Reversi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Reversi é um jogo de tabuleiro de estratégia para dois jogadores, jogado em um tabuleiro 8 × 8, normalmente da cor verde. Há sessenta e quatro peças de jogo idênticas chamadas discos, que são claras de um lado e escuras do outro. Os jogadores se revezam colocando peças no tabuleiro com a cor atribuída voltada para cima. Durante uma jogada, quaisquer peças da cor do adversário que estejam em linha reta (horizontal, vertical ou diagonal) e limitados pelo disco acabado de colocar e outro disco da cor do jogador atual serão revertidos (viradas) à cor do jogador atual. Consulte as regras completas na página da Federação Brasileira de Othello

Torneios[editar | editar código-fonte]

A Federação Brasileira de Othelo (filiada a World Othello Federation) é a responsável pela divulgação e organização de torneios no Brasil. O Campeonato Brasileiro de Othello é o jogo mais importante e é disputado desde 2007. No primeiro ano, em 2007, o jogador argentino Daniel Olivares foi convidado e foi o campeão daquele ano, e nos anos seguintes ele foi disputado somente por jogadores do Brasil, com exceção da presença de Ismael Rodrigues, do Uruguai, em 2012.

Campeonato brasileiro de Othello (Reversi) - Federação Brasileira de Othello
Ano Campeã(o) País
2007 Daniel Olivares Argentina
2008 Lucas Cherem Brasil
2009 Henrique Oliveira Brasil
2010 Lucas Cherem Brasil
2011 Fabrício Silva Brasil
2012 Fabrício Silva Brasil
2013 Lucas Cherem Brasil
2014 Fabrício Silva Brasil
2015 Daniel Dantas Brasil
2016 Fabrício Silva Brasil
2017 Gabriel Marden Brasil
2018 Fabrício Silva Brasil

Outro torneio realizado pela FBO é a Copa de Othello, que teve a sua primeira edição organizada em Nova Odessa em 28 de novembro de 2015. Vitor Paié Correia foi o campeão, o torneio contou com a participação de 20 jogadores.

A II Copa de Othello foi disputada no Clube da Melhor Idade de Nova Odessa. Kauana Aguiar e Emerson Pimenta foram os campeões. Participaram deste torneio 24 jogadores.

A terceira edição da Copa Othello (Reversi) foi disputada por 23 jogadores no salão de eventos da Paróquia São Jorge, na cidade de Nova Odessa, no sábado dia 20 de fevereiro de 2016. Jesualdo Túbero, Vitor Paié Correia, Gleber Antônio Ribeiro e Ketlyn Pimenta foram os melhores em cada categoria.

Copa de Othello (Reversi) - Federação Brasileira de Othello
Data Local Campeão Vice Terceiro Jogadores
28/11/2015 Nova Odessa - SP Vitor Paié Correia Moisés Correia Jr. João Carlos Martins 20
24/01/2016 Nova Odessa - SP Emerson Pimenta Kauana Aguiar Teixeira Jesualdo Tubero 24
20/02/2016 Nova Odessa - SP Jesualdo Tubero Vitor Paié Correia Ketlyn Pimenta 23

Links[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.