Carice van Houten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carice van Houten
A atriz em San Diego Comic-Con em 2015.
Nome completo Carice Anouk van Houten
Nascimento 5 de setembro de 1976 (41 anos)
Nacionalidade holandesa
Ocupação
Atividade 1997 - presente
Cônjuge Guy Pearce (2015-presente)
Outros prêmios
Festival de Cinema de Tribeca
2011 – Melhor Atriz
Página oficial
IMDb: (inglês)

Carice Anouk van Houten (Leiderdorp, 5 de setembro de 1976) é uma atriz e cantora holandesa. Ela ganhou três Golden Calves (Bezerro/Vitelo de Ouro) por suas atuações em Suzy Q (1999), Kitty Undercover (2001) e Black Book (2006). Seu papel em Black Book lançou a sua carreira internacional. Carice atuou nos filmes americanos Operação Valquíria (2008) e Repo Men (2010). Atualmente interpreta Melisandre na série de televisão Game of Thrones da HBO.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Van Houten é filha de Margje Stasse que trabalha num programa de TV educacional holandês e Theodore van Houten que é escritor e radialista. Ela tem uma irmã mais nova, Jelka van Houten, que também é atriz. Carice estudou no St. Bonifatiuscollege, em Utrecht, onde desempenhou o personagem principal, "Tijl Uilenspieghel" de Hugo Claus, dirigido por Ad Migchielsen. Ela estudou na Kleinkunstacademie em Amsterdã.[1]

Carice se envolveu com o ator Sebastian Koch, seu companheiro no filme Black Book.[2] O casal anunciou que estava se separando em agosto de 2009.

Van Houten declarou que Hollywood a faz infeliz: "Eu vi Hollywood, e embora eu não tenha nada contra, esse não é meu estilo de vida. Meu agente está chocado por eu querer ficar na Europa", diz ela. "Se Hollywood me oferecer coisas boas, é claro que vou aceitar, mas eu não quero viver lá".[3]

Em 2013, Carice lançou seu primeiro albúm de estúdio intitulado "See You On The Ice", o albúm conta com 11 faixas, com uma sonoridade despretensiosa, o disco segue uma linha indie/pop melâncolico.

Referências

  1. Biography for Carice van Houten; retrieved November 25, 2006
  2. Carice valt voor tegenspeler uit 'Zwartboek' August 22, 2006; retrieved November 25, 2006
  3. ANP (5 de julho de 2007). «Carice van Houten wordt ongelukkig van Hollywood». nu.nl (em Dutch). Consultado em 5 de julho de 2007. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carice van Houten
Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.