Sachin Tendulkar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sachin Tendulkar
Nascimento 24 de abril de 1973 (46 anos)
Bombaim
Cidadania Índia
Estatura 166 centímetros
Ocupação jogador de críquete, político
Prêmios Prêmio Arjuna, Wisden Cricketer do Ano, Bharat Ratna, Padma Shri nos esportes, Padma Vibhushan, People's Choice Awards
Religião Hinduísmo

Sachin Ramesh Tendulkar (24 de abril de 1973) é um jogador de críquete da Índia.[1]

Apelidado The Little Master, é muitas vezes listado como um dos melhores batedores da história do críquete e bateu, ao longo da carreira, numerosos recordes do mundo significativos para esse desporto. Estreou como first-class cricket na equipa de Bombaim aos 15 anos de idade, antes de ser selecionado pela primeira vez para a seleção de críquete da Índia, em 1989.

Em 1998 ultrapassou o melhor total de centuries reunidos em One-day International (ODI). Em 2000 passou a deter o recorde do maior número de corridas no jogo. Em test-matchs, bateu as melhores marcas equivalentes em 2005 e 2008[note 1]. Conseguiu em 2010 o mais alto score individual em ODI, com 200 corridas, recorde que manteve até 2011, quando foi batido por Virender Sehwag.</ref>.

Diversos contratos publicitários fizeram dele o jogador de críquete mais rico do mundo. Retirou-se em 2013.

Referências

Cricket pictogram.svg Este artigo sobre um(a) jogador(a) de críquete, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Erro de citação: Existem elementos <ref> para um grupo chamado "note", mas não foi encontrado nenhum <references group="note"/> correspondente (ou falta um elemento de fecho </ref>)