Sebastian Koch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sebastian Koch
Koch em 2011.
Nascimento 31 de maio de 1962 (56 anos)
Karlsruhe, Baden-Württemberg, Alemanha
Nacionalidade Alemanha alemão
Ocupação Ator
Outros prêmios
2007 — Das Leben der Anderen
—Globo d'oro de melhor ator europeu
Indicações
2010 — Sea Wolf
Emmy Internacional de melhor ator

Sebastian Koch (Karlsruhe, 31 de maio de 1962) é um ator alemão.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância[editar | editar código-fonte]

Koch nasceu em Karlsruhe, na Alemanha, e cresceu em Estugarda. Sua mãe o criou sozinha. De 1982 a 1985, estudou na Otto Falckenberg Schule em Munique, e se apresentou durante este tempo com o Theater der Jugend. Depois de apresentações em teatros locais, Koch começou a se apresentar em teatros na cidade de Berlim, em 1990.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de sua aclamada interpretação como Andreas Baader no docudrama de Heinrich Breloer Todesspiel, Sebastian Koch começou a aparecer em muitos teledramas e longas-metragens.

Seu primeiro grande trabalho veio em 2001, com Der Tanz mit dem Teufel - Die Entführung des Richard Oetker onde interpreta Richard Oetker[2] e em Die Manns - Ein Jahrhundertroman. Koch recebeu o Grimme-Preis por ambos papéis, e se tornou o único ator a ter ganho o prêmio de duas produções diferentes em um ano. Por seu trabalho em Stauffenberg, ele foi indicado ao Deutscher Fernsehpreis de melhor ator, e recebeu um prêmio Golden Gong da revista Gong.

Em 2004, interpretou o arquiteto nazista Albert Speer no filme Speer und Er, dois anos depois em 2006, protagonizou o drama Das Leben der Anderen vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Em 2010, foi indicado a um Emmy Internacional de melhor ator, mas perdeu a estatueta para o britânico Bob Hoskins.[3]

Junto com Bruce Willis, Jai Courtney e Yuliya Snigir, Koch estrelou o filme A Good Day to Die Hard em 2013.[4]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Koch vive em Berlim e tem uma filha com a jornalista Birgit Keller.[5] teve também um relacionamento com a atriz Anna Schudt e com atriz holandesa Carice van Houten, que conheceu no set de Black Book.

Referências

  1. «Sebastian Koch». Yahoo! Movies (em inglês). Consultado em 19 de novembro de 2014  Texto " Movies and Biography" ignorado (ajuda)
  2. «Televisionen: Am Sonntag wird entführt». spiegel.com/ (em alemão). 9 de fevereiro de 2001. Consultado em 19 de novembro de 2014 
  3. «38TH INTERNATIONAL EMMY AWARDS NOMINEES ANNOUNCED». Emmy Internacional (em inglês). 4 de outubro de 2010. Consultado em 19 de novembro de 2014 
  4. «A Good Day to Die Hard». Yahoo! Movies (em inglês). Consultado em 19 de novembro de 2014  Texto " Yahoo Movies" ignorado (ajuda)
  5. «Ich habe einen Traum» (em alemão). Consultado em 19 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]