Ruby Felisbino Medeiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ruby Felisbino Medeiros
Nascimento 31 de agosto de 1924 (96 anos)
Caxias do Sul
Morte 31 de agosto de 2011
Porto Alegre

Ruby Felisbino Medeiros (Caxias do Sul, 31 de agosto de 1924) filho de Acelino Luiz de Medeiros e Mathilde Gadermann, foi médico, professor, escritor e pesquisador de ficção científica brasileiro. Editou desde 1991 o fanzine Notícias... do Fim do Nada. Faleceu em 31 de agosto de 2011, curiosamente no dia de seu aniversário.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Formado em ciências contábeis e medicina (turma de 1950 da UFRGS),[1] o Dr. Ruby (como é mais conhecido entre os fãs de FC), começou a editar fanzines ainda na década de 1950. Foi o criador de um dos primeiros fanzines dedicados à ecologia, o Jornaleco, das "Patrulhas do Verde" de Porto Alegre.

Em 1991, inspirado pela leitura de Project Pope, de Clifford D. Simak, criou um fanzine de FC intitulado Notícias… do Fim do Nada (o Dr. Ruby compara Porto Alegre, onde reside, ao "Fim do Nada" do romance de Simak, um planeta distante da civilização e onde livros demoram meses para chegar).

O Dr. Ruby também publicou um extenso catálogo com autores e obras de ficção científica publicadas em português no Brasil.

Obra[editar | editar código-fonte]

  • Índice de contos de ficção científica e fantástico. Porto Alegre: Laboratório-Escola de Ficção Científica Robert A. Heinlein, 1999.

Referências

  1. «Formados - Medicina em UFRGS.» 🔗. Consultado em 4 de julho de 2007.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.