Roberto Duailibi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Roberto Duailibi (Campo Grande, 8 de outubro de 1935) é um publicitário brasileiro.


Formado pela Escola de Propaganda de São Paulo em 1956, Roberto Duailibi é um dos principais publicitários brasileiros. Iniciou sua carreira em 1952, na Colgate - Palmolive. A partir de 1956 trabalhou como redator em agências como CIN - Companhia de Incremento de Negócios (atual Leo Burnett Publicidade Ltda), JWT, McCann Ericson e na Standard Propaganda (Atual Ogilvy & Mather), onde foi vice-presidente de criação. Em 1968 associou-se a José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti na formação da DPZ , uma das maiores e mais premiadas agências publicitárias do país. Eleito "Publicitário do Ano" em 1969, no Prêmio Colunistas.

Além de reconhecido e premiado como publicitário, Roberto Duailibi é escritor, professor e um dos mais requisitados palestrantes brasileiros. Foi professor e diretor de cursos da atual ESPM de São Paulo e é o decano do Conselho da Instituição. Também foi professor de Criação na ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP - Universidade de São Paulo. Foi presidente, por duas gestões, da ABAP -Associação Brasileira das Agências de Publicidade. É Conselheiro da Fundação Bienal de São Paulo, do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo e Presidente da FUNCEB - Fundação Cultural Exército Brasileiro.

É autor de diversos livros, entre eles Criatividade & Marketing, com Harry Simonsen Jr. que apresentou o conceito de régua heurística e a importância de seguir métodos que favoreçam à criatividade em todos os segmentos da empresa. Além do Criatividade & Marketing obteve muito sucesso com o lançamento de suas coleções de citações, inicialmente chamadas Phrase Book. Em 2005, publicou Cartas a um Jovem Publicitário, destinado a jovens na profissão.Em 2008 publicou com Marina Pechlivanis a coleção Idéias Poderosas, com seleções temáticas de citações em formato pocket e lançou a nova edição do Criatividade & Marketing, com a versão digital da Régua Heurística.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Criatividade & Marketing , Roberto Duailibi & Harry Simonsen Jr. Editora M Books, 2008.
  • Idéias Poderosas - Felicidade , Roberto Duailibi e Marina Pechlivanis. Editora Elsevier, 2008.
  • Idéias Poderosas - Inteligência , Roberto Duailibi e Marina Pechlivanis. Editora Elsevier, 2008.
  • Idéias Poderosas - Negócios, Roberto Duailibi e Marina Pechlivanis, Editora Elsevier, 2008
  • Cartas a um jovem publicitário . Editora Campus, 2005.
  • Duailibi Essencial , Roberto Duailibi e Marina Pechlivanis, Editora Campus, 2005.
  • Duailibi das Citações, Editora Arx, 2000.
  • Licensing, Editora M.Books.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

DUAILIBI, Roberto. Cartas a um jovem publicítário. Editora Campus, São Paulo, 2005.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

http://www.dpz.com.br . Site da agência de publicidade, com sua história e ícones da publicidade brasileira. Acessado em 13 de janeiro de 2009.

http://www.facasper.com.br/pp/site/historia/index.php. Site da Faculdade Cásper Líbero, com informações sobre a história da propaganda brasileira. Acessado em 13 de janeiro de 2009.