Si maior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Si maior
Notação
Tonalidade
Relativa Dó bemol maior
Homónima Si menor
Modo Modo maior, tonalidade
Notas componentes
Si, Dó♯, Ré♯, Mi, Fá♯, Sol♯, Lá♯, Si

Na música, Si maior (abreviatura no sistema europeu Si e no sistema americano de crifras B) é a tonalidade que consiste na escala maior de si, e contém as notas Si (B), Dó sustenido (C♯), Ré sustenido (D♯), Mi (E), Fá sustenido (F♯), Sol sustenido (G♯), Lá sustenido (A♯) e Si (B). A sua armadura contém cinco sustenidos, para assim seguir o padrão estrutural do modo maior (que possui cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas).[1] A sua tonalidade relativa é sol sustenido menor, e a sua tonalidade paralela é si menor. É enarmônica de dó bemol maior.

  {
\override Score.TimeSignature #'stencil = ##f
\relative c'' {
  \clef treble \key b \major \time 7/4 b4 cis dis e fis gis ais b ais gis fis e dis cis b2
  \clef bass \key b \major
} }

Uso[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser fácil pensar que si maior é uma escala estranha ou incómoda devido à sua distância a dó maior (como pode verificar-se no círculo de quintas) ou devido ao elevado número de sustenidos que contém, Frédéric Chopin considerava-a como uma das mais fáceis de tocar, argumentando que era mais fácil para os dedos aceder às teclas negras; por isso costumava frequentemente recomendar a sua aprendizagem aos estudantes de piano iniciados, deixando para o final a escala de dó maior por essa razão (a sua ausência de teclas negras tornava-a a mais difícil de tocar com desenvoltura, segundo Chopin).

Composições clássicas em si maior[editar | editar código-fonte]

Outras composições em si maior[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lemes, Flávia (23 de agosto de 2020). «Escala maior e menor — o que são e para que servem?». Música e Vinho. Consultado em 24 de fevereiro de 2022 
  • David Wyn Jones, "The Beginning of the Symphony," capítulo A Guide to the Symphony,"AJP" editado por Robert Layton. Oxford University Press.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.