Reversi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Reversi é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, disputado em um tabuleiro 8x8 com 64 discos que possui uma cor escura em um dos lados da face e no outro uma cor clara,cujo o objetivo é ficar com mais peças da sua cor no tabuleiro ao final do jogo. A partida começa com 4 peças no centro do tabuleiro, duas brancas e duas pretas, sendo sempre as brancas na grande diagonal a1-h8. O jogador com as pretas começa a partida colocando uma peça em uma das quatro opções possíveis.

Suas origens se situam na Inglaterra, no século XIX onde os londrinos Lewis Waterman e John W. Mollett comercializaram em 1880, cada um, jogos com regras parecidas.

Em 1971 o japonês Goro Hasegawa mudou as regras do jogo e o registrou como Othello ®, inspirado na obra de Shakespeare de mesmo nome. A Grow fabricou o jogo no Brasil. Atualmente ele é fabricado em madeira pela Mitra.

Regras[editar | editar código-fonte]

No Othello, assim como no Reversi, é usado um tabuleiro com 8 linhas e 8 colunas com 64 fichas idênticas, redondas, brancas por um lado e pretas pelo outro (ou outras cores). O objetivo é cercar as peças do adversário de um lado e de outro e virá-las para sua cor. O jogo termina quando se completa as 64 casas do tabuleiro ou quando não é mais possível virar as peças. O vencedor é quem termina com mais peças de sua cor.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.