a candidatura da Índia para se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e participar da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.[46] Na declaração conjunta de 2003, a Índia e o Vietnã previram a criação de um "Arco de Vantagem e Prosperidade" no Sudeste Asiático.[47] Com esse objetivo, o Vietnã apoiou um relacionamento e um papel mais importante entre a Índia e a Associação das Nações do Sudeste Asiático e a negociação de um acordo de livre comércio entre a Índia e essa organização.[47][48] A Índia e o Vietnã também criaram parcerias estratégicas, incluindo uma ampla cooperação para o desenvolvimento de energia nuclear, o aprimoramento da segurança regional e o combate ao terrorismo, ao crime transnacional e ao tráfico de drogas.[47][49][50]
 Indonésia 01955-12-30 30 de dezembro de 1955 Consulte Relações entre Indonésia e Vietnã
  • O Vietnã e a Indonésia são membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
  • A presidente Megawati Sukarnoputri da Indonésia visitou o Vietnã em junho de 2003. Naquela ocasião, os dois países assinaram uma declaração sobre a estrutura da cooperação amigável e abrangente no início do século XXI.
  • Em maio de 2005, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, visitou o Vietnã. Em dezembro do mesmo ano, foram organizadas festividades nas respectivas capitais para comemorar o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos.[51] Devido às contínuas disputas no Mar do Sul da China, tanto o Vietnã quanto a Indonésia apoiaram a contenção da militarização. A China reivindica a Zona Econômica Especial (ZEE) da Ilha Natuna da Indonésia, enquanto também reivindica a maior parte do Mar do Sul da China, incluindo as ilhas Paracel e Spratly, reivindicadas pelo Vietnã.
 Irã 01973-08-04 4 de agosto de 1973 Consulte Relações entre Irã e Vietnã
 Iraque 01968-07-10 10 de julho de 1968 Consulte Relações entre Iraque e Vietnã
  • Desde dezembro de 1969, o Iraque tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã é credenciado no Iraque por sua embaixada em Teerã, no Irã.
 Israel 01993-07-12 12 de julho de 1993 Consulte Relações entre Israel e Vietnã
  • Desde dezembro de 1993, Israel tem uma embaixada em Hanói.[52]
  • O Vietnã tem uma embaixada em Tel Aviv.
  • Ministério das Relações Exteriores do Vietnã sobre as relações com Israel.[53]
 Japão 01605 1605 (Período Tokugawa)

01973-09-21 21 de setembro de 1973

Consulte Relações entre Japão e Vietnã
  • O Príncipe Cường Để foi exilado no Japão em 1905.
  • Việt Nam Duy Tân Hội (Associação de Modernização do Vietnã) foi criada em 1904 por Phan Bội Châu, o nacionalista vietnamita que desejava levar seu povo ao Japão para estudar por meio do Movimento Đông Du.
  • Rendição do Japão em 1945.
  • Ambas as nações estabeleceram relações em 21 de setembro de 1973.
  • Após a Ata Final da Conferência Internacional de Paris sobre o Camboja, em 23 de outubro de 1991, entre as partes cambojanas, a Indonésia (como copresidente com a França) e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Japão prontamente estabeleceu relações diplomáticas e acabou com as restrições econômicas com o Camboja e o Vietnã. Em novembro de 1992, Tóquio ofereceu ao Vietnã US$ 370 milhões em ajuda. O Japão também assumiu um papel de liderança nas atividades de manutenção da paz no Camboja. Yasushi Akashi, subsecretário geral da ONU para desarmamento, era o chefe da Autoridade Provisória das Nações Unidas no Camboja, e o Japão prometeu US$ 3 milhões e enviou aproximadamente 2.000 funcionários, incluindo membros da Forças de Autodefesa do Japão, para participar diretamente da manutenção da paz. Apesar da perda de um pacificador japonês morto em uma emboscada, a força permaneceu no Camboja até que os cambojanos conseguissem eleger e instalar um governo.
  • O Japão é o maior doador individual para o Vietnã. Ele prometeu US$ 890 milhões em ajuda ao país este ano, ou seja, 6,5% a mais do que o nível de 2006, que foi de US$ 835,6 milhões.[54]
 Casaquistão 01992-06-29 29 de junho de 1992
  • O Vietnã tem uma embaixada em Astana.
  • O Cazaquistão tem uma embaixada em Hanói.
 Laos 01962-09-05 5 de setembro de 1962 Consulte Relações entre Laos e Vietnã
  • Embora o histórico de liderança do Vietnã na revolução e seu poder militar e proximidade não deixem de existir, o Laos saiu na frente do Vietnã com seu Novo Mecanismo Econômico para introduzir mecanismos de mercado em sua economia. Ao fazer isso, o Laos abriu as portas para a aproximação com a Tailândia e a China, o que lhe custou um pouco de sua dependência especial do Vietnã. O Laos poderia ter chegado ao mesmo ponto de normalização seguindo a mudança econômica e diplomática do Vietnã, mas, ao seguir em frente com determinação e responder aos gestos tailandeses e chineses, o Laos ampliou sua gama de doadores, parceiros comerciais e investidores, independentemente das tentativas do Vietnã de atingir o mesmo objetivo. Dessa forma, o Vietnã permanece nas sombras como mentor e aliado de emergência, e a tutela do Laos foi drasticamente transferida para bancos de desenvolvimento e empresários internacionais.[55]
  • O Laos tem uma embaixada em Hanói e um consulado geral em Da Nang e na Cidade de Ho Chi Minh.
 Malásia 01973-03-30 30 de março de 1973 Consulte Relações entre Malásia e Vietnã
  • A Malásia tem uma embaixada em Hanói e um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh.
 Mongólia 01280 1280 (Dinastia Yuan)

01954-11-17 17 de novembro de 1954[56]

Consulte Relações entre Mongólia e Vietnã
  • Os países assinaram um Tratado de Amizade e Cooperação em 1961, renovaram-no em 1979 e assinaram um novo em 1995.[56] Em 13 de janeiro de 2003, os países assinaram um documento de cooperação de oito pontos, comprometendo-se com a cooperação entre os dois governos e seus órgãos legislativos, substituindo um documento anterior assinado em 1998.[57]
  • Foram realizadas algumas sessões do comitê intergovernamental Vietnã-Mongólia sobre cooperação em comércio, economia e tecnologia científica. Uma delas aconteceu em Ulaanbaatar, em 2010.[58] Em 25 de maio de 2004, em Ulaanbaatar, os países assinaram acordos sobre transporte ferroviário e cooperação científica e tecnológica.[59] Outros acordos abrangeram áreas como proteção de plantas e regulamentos de quarentena, alfândega, saúde e educação.[58]
 Myanmar 01975-05-28 28 de maio de 1975 Consulte Relações entre Myanmar e Vietnã
  • Myanmar tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Rangum.
 Coreia do Norte 01226 1226 (Dinastia Goryeo)

01950-01-31 31 de janeiro de 1950

Consulte Relações entre Coreia do Norte e Vietnã
  • Os dois tiveram algumas reuniões quando ambos enviaram enviados para pagar tributo ao Império Chinês.
  • A Coreia do Norte reconheceu o Vietnã do Norte, aliado comunista, em 31 de janeiro de 1950.
  • Em julho de 1957, o presidente Ho Chi Minh visitou a Coreia do Norte.
  • O líder norte-coreano Kim Il-sung visitou o Vietnã do Norte em novembro e dezembro de 1958 e em novembro de 1964.
  • Em fevereiro de 1961, os dois governos concluíram um acordo de cooperação científica e técnica.
  • O presidente Kim Il Sung enviou alguns esquadrões de caças ao Vietnã do Norte para apoiar os 921º e 923º esquadrões de caças norte-vietnamitas que defendiam Hanói, enquanto Hanói era bombardeada pelas forças aéreas dos EUA.
  • Os estudantes do Vietnã do Norte começaram a estudar na Coreia do Norte já na década de 1960.
  • Posteriormente, as relações diminuíram devido a disputas comerciais e de investimentos nas décadas de 1990 e 2000 e ao relacionamento emergente entre a Coreia do Sul e o Vietnã.[60]
 Paquistão 01972-11-08 8 de novembro de 1972 Consulte Relações entre Paquistão e Vietnã
  • O Paquistão abriu sua embaixada em Hanói em 1973. No entanto, devido a razões econômicas, o Paquistão fechou a embaixada em 1980. O Vietnã também abriu sua embaixada em Islamabad em 1978 e teve que fechá-la em 1984 devido a suas próprias dificuldades econômicas. Nos últimos anos, as relações bilaterais entre o Paquistão e o Vietnã melhoraram consideravelmente. Os líderes de ambos os países expressaram sua vontade de fortalecer as relações existentes, não apenas na esfera política, mas também em outras áreas, como comércio e economia, e trocar mais visitas de um país para o outro, incluindo visitas de alto escalão e de trabalho. O Paquistão reabriu sua embaixada em Hanói em outubro de 2000. O Vietnã também reabriu sua embaixada em Islamabad em dezembro de 2005 e seu escritório comercial em Karachi em novembro de 2005.
 Filipinas 01976-07-12 12 de julho de 1976 Consulte Relações entre Filipinas e Vietnã
  • Desde o fim da Guerra Fria, as relações entre as Filipinas e o Vietnã se aqueceram rapidamente. Atualmente, as Filipinas e o Vietnã são aliados econômicos e têm um acordo de livre comércio entre si. Ambas as nações fazem parte da Associação das Nações do Sudeste Asiático e da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. As Filipinas e o Vietnã realizaram exercícios militares conjuntos no Mar do Sul da China e estão tentando encontrar maneiras de transformar as Ilhas Spratly de uma área de conflito em uma área de cooperação. O Vietnã também é, às vezes, considerado o único aliado militar comunista das Filipinas. As Filipinas e o Vietnã também estão monitorando a expansão da China no Mar do Sul da China, certificando-se de que a China não representa uma ameaça para as ilhas filipinas ou vietnamitas no Mar do Sul da China. As Filipinas também importam uma grande quantidade de material de escrita, roupas e outros produtos do Vietnã. Em maio de 2009, as Filipinas assinaram um acordo com o Vietnã para cooperar na luta contra crimes e garantir a ordem social. Em janeiro de 2010, a Bolsa de Valores das Filipinas assinou um memorando de entendimento com a Bolsa do Vietnã "para colaboração mútua e comunicação de informações e experiências" para facilitar o desenvolvimento e as operações eficientes de ambos os mercados de valores mobiliários. Em 2012, o Vietnã enviou dois ativos militares para uma visita às Filipinas. Tanto o Vietnã quanto as Filipinas têm a mesma posição em relação às disputas no Mar do Sul da China, apoiando negociações multilaterais e decisões de tribunais internacionais para resolver a questão, táticas que a China tem evitado. Em 2016, as Filipinas reforçaram sua posição sobre a disputa por meio de uma decisão judicial em um tribunal internacional não associado à ONU e se prepararam para criar relações mais fortes com o Vietnã para defesa estratégica e cooperação econômica.
 Catar 01993-02-08 8 de fevereiro de 1993 Consulte Relações entre Catar e Vietnã
  • O Catar tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Doha.
 Singapura 01973-08-01 1 de agosto de 1973 Consulte Relações entre Singapura e Vietnã
  • Cingapura tem uma embaixada em Hanói.
 Coreia do Sul 01226 1226 (Dinastia Goryeo)

01992-12-22 22 de dezembro de 1992

Consulte Relações entre Coreia do Sul e Vietnã
  • Os dois tiveram algumas reuniões quando ambos enviaram enviados para pagar tributo ao Império Chinês.
  • A Coreia do Sul reconheceu o Vietnã do Sul, aliado capitalista.
  • O presidente Park Chung Hee enviou tropas da ROK para lutar na guerra do Vietnã na década de 1960.
  • O estabelecimento de relações diplomáticas entre a República Socialista do Vietnã e a República da Coreia começou em 22 de dezembro de 1992.

Visitas oficiais entre as nações:

  • Primeiro-ministro Lee Young-deok (Agosto de 1994).
  • Presidente Kim Young-sam (Novembro de 1996).
  • Presidente Kim Dae-jung (Dezembro de 1998).
  • Primeiro-ministro Lee Han-dong (Abril de 2002).
  • Presidente Roh Moo-hyun (Outubro de 2004).
  • Presidente da Assembleia Nacional Kim Won-ki (Janeiro de 2006).
  • Presidente da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico Roh Moo-hyun (Novembro de 2006).
  • Presidente da Assembleia Nacional Lim Chae-jung (Abril de 2008).
  • Enviado presidencial Lee Byung-suk (Maio de 2009).
  • Presidente Lee Myung-bak (Outubro de 2009).
  • Presidente da Assembleia Nacional Kim Hyong-o (Novembro de 2009).
  • Presidente Lee Myung-bak (Outubro de 2010).
  • Presidente da Assembleia Nacional Kang Chang Hee (Janeiro de 2013).
  • Presidente do G20 Park Geun-hye (Setembro de 2013).[61]
 Taiwan 00960 960 (Dinastia Song) Consulte Relações entre Taiwan e Vietnã
  • Taiwan tinha relações plenas com o antigo Vietnã do Sul.
  • As relações entre Taiwan e Vietnã são conduzidas em um nível não oficial, pois Hanói adere à Política de Uma China e reconhece oficialmente apenas a República Popular da China. No entanto, isso não impediu visitas bilaterais e fluxos significativos de migrantes e capital de investimento entre Taiwan e Vietnã.[62] Taiwan tem sido a maior fonte de investimento estrangeiro direto no Vietnã desde 2006.[63] Ambos os países mantêm embaixadas de facto; Taiwan é representado por filiais do Escritório Econômico e Cultural de Taipei em Hanói[64] e Cidade de Ho Chi Minh,[65] enquanto o Vietnã é representado pelo Escritório Econômico e Cultural do Vietnã em Taipei.[66]
 Tailândia 01976-08-06 6 de agosto de 1976 Consulte Relações entre Tailândia e Vietnã
  • A Tailândia tem uma embaixada em Hanói e um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh.
 Turquia 01978-06-07 7 de junho de 1978[67] Ver Relações entre Turquia e Vietnã
  • A Turquia tem uma embaixada em Hanói.[67]
  • O volume de comércio entre os dois países foi de US$ 1,912 bilhão em 2015 (exportações/importações do Vietnã: 1,76/0,16 bilhão de dólares).[68]
  • Há voos diretos de Istambul para Hanói e Cidade de Ho Chi Minh desde 27 de junho de 2016.[67]
 Emirados Árabes Unidos 01993-08-01 1 de agosto de 1993 Consulte Relações entre Emirados Árabes Unidos e Vietnã
  • Os Emirados Árabes Unidos têm uma embaixada em Hanói.

Europa[editar | editar código-fonte]

País Início das relações formais Observações
 União Europeia 01990 1990 Consulte Relações entre União Europeia e Vietnã
 Áustria 01972-12-01 1 de dezembro de 1972 Consulte Relações entre Áustria e Vietnã
 Bielorrússia 01992-01-24 24 de janeiro de 1992[69] Consulte Relações entre Bielorrússia e Vietnã
  • Desde 1997, a Bielorrússia tem uma embaixada em Hanói.[70]
  • Desde novembro de 2003, o Vietnã tem uma embaixada em Minsk.[71]
 Bulgária 01950-02-07 7 de fevereiro de 1950 Consulte Relações entre Bulgária e Vietnã
  • A Bulgária tem uma embaixada em Hanói.[72]
  • Em 2006, o governo búlgaro concordou com um plano de cooperação em saúde com o Vietnã. O plano de dois anos inclui cooperação em muitas áreas, principalmente em saúde pública, assistência hospitalar e ambulatorial, segurança alimentar e educação médica.[74]
 República Tcheca 01950-02-03 3 de fevereiro de 1950 (como Tchecoslováquia) Consulte Relações entre República Tcheca e Vietnã
  • A República Tcheca tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Praga.
 Dinamarca 01971-11-25 25 de novembro de 1971 Consulte Relações entre Dinamarca e Vietnã
  • Desde 1º de abril de 1994, a Dinamarca tem uma embaixada em Hanói.[75]
  • Desde 12 de agosto de 2000, o Vietnã tem uma embaixada em Copenhague.
  • Em junho de 2002, Nguyễn Dy Niên, ministro das Relações Exteriores do Vietnã, visitou a Dinamarca.
  • Em março de 2007, Ulrik Federspiel, Secretário de Estado para Assuntos Estrangeiros, visitou o Vietnã.
  • Ministério das Relações Exteriores do Vietnã sobre as relações com a Dinamarca.[76]
 França 01973-04-12 12 de abril de 1973 Consulte Relações entre França e Vietnã
  • As relações entre a França e o Vietnã começaram já no século XVII com a missão do padre jesuíta Alexandre de Rhodes. Vários comerciantes visitaram o Vietnã durante o século XVIII, até o grande envolvimento das forças francesas sob o comando de Pigneau de Béhaine para ajudar a estabelecer a dinastia Nguyễn de 1787 a 1789. A França se envolveu fortemente no Vietnã no século XIX sob o pretexto de proteger o trabalho dos missionários católicos no país. Progressivamente, a França criou para si uma enorme colônia, que formaria a Indochina Francesa em 1887. A França continuou a governar o Vietnã como colônia até a derrota da França na Primeira Guerra da Indochina e a proclamação da independência do Vietnã em 1954.
  • A França tem uma embaixada em Hanói e um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Paris.
 Alemanha 01955-02-03 3 de fevereiro de 1955 (com a Alemanha Oriental e a Alemanha unficada)

01975-09-23 23 de setembro de 1975 (com a Alemanha Ocidental)

Consulte Relações entre Alemanha e Vietnã
  • A Alemanha tem uma embaixada em Hanói.
 Grécia 01975-04-15 15 de abril de 1975 Consulte Relações entre Grécia e Vietnã
  • A Grécia tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Atenas.
 Santa Sé Sem relações Consulte Relações entre Santa Sé e Vietnã
  • Com o fim da Guerra do Vietnã, o Delegado Apostólico foi forçado a partir. Como uma delegação apostólica, diferentemente de uma embaixada, não é uma instituição bilateral com envolvimento do Estado, a Delegação Apostólica para o Vietnã não foi suprimida, mas permaneceu inativa desde 1975.[77] Em janeiro de 2011, a Santa Sé nomeou o primeiro embaixador, formalmente "representante não residente no Vietnã", com o Arcebispo Leopoldo Girelli sendo o primeiro a ocupar o cargo, além da outra função do Arcebispo Girelli como Núncio Apostólico em Singapura e Delegado Apostólico na Malásia.
  • Missões temporárias da Santa Sé para discutir com o governo assuntos de interesse comum são enviadas a cada um ou dois anos, e houve pelo menos uma visita de uma missão vietnamita ao Vaticano. O marxismo e o comunismo promoveram oficialmente o ateísmo, fazendo com que os católicos romanos e outros cristãos fossem associados à região anticomunista do Vietnã do Sul. Isso prejudicou as relações entre a Santa Sé e o governo de Hanói. Bispos importantes foram presos por vários anos, no que alguns observadores descreveram como uma perseguição à Igreja vietnamita. Há também a questão da propriedade da Igreja confiscada pelo governo vietnamita e que a Igreja tem tentado recuperar.
 Hungria 01950-02-03 3 de fevereiro de 1950 Consulte Relações entre Hungria e Vietnã
  • A Hungria tem uma embaixada em Hanói.
 Itália 01973-03-23 23 de março de 1973 Consulte Relações entre Itália e Vietnã
  • A Itália tem uma embaixada em Hanói e um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Roma.
 Luxemburgo 01973-11-15 15 de novembro de 1973 Consulte Relações entre Luxemburgo e Vietnã
  • A representação de Luxemburgo no Vietnã é feita por meio de sua embaixada em Pequim, na China.[78]
  • O Vietnã é representado por sua embaixada em Bruxelas, na Bélgica.[79]
 Macedônia do Norte 01994-06-10 10 de junho de 1994
  • Os países estabeleceram relações diplomáticas em 10 de junho de 1994.[18]
  • A Macedônia do Norte é representada no Vietnã por meio de sua embaixada em Pequim, na China.[80]
  • O Vietnã é representado na Macedônia do Norte por meio de sua embaixada em Sófia, Bulgária.[80]
 Polônia 01950-02-04 4 de fevereiro de 1950 Consulte Relações entre Polônia e Vietnã
  • A Polônia tem uma embaixada em Hanói.
 Portugal 01975-07-01 1 de julho de 1975
  • Em 2015, os dois países comemoraram 500 anos de relações, lembrando 1515, quando o viajante português Duarte Coelho chegou à Cochinchina, Champá e Tonquim[81] iniciando um longo período de relações comerciais com os portugueses estabelecidos em Macau e em Malaca.
  • Portugal é credenciado no Vietnã por sua embaixada em Bangkok, na Tailândia, e tem consulados honorários em Hanói e na Cidade de Ho Chi Minh.[82]
  • O Vietnã é credenciado em Portugal por sua embaixada em Paris, França.
 Rússia 01950-01-30 30 de janeiro de 1950 (como União Soviética) Consulte Relações entre Rússia e Vietnã
  • A União Soviética era aliada do Vietnã.
 Sérvia 01957-03-10 10 de março de 1957 (como República Socialista Federativa da Iugoslávia)
  • A Sérvia é representada no Vietnã por meio de sua embaixada em Jacarta, na Indonésia.
  • O Vietnã é representado na Sérvia por meio de sua embaixada em Bucareste, na Romênia.
  • O Vietnã apoia a Sérvia na questão de Kosovo.
  • Ministério das Relações Exteriores da Sérvia sobre a relação com o Vietnã.[84]
  • Ministério das Relações Exteriores do Vietnã sobre a relação com a Sérvia.[85]
 Eslováquia 01950-02-02 2 de fevereiro de 1950 (como Tchecoslováquia) Consulte Relações entre Eslováquia e Vietnã
  • A Eslováquia tem uma embaixada em Hanói.
 Espanha 01977-05-23 23 de maio de 1977[86] Consulte Relações entre Espanha e Vietnã
  • A Espanha tem uma embaixada em Hanói.
  • O Vietnã tem uma embaixada em Madri.
 Ucrânia 01992-01-23 23 de janeiro de 1992[87] Consulte Relações entre Ucrânia e Vietnã
 Reino Unido 01973-09-11 11 de setembro de 1973 Consulte Relações entre Reino Unido e Vietnã
  • O Reino Unido tem uma embaixada em Hanói.[88]
  • O Vietnã tem uma embaixada em Londres.

Oceania[editar | editar código-fonte]

País Início das relações formais Observações
 Austrália 01973-02-26 26 de fevereiro de 1973 Consulte Relações entre Austrália e Vietnã
  • Os primeiros-ministros australianos Paul Keating e John Howard visitaram o Vietnã, em 1994 e 2006, respectivamente.
  • No ano fiscal de 2006-2007, o auxílio ao desenvolvimento no exterior da Austrália foi de 81,5 milhões de dólares australianos.
  • Em 2006, o volume do comércio bilateral foi de US$ 4,75 bilhões.
  • A Austrália tem uma embaixada em Hanói e um consulado na Cidade de Ho Chi Minh. O Vietnã tem uma embaixada em Canberra.
  • Ministério das Relações Exteriores do Vietnã sobre as relações entre o Vietnã e a Austrália.[89]
 Nova Zelândia 01975-06-19 19 de junho de 1975[90] Consulte Relações entre Nova Zelândia e Vietnã
  • As relações diplomáticas plenas foram restabelecidas em 1989.
  • A Nova Zelândia abriu sua embaixada em Hanói em 1995, enquanto o Vietnã estabeleceu uma embaixada em Wellington em 2003.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «- TÀI LIỆU CƠ BẢN VỀ CỘNG HÒA NAM SUDAN VÀ QUAN HỆ VỚI VIỆT NAM». www.mofa.gov.vn. Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  2. «Viet Nam Foreign Policy». Vietnam Ministry of Foreign Affairs. Press and Information Department – Vietnam Ministry of Foreign Affairs. 11 de maio de 2012. Consultado em 31 de julho de 2013 
  3. a b Political Risk Yearbook: East Asia & the Pacific, PRS Group, 2008, p. 27
  4. a b Zhai, Qiang. China and the Vietnam Wars, 1950–1975. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2000
  5. «Asia». Government of Vietnam. Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023 
  6. «Pacific». Government of Vietnam. Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023 
  7. «Europe». Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023 
  8. «America». Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023 
  9. «Africa». Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023 
  10. «Diplomatic relations between Viet Nam and ...». Consultado em 29 de abril de 2023 
  11. «Štáty a teritóriá» (em eslovaco). Consultado em 26 de maio de 2023 
  12. «REGISTRO DE FECHAS DE ESTABLECIMIENTO DE RD» (em espanhol). Consultado em 9 de março de 2022 
  13. «Liberia and Socialist Republic of Vietnam Establish Diplomatic Relations». Consultado em 29 de abril de 2023. Cópia arquivada em 29 de abril de 2023 
  14. «Vietnam, Cook Islands Establish Diplomatic Relations». 26 de abril de 2022. Consultado em 29 de abril de 2023 
  15. «Vietnam, Trinidad and Tobago set up diplomatic ties». Vietnam Plus. Vietnam News Agency. 2 de fevereiro de 2023. Consultado em 4 de dezembro de 2023 
  16. «Vietnam and Tonga established diplomatic relations». 21 de setembro de 2023. Consultado em 22 de setembro de 2023 
  17. a b c «- Home Page» 
  18. a b c d e f «Vietnam, the Cook Islands set up diplomatic ties». Vietnam News Agency. 26 de abril de 2022 
  19. Lưu, Văn Lợi. Fifty Years of Vietnamese Diplomacy, 1945–1995. Volume II, 1975–1995. Hanoi: Thê Gioi Publishers, 2002. p. 246
  20. Kenya Embassy Vietnam. Retrieved on 6 February 2015.
  21. «Vietnam Embassy in Tanzania - main_page». Consultado em 6 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 20 de janeiro de 2015 . Vietnam Embassy Tanzania.
  22. «Tanzania» (em vietnamita). Consultado em 12 de março de 2016 
  23. «Tin tức xét tuyển Cao Đẳng 2018 - Embargentina.org.vn». Tin tức xét tuyển Cao Đẳng 2018 - Embargentina.org.vn. Consultado em 23 de maio de 2009. Cópia arquivada em 21 de julho de 2009 
  24. «Vietnam». 31 de maio de 2011. Cópia arquivada em 31 de maio de 2011 
  25. «- Home Page» 
  26. «- VIETNAM - GUYANA RELATIONS». Mofa.gov.vn. Consultado em 18 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 19 de novembro de 2016 
  27. «Inicio». embamex.sre.gob.mx 
  28. «Endorsement contracts, wills, power of attorney, the document excerpt, copy, copies of documentation, translation abroad». Cópia arquivada em 1 de outubro de 2016 
  29. «HO CHI MINH CONSULADO DE PANAMÁ». Panamian Ministry of Foreign Affairs. 2020. Consultado em 24 de julho de 2020 
  30. «領事部». Paraguayan Embassy in Tokyo. Consultado em 26 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 20 de abril de 2020 
  31. a b «AFP: Vietnam president hails joint ties in Venezuela visit». Consultado em 11 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de março de 2009 
  32. «- VIETNAM – VENEZUELA RELATIONS». Nofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 16 de julho de 2012 
  33. «- Vietnam-Venezuela relations bear fruit». mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015 
  34. «Báo Nhân Dân - Phiên bản tiếng Việt». Báo Nhân Dân - Phiên bản tiếng Việt. Consultado em 18 de setembro de 2009. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2014 
  35. «AFP: Vietnam and Venezuela set up 200 million dollar joint fund». Consultado em 11 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de março de 2009 
  36. «- State President receives Venezuelan oil corp.'s vice president». Mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015 
  37. «- Venezuela, Vietnam cooperate in agriculture». Mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015 
  38. «Vietnam-Afghanistan Relations: Ambassador Pham Calls on Ambassador Haidari - EMBASSY OF THE ISLAMIC REPUBLIC OF AFGHANISTAN | COLOMBO - SRI LANKA» 
  39. «- VIETNAM AND THE REPUBLIC OF ARMENIA RELATIONS». Mofa.gov.vn. Consultado em 30 de julho de 2018 
  40. «Vietnam - Bilateral Relations - Ministry of Foreign Affairs of the Republic of Armenia». Mfa.am. Consultado em 7 de setembro de 2015. Cópia arquivada em 30 de maio de 2018 
  41. «Brunei-Vietnam Relations». Ministry of Foreign Affairs and Trade (Brunei). Consultado em 12 de fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 22 de fevereiro de 2014 
  42. a b c «Viet Nam-Cambodia trade set to increase 27%». Vietnam Business News. 18 de janeiro de 2008. Consultado em 11 de junho de 2008. Cópia arquivada em 23 de janeiro de 2008 
  43. «NAGASAKI, Viet Nam target $2.3 billion in bilateral trade by 2010». Vietnam News. 21 de janeiro de 2008. Consultado em 11 de junho de 2008 
  44. a b c d e «China, Vietnam find love». Asia Times. 21 de julho de 2005. Consultado em 3 de junho de 2008. Cópia arquivada em 23 de julho de 2005 
  45. a b «China-Vietnam Bilateral Relations». Sina.com. 28 de outubro de 2005. Consultado em 3 de junho de 2008 
  46. «Vietnam backs India for APEC membership». The Hindu. 7 de novembro de 2000. Consultado em 16 de junho de 2008. Cópia arquivada em 16 de dezembro de 2008 
  47. a b c «Vietnam, India issue joint declaration on strategic partnership». VietNamNet Bridge. Consultado em 16 de junho de 2008. Cópia arquivada em 16 de dezembro de 2008 
  48. «India and Vietnam in changing East Asia». Institute of Peace and Conflict Studies. Consultado em 16 de junho de 2008. Cópia arquivada em 20 de agosto de 2007 
  49. «India-Vietnam: Developing a Strategic Partnership» (PDF). Asian Affairs. Consultado em 16 de junho de 2008 
  50. «India, Vietnam sign MoU for bilateral cooperation on security». The Times of India. 24 de março de 2008. Consultado em 16 de junho de 2008 
  51. «Vietnam Indonesia aim for all round cooperation, development». Vovnews.vn. Consultado em 16 de julho de 2009. Cópia arquivada em 27 de julho de 2011 
  52. «The Israeli Government's Official Website, by the Ministry of Foreign Affairs». Consultado em 16 de julho de 2009. Cópia arquivada em 9 de abril de 2009 
  53. «- Home Page» 
  54. «Vietnam to build high-speed rail - Travel». Smh.com.au (em inglês). 7 de fevereiro de 2007. Consultado em 7 de abril de 2018 
  55. Brown, MacAlister e Joseph J. Zasloff. "Relations with Vietnam". Laos: a country study (Andrea Matles Savada, editor). Library of Congress Federal Research Division (Julho de 1994). Este artigo incorpora o texto desta fonte, que é de domínio público.
  56. a b «Vietnamese agency reviews Mongolia ties before president's visit». Hanoi. Vietnam News Agency. 11 de abril de 2000 
  57. «Mongolia, Vietnam sign new cooperation document.». Financial Times. 14 de janeiro de 2003 
  58. a b «Vietnam, Mongolia aim for 10 million USD in trade». Vietnam News Agency. 13 de dezembro de 2008. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2011 
  59. «Mongolia, Vietnam sign transport, scientific, technical cooperation agreements.». Financial Times. 26 de maio de 2004 
  60. Pham Thi Thu Thuy (2 de agosto de 2013). «The colorful history of North Korea-Vietnam relations». NKNews.org. Consultado em 3 de agosto de 2013 
  61. «Ministry of Foreign Affairs, Republic of Korea-Asia Pacific». Consultado em 27 de junho de 2015. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2015 
  62. Dang 2011, p. 32
  63. Tran 2011, p. 16
  64. «首頁 - Taipei Economic and Cultural Office in Vietnam 駐越南台北經濟文化辦事處». Web.roc-taiwan.org. Consultado em 7 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 27 de julho de 2016 
  65. «首頁 - 駐胡志明市台北經濟文化辦事處 TAIPEI ECONOMIC AND CULTURAL OFFICE, HCM». Roc-taiwan.org 
  66. «Vietnam Economic & Culture Office in Taipei - Contact». 16 de maio de 2009. Cópia arquivada em 16 de maio de 2009 
  67. a b c d «Relations between Turkey and Vietnam». Ministry of Foreign Affairs. Consultado em 6 de outubro de 2020 
  68. «Commercial and Economic Relations between Turkey and Vietnam». Ministry of Foreign Affairs. Consultado em 6 de outubro de 2020 
  69. «- VIETNAM - BELARUS RELATIONS». Mofa.gov.vn 
  70. «Political Relations between Belarus and Vietnam - Embassy of the Republic of Belarus in Socialist Republic of Vietnam». Vietnam.mfa.gov.by. Consultado em 30 de julho de 2018 
  71. «Vietnamese embassy in Minsk». Vietnamembassy-belarus.org. Consultado em 7 de setembro de 2015. Cópia arquivada em 5 de janeiro de 2016 
  72. «Министерство на външните работи». Министерство на външните работи. Consultado em 16 de julho de 2009. Cópia arquivada em 19 de junho de 2009 
  73. «- Bulgaria». Mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015 
  74. «Bulgaria, Vietnam to Cooperate in Healthcare». Novinite.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2015 
  75. «Danmark i Vietnam». Ambhanoi.um.dk. Consultado em 21 de fevereiro de 2015 .[Ligação inativa]
  76. «- Home Page» 
  77. Antonio G. Filipazzi, Rappresentanze e Rappresentanti Pontifici dalla seconda metà del XX secolo (Libreria Editrice Vaticana 2006 ISBN 88-209-7845-8), p. X, XII, XV, 189
  78. "Embassy Information" Arquivado em 2018-09-10 no Wayback Machine.
  79. "List of Vietnamese Embassies and Consulates abroad" Arquivado em 2007-06-16 na Archive.today, 48th International Mathematical Olympiad, consultado em 28 de abril de 2009.
  80. a b «- Information about Viet Nam - Macedonia relation». Consultado em 26 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 27 de fevereiro de 2017 
  81. «Portugal – Vietname, 500 anos de História – Jornal O Clarim». Oclarim.com.om. Consultado em 21 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 14 de janeiro de 2015 
  82. «Portal das Comunidades Portuguesas». Secomunidades.pt. Consultado em 30 de julho de 2018. Cópia arquivada em 14 de janeiro de 2015 
  83. «Vietnam-Russia traditional ties reach new heights». Embassy of Vietnam in the United States of America. 5 de março de 2001. Consultado em 8 de agosto de 2007 
  84. «Serbia-Vietnam, Bilateral relations». www.mfa.gov.rs. Cópia arquivada em 14 de agosto de 2009 
  85. «- Home Page» 
  86. «Spain – Countries – Office of the Historian». History.state.gov. Consultado em 21 de fevereiro de 2015 
  87. «Political issues of Ukraine and Vietnam - Embassy of Ukraine in the Socialist Republic of Vietnam». Consultado em 11 de agosto de 2014. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2014 
  88. «British Embassy Hanoi». UK.GOV. Consultado em 5 de julho de 2023 
  89. «- Home Page» 
  90. «Vietnam – New Zealand Relations». Wellington: Embassy of the Socialist Republic of Vietnam in New Zealand 

Trabalhos citados[editar | editar código-fonte]

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Amer, Ramses. "Border conflicts between Cambodia and Vietnam." IBRU Boundary and Security Bulletin 5.2 (1997): 80-97 online.
  • Asselin, Pierre. Vietnam's American War: A History. (Cambridge University Press, 2018) online
  • Brown, Frederick Z. "Rapprochement Between Vietnam and the United States." Contemporary Southeast Asia (2010): 317-342 online.
  • Cuong, Nguyen Xuan, e Nguyen Thi Phuong Hoa. "Achievements and Problems in Vietnam: China Relations from 1991 to the Present." China Report 54.3 (2018): 306-324. online
  • Gin, Christopher M. "How China Wins: A Case Study of the 1979 Sino-Vietnamese War" (Army Command And General Staff College Fort Leavenworth KS, 2015) online Arquivado em 2020-03-25 no Wayback Machine.
  • Ha, Lam Thanh, e Nguyen Duc Phuc. "The US-China Trade War: Impact on Vietnam." (2019). online Arquivado em 2022-08-14 no Wayback Machine
  • Hiep, Nguyen Quang. "Vietnam-China trade relations and the effects of the US-China trade war." Business and Economic Research 9.4 (2019): 1-11.
  • Hood, Steven J. Dragons Entangled: Indochina and the China-Vietnam War (ME Sharpe, 1993).
  • Leighton, Marian Kirsch. "Perspectives on the Vietnam-Cambodia border conflict." Asian Survey 18.5 (1978): 448–457. online
  • Levinson, David, e Karen Christensen, eds. Encyclopedia of Modern Asia. (2002) vol 6.
  • Morris, Stephen J. Why Vietnam invaded Cambodia: Political culture and the causes of war (Stanford University Press, 1999).
  • Path, Kosal. "The Duality of Vietnam’s Deference and Resistance to China." Diplomacy & Statecraft 29.3 (2018): 499–521. online
  • Thanh, Luong Ngoc. "Vietnam's Foreign Policy in the post-Cold War Era: Ideology and Reality." (PhD dissertation Hiroshima University 2013) online.
  • Thayer, Carlyle A. "Vietnam in 2013: Domestic contestation and foreign policy success." Southeast Asian Affairs (2014): 355-372 online.
  • Tran, Thi Bich, e Yoichiro Sato. "Vietnam's Post‐Cold War Hedging Strategy: A Changing Mix of Realist and Liberal Ingredients." Asian Politics & Policy 10.1 (2018): 73-99 online.
  • Vuving, Alexander L. "Strategy and evolution of Vietnam's China policy: a changing mixture of pathways." Asian Survey 46.6 (2006): 805-824 online
  • Westad, Odd Arne, e Sophie Quinn-Judge, eds. The third Indochina war: conflict between China, Vietnam and Cambodia, 1972-79 (Routledge, 2006).
  • Womack, Brantly. "Asymmetry and systemic misperception: China, Vietnam and Cambodia during the 1970s." Journal of Strategic Studies 26.2 (2003): 92-119 online.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]