Santo Estêvão (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santo Estêvão
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico santoestevense
Localização
Localização de Santo Estêvão na Bahia
Localização de Santo Estêvão na Bahia
Localização de Santo Estêvão na Bahia
Santo Estêvão está localizado em: Brasil
Santo Estêvão
Localização de Santo Estêvão no Brasil
Mapa
Mapa de Santo Estêvão
Coordenadas 12° 25' 48" S 39° 15' 03" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Municípios limítrofes Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Castro Alves, Antônio Cardoso, Cabaceiras do Paraguaçu.
Distância até a capital 148 km
Administração
Prefeito(a) Rogério Costa (DEM (antigo PFL))
Características geográficas
Área total [1] 365,141 km²
População total (IBGE/2010[2]) 47 901 hab.
Densidade 131,2 hab./km²
Clima Tropical Alternadamente Úmido e Seco
Altitude 242 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,649 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 203 212,511 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 4 383,36

Santo Estêvão é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º25'49" sul e a uma longitude 39º15'05" oeste, estando a uma altitude de 242 metros acima do nível do mar. Faz parte do Vale do Paraguaçu. Sua população estimada em 2004 era de 44.163 habitantes. Vem alavancando crescimento da economia devido à chegada da fábrica de sapatos Dilly, em 2001, que injeta mais de 9 milhões de reais todo ano na economia local.

Localizada as margens da BR 116, na Microrregião de Feira de Santana. Tem como municípios vizinhos Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso, Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu.

Tem a topografia em forma de tabuleiros, assim como Feira de Santana e clima comum ao agreste baiano.

Tem um bom comércio, mas tem ótima atividade rural agropecuária, com destaque à produção de fumo, maior da Bahia, e indústria ainda com participação pouco significativa, com apenas uma fábrica, mas há promessa de chegada de mais fábricas à cidade. Sua urbanização é maior que 50%.

Possui uma área de 366,597 km².

História

Existe uma lenda local, de que a cidade teria surgido, através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como "Riacho Salgado", devido a sua água ser salobra. Isto teria ocorrido por volta de 1739. No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmembrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.

Geografia

Rodoviária da cidade.

Santo Estevão tem, uma geografia semelhante a de estados como Goiás e Tocantins, por ser de topografia plana. Lá também é muito seco, por isso em certas época do ano, muitos agricultores chegam a perder dezenas de cabeças de gado, devido a forte seca existente na região.

Justiça

A instalação do Juizado Especial Criminal é tida como certa, o que irá contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos à população. A construção do novo fórum da comarca se deu na gestão do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, natural de Santo Estevão, sendo a primeira comarca do interior do estado da Bahia a ser totalmente informatizada. Recentemente o município de Santo Estevão foi alvo de inestigações da Polícia Federal, investigação essa batizada de Cárcara. funcionários da prefeitura municipal estariam supostamente envolvidos em uma super-manipulação de licitação, além de desvios de verba pública. Ainda em processo de investigações, dois funcionários já foram presos (Gabriela, Bersa) pela Policia Federal, acusados de estarem envolvidos nas supostas manipulações, além de um irmão (Mário de Adém) do Ex-prefeito do município (Orlando Santiago). Ainda em fase inicial das investigações, a Polícia Federal espera, através desta operação, combater a corrupção em todo o estado da Bahia.

Cultura

A cultura santo-estevense é dividida em dois blocos, a cultura rural (em certas épocas do ano, o povo promove festas para comemorar a colheita, com pedidos para outras colheitas melhores) e a cultura dos habitantes do centro urbano, que é completamente diferente da rural. A comemoração do São João é um dos pontos de maior referência na cultura do município, elogiado pelos moradores e turistas.

A comemoração do dia de Santo Estevão, o padroeiro da cidade, no dia 26 de dezembro também é muito comemorado por fieis tanto da zona rural como da zona urbana.

Distante de Salvador apenas 157 km, o município possui abastecimento público de água adequado, estradas que permitem o acesso às principais cidades da região e, com investimentos do setor empresarial e dos Governos do Estado e da União, oferece as condições necessárias para avançar no mercado, gerando emprego e renda.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Mesorregião do Centro-Norte Baiano