Sklodowskita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sklodowskita
Sklodowskita
Categoria Nesossilicato
Classificação Strunz 9.AK.10 (Strunz)
Cor Amarelo claro a verde-amarelo
Fórmula química Mg(UO2)2(HSiO4)2·5H2O
Ocorrência Katanga, República Democrática do Congo República Democrática do Congo
Propriedades cristalográficas
Sistema cristalino Monoclínico
Hábito cristalino Cristais aciculares paralelos em forma de prismas finos ou em crostas terrosas
Propriedades ópticas
Transparência Transparente, translúcido
Birrefringência δ = 0.043
Pleocroísmo Visível, amarelo
Propriedades físicas
Densidade 3.54 g/cm3
Dureza 2 - 3
Tenacidade Frágil
Brilho Adamantino, vítreo, sedoso - terroso, embora maciço
Outras Radioativo

A sklodowskita (português brasileiro) ou sklodowskite (português europeu) é um mineral de urânio com a fórmula química: Mg(UO 2 ) 2 (HSiO 4 ) 2 ·5H 2 O, e dentro desta pertence ao chamado “grupo da sklodowskita”. É um mineral secundário que contém magnésio e é de cor amarela brilhante, seu hábito cristalino é acicular, mas pode se formar em outras formas. Tem uma dureza Mohs de cerca de 2–3. É nomeado após o nome de solteira de Marie Sklodowska Curie. [1] É o análogo de magnésio do mineral de urânio cuprosklodowskita, muito mais comum, que contém cobre.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Foi descoberto por Alfred Schoep (1881-1966) em 1924 numa mina na província de Katanga (República Democrática do Congo, sendo nomeado em homenagem a Marie Curie, o nome do qual de solteira era Marie Sklodowska.[2]

Pouco tempo depois, Schoep publicou outro estudo sobre o mineral que havia descoberto recentemente e descreveu suas semelhanças com o uranotilo (uranofano). Sua análise mostrou que a sklodowskita pode ser vista como “uranofano de magnésio” ou o uranofano como “sklodowskita de cálcio”.[3]

No entanto, as diferentes modificações cristalinas do uranofano conhecidas hoje apenas fazem esta afirmação parecer justificada no que diz respeito à química.[4]

Características químicas[editar | editar código-fonte]

É um uranilo-silicato hidratado de magnésio, do grupo dos nesossilicatos com urânio. O mineral é radioativo devido ao seu teor de urânio de até 55,4%. Levando em consideração as proporções de elementos radioativos na fórmula molecular idealizada, bem como os decaimentos subsequentes da série de decaimentos naturais, uma atividade específica de cerca de 99,2 kBq/g[5] é dada para o mineral (para comparação: potássio natural 0,0312kBq/g). O valor cotado pode variar significativamente dependendo do conteúdo mineral e da composição dos estágios; o enriquecimento ou esgotamento seletivo dos produtos de decaimento radioativo também é possível e altera a atividade. Além dos elementos de sua fórmula, costuma carregar como impurezas: telúrio, níquel, sódio e potássio.

Estrutura cristal[editar | editar código-fonte]

A sklodowskita cristaliza no grupo espacial monoclínico C2/m com os parâmetros de rede a = 17,382 Å; b = 7,047Å; c = 6,610 Å com α = 90,00° β = 105,90° e γ = 90,00°, bem como duas unidades de fórmula por célula unitária.

Célula unitária do sklodowskita, Verde escuro=U, Vermelho=O, Verde claro=Mg, Bege=Si, Cinza=H2O

A estrutura cristalina da sklodowskita mostra camadas de silicato de uranila interligadas por magnésio, os íons estão conectados. O íon Mg2+ coordena dois tetraedros opostos de SiO4-(∠(Si-O-Mg) = 146,18°, ∠(O-Mg-O) = 180°) e forma um poliedro de coordenação octaédrica através da coordenação de quatro moléculas de água cristalina. O íon uranila tem um ambiente de coordenação pentagonal-bipiramidal, onde os cinco átomos de oxigênio equatoriais vêm de quatro grupos diferentes de silicatos.[6]

Dos quatro átomos de oxigênio de silicato, o primeiro coordena-se com o átomo de magnésio, o segundo coordena-se individualmente com uma unidade de uranila e o terceiro e o quarto coordenam mais três unidades de uranila, de modo que uma unidade de uranila duplica, isto é, coordenado uma vez pelo terceiro e uma vez pelo quarto átomo de oxigênio de silicato.

Usos[editar | editar código-fonte]

É extraído em minas como uma espécie de urânio estratégico. Devido à sua forte radioatividade, deve ser manuseado e armazenado com protocolos apropriados.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Sklodowskite». mindat.org 
  2. Schoep, A., 1924.
  3. Schoep, Alfred. rruff.info «Sur la sklodowskite, nouveau minéral uranifère; ses analogies avec l'uranotile» Verifique valor |url= (ajuda) (PDF) (em francês) 
  4. Gorman, D. H. rruff.info «Studies of radioactive compounds, IX - sklodowskite» Verifique valor |url= (ajuda) (PDF) (em inglês) 
  5. «Catalogue of Type Mineral Specimens – S» (PDF). docs.wixstatic.com 
  6. «Catalogue of Type Mineral Specimens – S» (PDF). docs.wixstatic.com 
  • A. Schoep, La sklodowskite, nouveau mineral radioactif, CR Acad. Ciência. Paris, 179, 143 (1924)