Saltar para o conteúdo

Salada de Frutas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 31: Linha 31:
Após a falta de sucesso comercial do último álbum e a fraca adesão aos concertos da digressão correspondente, o grupo oficializa a sua dissolução.
Após a falta de sucesso comercial do último álbum e a fraca adesão aos concertos da digressão correspondente, o grupo oficializa a sua dissolução.


mistura de frutas
== Discografia ==
=== Lp's ===
* [[Sem Açúcar]] - (Rossil, [[1980]])
* [[Se Cá Nevasse]] - (Edisom, [[1981]])
* [[Crime Perfeito]] – Com o nome de '''Salada''' - (Edisom, [[1982]])

=== Singles ===
* Como Se Eu Fosse Tua - (Rossil, [[1980]])
* Robot/Armagedom - (Edisom, [[1981]])
* Se Cá Nevasse…/Namaptess - (Edisom, [[1982]])

=== Máxi ===
* Los Bandidos (Chica) - (Edisom, [[1983]])


== Referências ==
== Referências ==

Revisão das 22h06min de 4 de abril de 2012

Salada de Frutas
Informação geral
País Portugal Portugal
Gênero(s) Pop
Rock Progressivo
Período em atividade 1980 a 1983
Gravadora(s) Rossil
Edisom
Integrantes Lena d'Água (Voz)
Luís Pedro Fonseca (Teclas e voz)
Zé da Ponte (Baixo, guitarras e voz)
Zé Carrapa (Guitarra)
Guilherme Inês (Bateria, percussões, guitarra acústica e teclas)
Carlos Pereira (Voz)
Zé Nabo (Voz, Guitarras e baixo)
Quico (Teclas)

Os Salada de Frutas, foram uma das primeiras bandas surgidas com o boom do rock em Portugal do início dos anos 1980.

Biografia

Em Setembro de 1980 Lena d'Água (ex-Beatnicks), Luís Pedro Fonseca (ex-Chinchilas) e Zé da Ponte (ex-Saga), formam o grupo Salada de Frutas. Pouco tempo depois, lançam através da editora discográfica Rossil, o álbum Sem Açúcar.

A vocalista Lena d'Água, marcou a diferença desde o início, pontuando com a sua voz, as sonoridades híbridas, com alusões ao rock experimental anglo-saxónico dos anos 1960 que dominavam o álbum. Nesse primeiro trabalho, podemos escutar faixas como Shui de Shock, Bolonha e Como Se Eu Fosse Tua. Os outros dois elementos também fazem a voz principal em alguns dos temas do álbum. Aparecem como músicos convidados nesse disco, Guilherme Inês e Zé Carrapa (José Moz Carrapa), que posteriormente, se tornariam membros efectivos da banda,[1] e nos sopros Rui Cardoso.

Em 1981 o grupo lança o single Robot, um mega-sucesso que venderia mais de 30 mil exemplares. Foi uma das canções a ser caricaturada por Tony Silva.[2]

Em Setembro desse ano, após a actuação dos Salada de Frutas na Festa do Avante, Zé da Ponte e outros elementos da banda decidiram dispensar Lena d'Água de forma unilateral e algo polémica, alegando que ela não tinha capacidades para integrar uma banda Rock.[1] Luís Pedro Fonseca e Lena d'água abandonam o grupo para criar a Banda Atlântida que a acompanharia na carreira a solo que então iniciou. Ainda durante a Festa do Avante, Carlos Pereira (ex-Chinchilas) juntou-se à banda como vocalista, entrando também na mesma altura Zé Nabo, saído da banda de Rui Veloso.[3]

Ainda antes do final do ano, partem para a Holanda, para gravar o segundo álbum da banda, que foi lançado pela Edisom. Zé Nabo assumiu a voz principal, por Carlos Pereira se ter afastado devido a incompatibilidades profissionais, e entrou Quico Serrano para as teclas.[4] Foi com esta formação que é lançado o segundo disco da banda, Se Cá Nevasse. Zé Nabo, habitualmente baixista, toca guitarras em várias faixas alternando com Zé da Ponte, e o baterista Guilherme Inês toca guitarra e teclas no tema "Moçoila". A cantora Né Ladeiras acrescenta vozes num dos temas. Em algumas letras encontramos a colaboração de Carlos Tê, Carlos Pereira, Mario Zambujal, Ana Bola e Zé Correia.

Neste álbum, que alcançou algum sucesso, podemos escutar temas como Se Cá Nevasse…, Namaptess e Histórias (Campanha Orquestrada). A nova sonoridade da banda deveu-se em parte a Ton Van Der Bremmer, produtor dos estúdios holandeses Wisseloord Studios, onde o álbum foi gravado.

Em 1982 o grupo deixa de ser Salada de Frutas para se transformar apenas em Salada, nome que apresenta no seu último trabalho de estúdio, Crime Perfeito. Apresentam aqui um som mais elaborado e experimental abandonando os temas mais comerciais. No entanto, devido às suas características vanguardistas, transforma-se num flop comercial.

Após a falta de sucesso comercial do último álbum e a fraca adesão aos concertos da digressão correspondente, o grupo oficializa a sua dissolução.

mistura de frutas

Referências

Notas
  1. a b SPA. «Zé Carrapa» 
  2. Tony Silva, é um personagem criado pelo humorista português Herman José, surgido pela primeira vez no programa da RTP1 O Passeio dos Alegres de Júlio Isidro (1981) e posteriormente, num programa da RTP1 do próprio Herman José, "O Tal Canal" (1983)
  3. «salada de Frutas». Cotonete. Consultado em 6 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Salada de Frutas». anos 1980. Consultado em 6 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Bibliografia
  • TV-Guia, 1982
Videografia

Ligações externas

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.