Saltar para o conteúdo

Sant'Antonio Abate all'Esquilino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santo Antônio Abade no Esquilino
Sant'Antonio Abate all’Esquilino
Sant'Antonio Abate all'Esquilino
Fachada
Tipo igreja paroquial
Fim da construção 1308
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração século V
Página oficial Site oficial
Geografia
País Itália
Localização Rione Esquilino
Região Roma
Coordenadas 41° 53′ 49″ N, 12° 30′ 02″ L
Mapa
Localização em mapa dinâmico

Sant'Antonio Abate all’Esquilino ou Igreja de Santo Antônio Abade no Esquilino é uma igreja de Roma, Itália, localizada na Via Carlo Alberto, no rione Esquilino, perto da Basílica de Santa Maria Maior. É dedicada a Santo Antônio Abade, conhecido em português como Santo Antão, e a igreja nacional em Roma da comunidade católica russa na cidade.

Ícone de Santa Teresinha na igreja.[1]

A igreja foi construída em 1308 para servir a um antigo hospital, construído na segunda metade do século XVIII para os que sofriam do "fogo de Santo Antão". Ela substituiu uma antiga igreja do século V conhecida como Sant'Andrea Catabarbara. Em 1481, foi reconstruída por ordem do papa Sisto IV. Em 1583, Domenico Fontana construiu ali uma capela dedicada a Santa Teresa (agora rededicada aos santos irmãos Cirilo e Metódio). Em 1585, Nicolò Circignani pintou os afrescos no interior da cúpula.

A igreja foi redesenhada internamente no século XVIII, mas acabou abandonada logo depois da unificação da Itália (1870) e uma grande praça em frente da igreja, onde animais eram tradicionalmente abençoados no dia 17 de janeiro, dia de Santo Antão, foi removida.[2] O nível da via Carlo Alberto foi abaixado e na frente da igreja foi construída uma enorme escadaria dupla que leva hoje à entrada principal.

Em 1928, a igreja e os arredores foram adquiridos pela Santa Sé, que entregou o complexo os católicos russos de rito bizantino. Os edifícios foram utilizados pelo Collegium Russicum, um centro de estudos russos e orientais. A fachada atual é de Antonio Muñoz e incorpora um portal românico, a única estrutura sobrevivente do antigo hospital. Uma inscrição acima dele relembra a fundação do hospital pelo cardeal Pietro Capocci.

O interior segue uma planta em cruz latina, com três naves cobertas por abóbadas de aresta. Cada uma delas termina numa abside — a principal abriga um crucifixo de Giovanni Odazzi e as duas laterais, iconóstases russas. As capelas laterais também abrigam ícones. Nas duas naves laterais estão restos de baixos-relevos encontrados durante as restaurações do século XX, remanescentes da antiga igreja e datando dos séculos IX e X.

Referências

  1. Elias O’Brien, O.Carm. «Saint Therese and the Russian College in Rome» (em inglês). Carmelites.net 
  2. «Chiesa di Sant'Eusebio» (em italiano). Sotterranei di Roma 
  • Mariano Armellini, Le chiese di Roma dal secolo IV al XIX, Roma, 1891, pp. 813-815.
  • Claudio Rendina, Le Chiese di Roma, Newton & Compton Editori, Milão, 2000, p. 36. (em italiano)
  • Claudia Cerchiai, Rione XV Esquilino, in AA.VV, I rioni di Roma, Newton & Compton Editori, Milano 2000, Vol. III, pp. 968-1014. (em italiano)

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sant'Antonio Abate all'Esquilino