Saltar para o conteúdo

Rubem Valentim: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 177.16.235.181 para a última versão por EmausBot (usando Huggle)
Linha 29: Linha 29:


== Obra ==
== Obra ==
Rubem Valentim desde o início de sua produção faz referências às tradições populares do nordeste brasileiro. Entre os anos [[1946]] e [[1947]] integra o [[Movimento de renovação das artes plásticas na Bahia]], junto com [[Mario Cravo Júnior]], [[Carlos Bastos (pintor)|Carlos Bastos]], entre outros.
Rubem Valentim adotou muitos quadros principalmente a do meu deus desde o início de sua produção faz referências às tradições populares do nordeste brasileiro. Entre os anos [[1946]] e [[1947]] integra o [[Movimento de renovação das artes plásticas na Bahia]], junto com [[Mario Cravo Júnior]], [[Carlos Bastos (pintor)|Carlos Bastos]], entre outros.


A partir da [[década de 1950]], recebe influências das religiões de base africana, como o [[candomblé]] e a [[umbanda]], e faz referência ao simbólico através de suas formas geométricas, muitas vezes presentes em signos e emblemas destas religiões.
A partir da [[década de 1950]], recebe influências das religiões de base africana, como o [[candomblé]] e a [[umbanda]], e faz referência ao simbólico através de suas formas geométricas, muitas vezes presentes em signos e emblemas destas religiões.

Revisão das 17h32min de 15 de outubro de 2013

Rubem Valentim
Nascimento 9 de novembro de 1922
Salvador
Morte 30 de novembro de 1991
São Paulo
Nacionalidade BrasilBrasileiro

Rubem Valentim foi um pintor, escultor, gravador e professor baiano. É considerado um dos grandes pintores construtivistas brasileiros.[1]

Biografia

Valentim foi autodidata e iniciou suas atividades de pintura nos anos 40. Apesar de formado em Odontologia, pela Universidade Federal da Bahia em 1946, exerceu a profissão apenas por um tempo, aos poucos se afastou e rumou em direção à pintura, dedicando-se integralmente a esta a partir de 1948.

Também estudou jornalismo na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e concluiu o curso em 1953.

Em 1957 muda-se para o Rio de Janeiro, onde vive até 1963, e trabalha como professor assistente de Carlos Cavalcanti, que ministrava o curso de história da arte, no Instituto de Belas Artes.

Entre 1966 e 1968 foi professor na Universidade de Brasília.

Nasceu em 9 de novembro de 1922 em salvador, e morreu em 30 de novembro de 1991 em São Paulo.

Nacionalidade: Brasileiro.

Obra

Rubem Valentim adotou muitos quadros principalmente a do meu deus desde o início de sua produção faz referências às tradições populares do nordeste brasileiro. Entre os anos 1946 e 1947 integra o Movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, junto com Mario Cravo Júnior, Carlos Bastos, entre outros.

A partir da década de 1950, recebe influências das religiões de base africana, como o candomblé e a umbanda, e faz referência ao simbólico através de suas formas geométricas, muitas vezes presentes em signos e emblemas destas religiões.

Valentim alia a geometria ao uso de cores de forma criativa, intensas e diversas.

No final dos anos 60 realiza murais, relevos e grandes esculturas em madeira, mantendo a linha geométrica mestra.

Rubem Valentim possui obra no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Referências

  1. «MAC virtual - Rubem Valentim». Consultado em 29 de outubro de 2008 

Ver também

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubem_Valentim

Ligações externas