Eric Saade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Saade Vol. 1)
Eric Saade
Eric Saade
Informação geral
Nome completo Eric Khaled Saade
Nascimento 29 de outubro de 1990 (33 anos)
Origem Kattarp, Helsingborg
País  Suécia
Gênero(s) Pop, Dance, Dance-pop, Electro-pop
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 2007 - atualmente
Gravadora(s) Roxy Recordings
Afiliação(ões) What's Up!, J-Son e Dev
Página oficial Official Website

Eric Khaled Saade (mais conhecido por Eric Saade) é um cantor e apresentador sueco, nascido a 29 de outubro de 1990, na vila de Kattarp, Helsingborg, Suécia.[1] Filho de mãe sueca e pai libanês, a música foi desde cedo a sua paixão. Começou a sua carreira em 2007, como membro da boysband 'What's Up', que acabaria por abandonar em 2009 para começar a sua carreira a solo.

Em 2011 representou o seu país no Festival Eurovisão da Canção, tendo sido inclusive um dos favoritos à vitória, contudo, acabou na 3ª posição desse mesmo concurso. Atualmente é um dos cantores mais requisitados da Suécia e conta com inúmeros fãs espalhados a nível mundial.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos 15 anos participou no “Joker” (actualmente Popkorn), um concurso televisivo de talentos, donde saiu vencedor. Conseguiu ainda o seu primeiro contrato com uma gravadora onde fez um CD; mas o seu sucesso só viria a ser alcançado aos 17 anos depois de ter formado uma boyband chamada “What’s Up” com mais três rapazes. Eric e os “What’s Up” dobraram e gravaram a banda sonora do filme “Camp Rock” para sueco, em que Eric fazia a voz de Shane Gray, papel interpretado por Joe Jonas. A 26 de Fevereiro de 2009, Eric anunciou a saída da banda para iniciar a sua carreira a solo. Eric foi anfitrião do “Disney Channel”, onde chegou a entrevistar Zac Efron e Vanessa Hudgens na sua visita à Suécia. Foi cara da campanha “Friends for change”, também na Disney Channel Escandinávia. Foi também anfitrião no “My Camp Rock” no Outono de 2009. A 24 de Agosto de 2009 assinou um contrato com a editora discográfica Roxy Recordigs com a qual lançou o seu 1º single, Sleepless, que conta também com um videoclipe.

Eric Saade no Melodifestivalen 2010 com a música "Manboy".

A Fevereiro de 2010 participou pela 1ª vez no Melodifestivalen (programa sueco que seleciona a voz para a Eurovisão) com a música “Manboy”, com a qual terminou na 3ª posição. Como não ganhou, apresentou os votos da Suécia na Eurovisão. Em Maio desse mesmo ano lançou o seu 1º álbum a solo, intitulado de “Masquerade” que ficou em 2º lugar dos rankings da Suécia. Esse álbum conta com os singles “Sleepless”, “Manboy” e “Break of Dawn”. Durante o Verão de 2010, Eric visitou 30 cidades na Suécia com a sua própria tournée “Masquerade Tour”. No Inverno de 2010 teve a oportunidade de ter o seu próprio programa de televisão, como título de “Jul Med Eric Saade” (Natal com Eric Saade), também no Disney Channel.

Ficheiro:EricSaadeEUR1.jpg
Eric Saade na 2ª Semi-final do Festival Eurovisão da Canção com a música "Popular".

Em Fevereiro de 2011 voltou ao Melodifestivalen, desta vez com a música “Popular”, que foi escolhida para representar a Suécia. A 12 de Maio deu-se a 2ª semi-final da Eurovisão de 2011, em Düsseldorf, Alemanha. Nessa mesma semi-final Eric acabou em 1º lugar, qualificando-se para a final a 14 de Maio de 2011. Apesar de ser um dos favoritos à vitória, ficou em 3º lugar; a classificação mais alta da Suécia desde 2000. No mesmo ano, após o seu percurso na Eurovisão, lançou o seu segundo álbum de originais, “Saade Vol.1”, a 29 de Junho, totalmente composto por si e pela sua equipa de compositores. Deste álbum fazem parte os singles “Still Loving it”, que foi usado para a promoção do disco; “Popular” e “Hearts in the Air” ft. J-son, que conta com um videoclipe. Enquanto fazia a tournée de promoção “Made of Pop” por toda a Suécia, para este mesmo álbum, Eric continuava a compor e a gravar o seu terceiro álbum de originais, “Saade Vol.2”. Este álbum foi lançado a 30 de Novembro e conta com o single “Hotter than Fire” com a participação da cantora Norte-americana Dev. Para este single Eric também gravou um videoclipe.

Recentemente, em 2012, realizou a turnê “Pop Explosion”. Todas as suas turnês foram realizadas na Suécia, mas Eric planeia proximamente fazer uma tournée pela Europa, para assim começar a realizar o seu sonho de uma carreira internacional. Também recentemente gravou o single “Imagine” em parceria com a cantora norueguesa Tone Damli, que foi lançado a 27 de Abril de 2012, "Miss Unknown" e "Marching (In The Name Of Love", ambos lançados a 24 de Outubro de 2012.

Nas suas actuações, Eric não é apenas um cantor, mas também um enterteiner, pois gosta de entreter o público com coreografias bem trabalhadas com bailarinos e de surpreender com elementos de palco que se enquadram perfeitamente nas suas músicas.

No dia 24 de abril de 2013, Eric Saade lançou "Coming Home", o primeiro single de seu quarto álbum de estúdio, chamado "Forgive Me". A canção, com elementos fortes já conhecidos da era Masquerade, trouxe de volta as lembranças de onde tudo começou. Em uma postagem em seu site oficial, Eric Saade contou que o seu novo álbum seria mais pessoal e honesto, com um som diferente do que ele vem fazendo desde o Saade vol. 1.
Além do novo álbum, Saade anunciou a sua mais nova turnê que irá começar em maio e passará pela Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia. As datas serão divulgadas em breve no site do 2Entertain. O álbum "Forgive Me", será lançado no verão suéco e ainda não teve o seu tracklist divulgado.


Álbuns[editar | editar código-fonte]


EP[editar | editar código-fonte]


Singles[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «Så ska Eric Saade bli en ny superstjärna - DET HÄR ÄR ERIC SAADE:». Consultado em 20 de maio de 2021. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Eric Saade