SEAT Ibiza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
SEAT Ibiza
Visão Geral
Produção 1984 — presente
Fabricante SEAT, Grupo Volkswagen
Modelo
Classe Pequeno
Carroceria Hatch
Designer Giorgetto Giugiaro
Modelos relacionados Volkswagen Polo
Skoda Fabia

O SEAT Ibiza é um veículo hatchback produzido pela marca espanhola SEAT desde 1984. É o modelo mais vendido da SEAT.[1] O nome provém da ilha espanhola de Ibiza, e o seu uso neste modelo foi o segundo da marca a ter um nome oriundo de uma cidade espanhola, a seguir ao SEAT Ronda. Foi mostrado no Salão Automóvel de Paris em 1984 como o primeiro carro desenvolvido pela SEAT como uma marca independente, apesar de ter sido desenhado pela SEAT em colaboração com outras companhias bem conhecidas, tais como a Italdesign, Karmann e Porsche.[1] Desde a segunda geração que a SEAT faz parte da grupo alemão Volkswagen, e todas as gerações do Ibiza, bem como os restantes modelos da SEAT, foram construídos nas plataformas do grupo Volkswagen e com peças e tecnologias deste. O Ibiza conta atualmente com 5 gerações.

As versões vendidas em Portugal, desde 2005, eram 1.4 16V em versões de Reference e de Stylance, de cinco-portas de 1.6 16V Reference, de três-portas 1.6 Sport e 1.9 TDi Reference e em versões Stylance. O Ibiza teve bastantes vendas em Portugal. Em 2008 foi lançada uma nova versão do Seat Ibiza. Foi considerado, pelos eleitores espanhóis, como o carro do ano 2009, tendo ganho também, na Alemanha, o famoso prémio Golden Steering Wheel, e Na Holanda arrecadou o prémio de carro compacto do ano.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b «A success story spanning 25 years». SEAT media center. 5 de julho de 2009. Arquivado do original em 19 de julho de 2011