Renato Castellani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Renato Castellani
Nascimento 4 de setembro de 1913
Varigotti
Nacionalidade  Itália
Morte 28 de dezembro de 1985 (72 anos)
Roma
Ocupação Cineasta e roteirista
Festival de Veneza
Leão de Ouro
1954
IMDb: (inglês)

Renato Castellani (Varigotti, Finale Ligure, 4 de setembro de 1913 — Roma, 28 de dezembro de 1985) foi um cineasta e roteirista italiano, representante do movimento cinematográfico neorrealista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Castellani passou sua infância na Argentina, retornando em 1925 à sua terra natal. A partir deste ano, viveu em Milão, onde formou-se em arquitetura. Sua primeira experiência com a indústria cinematográfica foi realizada para a Cineguf, na Lombardia. Logo em seguida, mudou-se para Roma com o desejo de iniciar uma carreira como diretor de cinema.

A experiência como conselheiro militar para as gravações externas do filme Il grande appello, em 1936, permitiu-lhe iniciar em seguida o trabalho de roteirista. Seus primeiros filmes como tal são, no entanto, de pouco interesse. Em 1940, como assistente de direção, teve sua primeira experiência diretamente relacionada à atividade de diretor cinematográfico. No ano seguinte, estreou finalmente na função de cineasta, com o filme Un colpo di pistola, baseado em um conto de Pushkin. Neste filme, no qual Castellani trabalha ainda como ator, já é possível identificar um estilo pessoal de direção.

Os dois filmes seguintes assumiram a forma e o conteúdo do movimento neorrealista italiano. Sob o Sol de Roma (Sotto il sole di Roma), de 1948, forma, ao lado de É Primavera (È primavera...) e Dois Vinténs de Esperança (Due soldi di speranza) – vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes, que à época era o prêmio máximo do festival –, uma trilogia dedicada ao tema da sobrevivência em meio à Segunda Guerra Mundial. Seguindo a estética neorrealista, os três filmes contêm apenas cenas externas e atores não-profissionais ou semi-profissionais. Por incluirem elementos de comédia, no entanto, fundaram um novo estilo, que posteriormente seria chamado pela crítica de neorrealismo rosa.

Nos filmes seguintes Castellani afastou-se do neorrealismo. Seu primeiro filme em cores, Romeu e Julieta (Romeo and Juliet), com Susan Shentall e Laurence Harvey nos papéis principais, conquistou o Leão de Ouro do Festival de Veneza. Il brigante (1961), por sua vez, venceu o prêmio FIPRESCI. Um Verão com Você (Una breve stagione), de 1969, marca a transição para a última fase de sua carreira, em que dedicou-se ao trabalho para a televisão. As realizações mais notáveis deste período são duas mini-séries biográficas, que receberam amplo reconhecimento internacional[1]: A Vida de Leonardo Da Vinci (La vita di Leonardo da Vinci, 1971) e Giuseppe Verdi - Sua Vida, Sua Obra (Verdi, 1982).

Em 1982 Castellani foi agraciado com o prêmio David di Donatello e com prêmio honorário do Festival de Veneza.

Filmografia como diretor[editar | editar código-fonte]

Ano Título original Título no Brasil Título em Portugal
1942 Un colpo di pistola Um Tiro de Pistola
1944 Zazá
1944 L'ombra della montagna
1946 Mio figlio professore Meu Filho Professor
1948 Sotto il sole di Roma Sob o Sol de Roma Sob o Céu de Roma
1950 È primavera... É Primavera É Primavera
1952 Due soldi di speranza Dois Vinténs de Esperança Dois Réis de Esperança
1954 Romeo and Juliet Romeu e Julieta Romeu e Julieta
1957 I sogni nel cassetto No Limiar da Realidade A Morte não é o Fim
1959 Nella città l'inferno Inferno na Cidade As Grades do Inferno
1961 Il brigante
1963 Mare matto Mar Louco
1964 Controsesso, segmento de Una Donna d'affari Contrasenso, segmento de Una Donna d'affari Colapso, segmento de Una Donna d'affari
1964 3 notti d'amore, segmento de La Vedova Três Noites de Amor, segmento de La Vedova
1967 Questi fantasmi Fantasmas à Italiana Dois à Italiana
1969 Una breve stagione Um Verão com Você Aqueles dias contigo
1971 La vita di Leonardo da Vinci (minisérie) A Vida de Leonardo Da Vinci
1978 Il furto della Gioconda
1982 Verdi Giuseppe Verdi - Sua Vida, Sua Obra

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]

  1. Roberto Poppi: Dizionario del cinema italiano, I registi, Gremese 2002, S. 98/99