Rocha Leão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rocha Leão é um distrito do município brasileiro de Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Criado em 2003, o distrito apresenta um clima ameno e com ventos relativamente fortes. Sua sede fica às margens da BR-101, e é cercada pela Reserva Biológica União (Rebio União)[1] e pelas serras do Pote, da Careta e do Segredo. O distrito é bastante urbanizado e tem um índice de favelização pequeno. Também possui ligação por linhas de ônibus e vans com Rio Bonito, Casimiro de Abreu e Macaé, no eixo da BR-101.

O distrito de Rocha Leão possui pontos turísticos como a Rebio (ecoturismo) e a estação ferroviária (turismo histórico).

Estação ferroviária[editar | editar código-fonte]

A estação ferroviária de Rocha Leão foi inaugurada, em 1888, então com o nome de União.[2]

O prédio é hoje um Centro Ferroviário de Cultura. Foi erguido por escravos, com paredes de blocos de pedra bruta e cobertura de telhas francesas de Marseille de 1877. Em agosto de 1999, após sua restauração, foi inaugurado um espaço cultural que inclui um museu ferroviário com exposição de peças e documentos da Estrada de Ferro Leopoldina, biblioteca e sala de exposições onde acontecem oficinas e cursos de arte.

Situada no centro de Rocha Leão, a centenária estação faz parte da linha que liga Barão de Mauá à Vitória, que era responsável pelo transporte dos produtos da região, tais como: café, cana-de-açúcar, banana, mandioca e outras mercadorias. Àquela época, pela estação passavam os trens expresso, o noturno, o misto de passageiros, a Litorina e o Rápido. Em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, eles transportavam os soldados vindos do Rio de Janeiro.

A estação era movimentada por um comércio abundante no tempo do café. Os velhos trilhos eram os responsáveis pelo escoamento dos produtos e base da economia, à época. Traziam também visitantes ilustres, normalmente recebidos pelo sr. Henrique Sarzedas, que veio, em 1901, aos oito anos de idade, acompanhando o pai que fixou residência em Rocha Leão.

Em Rocha Leão também se encontra a comunidade católica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada logo acima da estação ferroviária e atendida pela Paróquia São Benedito de Rio das Ostras.

Acampamento Nelson Mandela[editar | editar código-fonte]

O Acampamento Nelson Mandela, localizado às margens da BR-101, na localidade de Rocha Leão, município de Rio das Ostras, estado do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em meados do fim de 2013, quando 25 famílias se estabeleceram no local. Ao longo dos anos, o acampamento cresceu significativamente, e entre 2014 e 2018, alcançou a marca de 200 famílias acampadas, todas vinculadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

Durante esse período, os trabalhadores rurais do Acampamento Nelson Mandela dedicaram seus esforços à luta pela declaração de um latifúndio próximo à BR-101 como área passível de reforma agrária pela justiça. A busca pelo assentamento dessas famílias era uma demanda urgente, e o papel do Governo federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), era essencial nesse processo.

No entanto, entre 2018 e 2019, o acampamento enfrentou um período turbulento, sendo encerrado devido a conflitos territoriais envolvendo grileiros. Essas disputas por terras colocaram em risco a estabilidade das famílias que lutavam pela reforma agrária. O Acampamento Nelson Mandela, mesmo temporariamente encerrado, deixou um legado de resistência e persistência na busca por justiça e igualdade no acesso à terra para os trabalhadores rurais associados à CONTAG.

As famílias acampadas no Acampamento Nelson Mandela vieram do Acampamento Osvaldo de Oliveira que pertencia ao MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra entre os anos de 2010 a 2013, que enfrentou despejos através de ações de reintegração de posse na justiça. Localizado inicialmente na região serrana, passando pelo trevo de Macaé e chegando à ferrovia na localidade de Califórnia, no distrito de Cantagalo, Rio das Ostras/RJ. o Acampamento Osvaldo de Oliveira teve uma trajetória marcada por desafios legais, contribuindo para a compreensão da complexidade das questões fundiárias e a luta persistente por justiça social na região.

Referências

  1. https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/mata-atlantica/lista-de-ucs/rebio-uniao
  2. Giesbrecht, Ralph Mennucci (28 de setembro de 2014). «Rocha Leão». Estações ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro. Consultado em 7 de agosto de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.