Shuffleboard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jogador lançando disco de shuffleboard

O Shuffleboard é um esporte individual de precisão e estratégia, em que o objetivo principal é lançar discos, com o auxílio de um taco, de forma que estes deslizem sobre uma pista e parem dentro da zona de pontuação triangular (com subdivisões) situada ao final da pista.
Bastante encontrado em navios de cruzeiros desde o século XIX, o jogo se popularizou na Flórida a partir de 1930 e, mais recentemente, está em rápida expansão nos Estados Unidos e Europa. [1]

História[editar | editar código-fonte]

Shuffleboard table in a mansion in England in the 15th century. The game started sliding a large coin, known as a “groat,” down a big table. This game was called slide-groat or shove-groat. Courtesy of the New York Public Library, Digital Collections, Public Domain.
Mesa utilizada para jogar Shuffleboard em uma mansão na Inglaterra no século XV

Os primórdios do shuffleboard remontam ao século XV, na Inglaterra, durante o reinado de Henrique IV (1399-1413), quando grandes moedas (chamadas de "groats") eram lançadas sobre as grandes mesas de castelos e mansões, com o objetivo de chegar o mais próximo possível da borda oposta, sem cair. Nessa época o jogo ainda tinha o nome de slide-groat or shove-groat.

Alguns anos depois, o Rei Henrique VIII (1491-1547) chegou a proibir sua prática, pois seus arqueiros passavam muito tempo jogando ao invés de treinar para as batalhas. Mais tarde, começou a se popularizar em tavernas e pubs, como uma descontração entre os clientes.[2]

No início do século XIX, em busca de um passatempo, passageiros de cruzeiros começaram a jogar sobre os decks dos navios transatlânticos, quando passou a ser jogado com discos e tacos de madeira. Surgia assim uma modalidade dissidente do shuffleboard jogado sobre mesas e, para diferencia-los, convencionou-se chamar o primeiro de "Shuffleboard de Mesa", enquanto o segundo apenas de "Shuffleboard".

Em 1913, os donos do Lyndhurst Hotel, um pequeno hotel na cidade de Daytona Beach, Flórida, conheceram o jogo em um cruzeiro e gostaram tanto que, ao retornarem à Flórida, resolveram improvisar o jogo na calçada em frente ao hotel, para o entretenimento dos hóspedes. A novidade fez tanto sucesso que, a partir daí, o shuffleboard se espalhou por várias cidades da Flórida e até em outros estados. Como não havia ainda uma entidade dirigente do esporte, as regras, assim como o formato e o tamanho da quadra podiam variar de acordo com o local.

Em 24 de janeiro de 1924, na cidade de São Petersburgo, Flórida, com apenas duas quadras construídas em uma praça, fundou-se o primeiro clube de Shuffleboard dos Estados Unidos (e do mundo), o St. Petersburg Shuffleboard Club (ou simplesmente St Pete Shuffle), que originalmente se chamava Mirror Lake Park Shuffleboard Club.[3]

Em 1928 os membros do St Pete Shuffle fundaram a Florida Shuffleboard Association e padronizaram as regras, o formato da quadra e os equipamentos. Ao longo dos anos, os tacos e discos foram se modernizando, mas as regras e o formato da quadra são praticamente as mesmas até hoje.

No auge da popularidade do esporte, em meados do século XX, a Flórida chegou a ter mais de 200 clubes e 75.000 jogadores. Só o St Pete Shuffle tinha mais de 100 quadras e 5.000 membros. Após passar por um período de decadência nas décadas de 1970 a 1990, o clube voltou a atrair pessoas em busca de lazer nos anos 2000, principalmente os jovens chamados "hipsters". [4]

Associação Brasileira de Shuffleboard[editar | editar código-fonte]

A Associação Brasileira de Shuffleboard, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, foi fundada em Assembleia Geral em 1º de Novembro de 1996, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, com o principal objetivo de desenvolver a prática do Shuffleboard em todo o país, além de representar o Brasil no cenário internacional, sendo filiada à International Shuffleboard Association.

Em 1997, a ABS formou sua primeira equipe para participar do Campeonato Mundial de Shuffleboard daquele ano, realizado na cidade de Hendersonville, Carolina do Norte, Estados Unidos. Desde então, o Brasil participou de quase todas as edições anuais do evento, desbancando as tradicionais potências do esporte, Estados Unidos e Canadá, em várias edições. Nossas melhores colocações foram 3 medalhas de bronze, sendo 2 por equipes em 2007 e 2014 no Canadá, e uma na categoria individual em 2011, também no Canadá, e 2 medalhas de prata, sendo uma por equipes nos Estados Unidos, em 2016, e uma individual, no Brasil em 2017.

International Shuffleboard Association[editar | editar código-fonte]

International Shuffleboard Association (ISA) foi fundada em 10 de Março de 1979, na Flórida, com o objetivo desenvolver o esporte internacionalmente, promovendo torneios mundiais e estimulando a formação de novas associações nacionais em outros países.
A ISA organiza anualmente o Campeonato Mundial de Shuffleboard. O evento, que dura uma semana, teve sua primeira edição realizada em 1981, na cidade de Muskegon, estado de Michigan, nos Estados Unidos, e contou com a participação das 3 equipes fundadoras: Estados Unidos, Canadá e Japão. Atualmente, cerca de 10 países participam dos Campeonatos Mundiais.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Disco de Shuffleboard
Disco de Shuffleboard

Em uma partida são necessários 8 discos, sendo 4 de cada cor (geralmente amarelos e pretos), que medem 15cm de diâmetro, e 1 taco para cada jogador, medindo até 1,90m de comprimento.

Taco de Shuffleboard


Dimensões da Quadra (Pista)[editar | editar código-fonte]

A unidade de medida oficial da quadra (ou pista) é "pé" (ft). O comprimento total de uma quadra é de 51 pés, equivalente a aproximadamente 16 metros, já considerando a área de de recuo atrás de cada triângulo, de onde os jogadores lançam os discos.

A largura da quadra mede 6 pés (aproximadamente 2 metros). Acrescentando um espaço de aproximadamente 1 pé em cada lateral da quadra (para os corredores), totaliza aproximadamente 2,50 metros de largura necessária.

Portanto, o espaço total necessário para construção ou montagem de uma pista móvel de shuffleboard é de 16m x 2,5m.


O jogo[editar | editar código-fonte]

O objetivo do jogo é lançar seus discos (com o auxílio de um taco) para dentro da zona de pontuação (triângulo com subdivisões) situado no lado oposto da quadra. É permitido também retirar ou dificultar os pontos do adversário. Ao final da partida, vence quem somar mais pontos.

ATENÇÃO: Para que um disco seja considerado válido (e marque os pontos) é preciso estar inteiramente dentro da área de pontuação (10, 8, 7 ou -10). Se parar sobre alguma linha, mesmo que por apenas meio milímetro, o disco não pontua, com exceção das duas linhas oblíquas ao centro da área do -10, pois estas servem apenas para separar as áreas de lançamento de cada jogador.


É decidido previamente a cor dor discos com que cada jogador irá começar jogando (pode ser por acordo ou sorteio). O jogador que começar com os discos amarelos lançará o primeiro disco do jogo. Em seguida, o seu adversário lança seu disco (preto), e assim sucessivamente. Após os 8 discos serem lançados (final de uma rodada) é somada a pontuação de cada jogador e anotada no placar. Então os jogadores devem reposicionar os discos na área de lançamento (zona do -10) e iniciar a segunda rodada, sendo que desta vez, o jogador dos discos pretos lançará o primeiro disco.

Uma partida completa é composta por 16 rodadas, sendo que após metade da partida, os jogadores trocam de lado, passando assim a jogar com o disco da outra cor até o fim do jogo.

Há também a modalidade de disputa em duplas, onde o seu parceiro é o jogador ao final da quadra que está jogando com a mesma cor dos discos. Nessa modalidade, a sua pontuação e a do seu parceiro é somada.

Campeonatos Mundiais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Mundial 2010, em Hohenroda, na Alemanha

A primeira edição do Campeonato Mundial de Shuffleboard foi realizada nos Estados Unidos, na cidade de Muskegon, em 1981, e contou com a participação de 3 equipes: Estados Unidos, Canadá e Japão. A primeira participação de jogadores da Austrália em um campeonato mundial foi em 1991. Os brasileiros estrearam em 1997, já os alemães em 2006 e os noruegueses em 2011. Em 2013 foi a vez da Rússia, em 2015 o Reino Unido e em 2017 a Áustria.

De 1981 a 2008, o Mundial foi disputado somente na modalidade por equipes (por nacionalidade), então a partir de 2009 o Campeonato Mundial passou a ser disputado também na modalidade individual, a cada 2 anos (em anos ímpares), intercalando com a modalidade por equipes, em anos pares.

Lista com todos os Mundiais[editar | editar código-fonte]

Ano Cidade-sede Modalidade
1981
Flag of the United States.svg
Muskegon, Michigan, Estados Unidos
Equipe
1982
Flag of the United States.svg
Laguna Hills, Califórnia, Estados Unidos
Equipe
1983
Flag of the United States.svg
St Petersburg, Flórida, Estados Unidos
Equipe
1984
Flag of the United States.svg
Mesa, Arizona, Estados Unidos
Equipe
1985
Flag of the United States.svg
Ocean City, Nova Jersey, Estados Unidos
Equipe
1986
Flag of the United States.svg
San Benito, Texas, Estados Unidos
Equipe
1987
Flag of the United States.svg
Hemet, Califórnia, Estados Unidos
Equipe
1988
Flag of Japan.svg
Yokohama, Kanagawa, Japão
Equipe
1989
Flag of the United States.svg
Clearwater, Flórida, Estados Unidos
Equipe
1990
Flag of Canada.svg
Lindsay, Ontário, Canadá
Equipe
1991
Flag of the United States.svg
Mesa, Arizona, Estados Unidos
Equipe
1992
Flag of the United States.svg
Clearwater, Flórida, Estados Unidos
Equipe
1993
Flag of the United States.svg
Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
Equipe
1994
Flag of Canada.svg
Edmonton, Alberta, Canadá
Equipe
1995
Flag of the United States.svg
Lakeside, Ohio, Estados Unidos
Equipe
1996
Flag of the United States.svg
Laguna Hills, Califórnia, Estados Unidos
Equipe
1997
Flag of the United States.svg
Hendersonville, Carolina do Norte, Estados Unidos
Equipe
1998
Flag of Canada.svg
Goderich, Ontário, Canadá
Equipe
1999
Flag of Japan.svg
Yokohama, Kanagawa, Japão
Equipe
2000
Flag of the United States.svg
Hemet, Califórnia, Estados Unidos
Equipe
2001
Flag of Australia.svg
Gold Coast, Queensland, Austrália
Equipe
2002
Flag of the United States.svg
Clearwater, Flórida, Estados Unidos
Equipe
2003 Cancelado -------
2004
Flag of the United States.svg
Mesa, Arizona, Estados Unidos
Equipe
2005
Flag of Brazil.svg
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Equipe
2006
Flag of the United States.svg
Lakeside, Ohio, Estados Unidos
Equipe
2007
Flag of Canada.svg
Midland, Ontário, Canadá
Equipe
2008
Flag of Australia.svg
Gold Coast, Queensland, Austrália
Equipe
2009
Flag of the United States.svg
Zephyrhills, Flórida, Estados Unidos
Individual
2010
Flag of Germany.svg
Hohenroda, Hessen, Alemanha [1]
Equipe
2011
Flag of Canada.svg
Dieppe, Nova Brunswick, Canadá
Individual
2012
Flag of the United States.svg
Seattle, Washington, Estados Unidos
Equipe
2013
Flag of the United States.svg
Saint Petersburg, Flórida, Estados Unidos
Individual
2014
Flag of Canada.svg
Midland, Ontário, Canadá
Equipe
2015
Flag of the United States.svg
Clearwater, Flórida, Estados Unidos
Individual
2016
Flag of the United States.svg
Saint Cloud, Flórida, Estados Unidos
Equipe
2017
Flag of Brazil.svg
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Individual
2018
Flag of Canada.svg
High River, Alberta, Canadá
Equipe
2019
Flag of Austria.svg
Viena, Áustria
Individual
2020
Flag of Australia.svg
Gold Coast, Queensland, Austrália
Equipe

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «O Jogo». www.shuffleborges.com. Consultado em 15 de maio de 2019 
  2. «História do Shuffleboard». Arquivado do original em 5 de novembro de 2014 
  3. «St Pete Shuffle». St Petersburg Shuffleboard Club. Arquivado do original em 4 de novembro de 2014 
  4. «St. Petersburg Shuffleboard Club | History». stpeteshuffle.com. Consultado em 15 de maio de 2019 


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Shuffleboard