Spelling Television

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spelling Television Inc.
Tipo Marca da CBS Television Studios
Fundação 2006
Sede Estados Unidos Nova Iorque, NY, Estados Unidos
Proprietário(s) Independente (1962-1988)
Spelling, Inc. (1988-1989)
Spelling Entertainment, Inc. (1989-1995)
Blockbuster Inc. (1994-1995)
Spelling Entertainment Group, Inc. (1995-1999)
Viacom (1999-2006)
CBS Corporation (2006-Present)
Pessoas-chave Leslie Moonves (Presidente e CEO da CBS Corporation)
Produtos Produção Televisiva
Subsidiárias Worldvision Enterprises (1988-1999)
Fundida com CBS Television Distribution
Laurel Entertainment
Torand Productions
Big Ticket Television
Antecessora(s) Spelling Inc., Spelling Entertainment Inc. e Spelling Entertainment Group Inc.

Spelling Television Inc. (inicialmente conhecida como Aaron Spelling Productions, Spelling Entertainment Inc. e Spelling Entertainment Group) é uma empresa de produção televisiva que produziu séries populares como Sunset Beach, Charmed, Beverly Hills 90210 , 7th Heaven, Dinasty e Melrose Place.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1988, Aaron Spelling Productions Entertainment adquiriu Laurel Entertainment e Carl Lindner, Jr.'s Worldvision Enterprises, Inc. Todas as três empresas passaram a fazer parte da Spelling Inc. A participação na empresa foi adquirido pela Blockbuster Entertainment (empresa adquirida pela Viacom em 1994). O restante da Spelling Entertainment foi adquirida pela Viacom em 1999, mas o negócio foi fechado em 2000.

Antes da fusão com a Viacom, a maioria dos shows da Spelling Television foram distribuídos pela Worldvision, as séries mais antigas eram distribuídos por vários outros, incluindo a Warner Bros. Television, 20th Century Fox Television e Sony Pictures Television).

Após a fusão, a Worldvision integrou a Republic Pictures, portanto, o desativação da Worldvision como uma empresa de produção. As funções de distribuição Worldvision continuou por um curto tempo até a Paramount Television assumir funções de distribuição (Viacom comprou a Paramount Communications em 1994).

No início dos anos 1990, Beverly Hills 90210 e Melrose Place exibidos na Fox ajudou a impulsionar ainda mais e chegar a uma nova geração dos jovens telespectadores adolescentes.

Na década de 1990, o The WB foi lançado, a maior e mais bem sucedida série durante seu tempo de operação foi 7th Heaven para dez estações. Em 2006, outra nova rede, a CW, usou 7th Heaven, em sua primeira temporada de funcionamento.

As séries exibidas na ABC, Fox, WB foram uma grande oportunidade para a empresa entrar no ramo de produção televisiva. A empresa também foi uma das primeiras empresas de produção ativamente executar um site para um série que eles produziram, quando a internet era apenas novata na década de 1990. O site foi para Melrose Place.

Em 2000, Aaron Spelling continuou ativo e envolvido como presidente até sua morte em 2006. presidente da companhia, Jonathan Levin tratou operações do dia a dia e antigo parceiro de produção de Spelling, E. Duke Vincent ajudou a orientar a empresa.

Spelling Television foi finalmente reduzida ainda mais e tornou-se uma unidade da CBS Paramount Television (atual CBS Television Studios), que é em si uma divisão da CBS Corporation, após a divisão da Viacom e CBS Corporation no final de 2005. A empresa deixou de operar efetivamente como uma empresa separada, até que Aaron Spelling faleceu, em 2006.

7th Heaven foi a última série produzida pela Spelling Television.

A empresa é atualmente uma unidade da CBS Television Studios.