Rio Kura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kura
MtskhetaMtkvariAragvi.jpg

Confluência dos rios Aragvi e Mtkvari (Kura).

Kurarivermap.jpg

Mapa da região do rio Kura, indicando a sua bacia

Localização
Continente
Países
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
1 515 km
Hidrografia
Tipo
Área da bacia
198 300 km²
Países da
bacia hidrográfica
Nascente
Altitude da nascente
2 740 m
Afluentes
principais
Greater Liakhvi River (en), Ksani (en), Aragvi River (en), Alazani (en), Iori River (en), Turyan (en), Rio Khrami, Aghstafa River (en), Shamkirchay (en), Rio Arax, Vere River (en), Q16386275, Q12840609, Q13054986, Q21210693, Q21210976, Posof Çayı (d), Tartar river (en), Q3814894, Lekhura (d), Qarqar River (en), Algeti River (en), Girdimançay (d), Q4367703, Kürəkçay (en), Q16401972, Dzegamchay (d), Dzhagirchay (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Afluentes
esquerda
Afluentes
direita
Caudal médio
443 m³/s
Foz
Altitude da foz
-26 m

O rio Kura (em turco: Kura, em georgiano: მტკვარი - Mtkvari, em azeri: Kür) é um rio que percorre as montanhas do Cáucaso. Nasce na parte oriental da Turquia e flui em direção à Geórgia até chegar ao Azerbaijão percorrendo 1515 km até desaguar no Mar Cáspio.

O nome de Kura provem de Kúrosh, que é a pronúncia persa do nome do rei persa Ciro, o Grande. Em documentos antigos encontrados no ocidente, o nome do rio era "Ciro".

O nome do Kura na língua georgiana significa «o lento». O nome de Kura foi adotado em primeiro lugar por cartógrafos russos e depois pelo resto dos europeus.

Antes era navegável até Tiblisi', na Geórgia, mas na atualidade é muito menos profundo, já que há várias barragens hidroelétricas que têm afetado o seu curso. O rio está moderadamente contaminado devido aos centros industriais de Tiblissi e Rustavi, na Geórgia.

Não deve ser confundido com o rio Kur, que se encontra perto de Kursk, na Rússia.

Banha as cidades de Khashuri, Gori, Tbilisi, Rustavi, Mingacevir, Zardab, Sabirabad e Neftçala.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.