Robyn Regehr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robyn Regehr
RobynRegehrAfterShift.jpg
Informações pessoais
Nome completo Robyn Regehr
Data de nasc. 19 de Abril de 1980 (34 anos)
Local de nasc. Recife, PE, Brasil
Apelido Rob
Informações profissionais
Posição Defensor

Robyn Regehr (Recife, 19 de abril de 1980) é um jogador de hóquei no gelo canadense nascido no Brasil. Atualmente defende o Los Angeles Kings.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Robyn nasceu na capital pernambucana, filho de missionários canadenses, em 1980. Porém, ainda com poucos meses, seus pais se mudaram para a Indonésia, vivendo no país por pouco tempo para depois retornar ao Canadá, mais precisamente para a cidade de Rosthern, na província de Saskatchewan. Seu irmão, Richie Regehr, também joga regularmente pelo Calgary, sendo este nascido na Indonésia. Apesar de ser o único jogador atualmente na NHL nascido no Brasil, Robyn não fala português e tem pouquíssimas ligações com seu país de nascimento.

Em 1999 Robyn envolveu-se em um acidente automobilístico em que morreram duas pessoas do outro carro envolvido, enquanto Regehr fraturou as duas tíbias. Ele entrou para um programa de reabilitação por contra própria e, devido a esse fato, jogou apenas 58 partidas na temporada 1999-2000. Robyn já fazia parte do elenco dos Flames em 2003-04, quando o time conquistou o título da Conferência Oeste. Em abril de 2008, no último jogo da temporada, seu time goleou o rival Vancouver Canucks por 7 a 1, fazendo com que a estrela do Vancouver na época, Trevor Linden, especulasse encerrar a carreira. Ao final da partida, os jogadores do Flames, liderados por Regehr e Jarome Iginla, enfileiraram-se no centro do rinque de gelo para cumprimentar Linden com um aperto de mão pela brilhante carreira.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Selecionado com a 19.ª escolha do recrutamento pelo Colorado Avalanche, foi envolvido em uma troca por vários jogadores, indo parar nos Flames. Sua boa atuação na temporada de 2003-04 fez com que fosse convocado, como um dos mais jovens da história, para a seleção canadense, fazendo parte do time que venceu a Copa do Mundo de Hóquei 2004. Também fora convocado para o time nacional do Canadá para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, realizados em Turim, Itália. Robyn já atuou várias vezes como capitão do Calgary Flames, devido a suas características de liderança, força e seriedade na defesa do time.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]