Stacy Peralta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stacy Peralta
Nascimento 15 de outubro de 1957 (65 anos)
Venice (Los Angeles), Estados Unidos
Ocupação Skatista profissional e Diretor (filmes e Documentários)

Stacy Peralta (Vecnice, 15 de outubro de 1957) é um produtor, diretor, documentarista e empresário, ex surfista e skatista profissional, tendo sido um dos lendários Z-Boys.

História[editar | editar código-fonte]

Stacy tinha 15 anos quando começou a competir com os Z-Boys, um dos grupo de Skatistas mais famosos e influentes da história do skate. O grupo era patrocinado pela surf shop Jeff Ho Surfboards e Zephyr Production. Seu segundo patrocinador foi Gordon e Smith.

Stacy Peralta, Tony Alva e Jay Adams se tornaram os Skatistas mais populares da sua época e receberam título de "Os Reis de Dogtown".

Peralta se formou na Venice High School em 1975.

Aos 19 anos, Peralta se tornou skatista profissional. Logo depois, junto com o engenheiro George Powell formaram a Powell Peralta, que se tornaria a marca de skate de maior sucesso da década de 1980. Com o apoio financeiro de Powell-Peralta, Stacy formou a Bones Brigade, uma equipe de skate composta por alguns dos melhores skatistas da época, muitos dos quais revolucionaram o skate entre eles estao:(Tony Hawk, Rodney Mullen, Steve Caballero, Lance Mountain, Mike McGill, Tommy Guerrero entre outros).

Em 1984, Peralta também dirigiu e produziu o primeiro vídeo de skate, o Bones Brigade Video Show.

Em 1992, Stacy deixou a Powell-Peralta para dirigir e produzir para a televisão em tempo integral. Seu amor pelo skate se manifestou no documentário Dogtown and Z-Boys, um documentário co-escrito com CR Stecyk III, sobre o lendário time de skate conhecido como Z-Boys, o documentário ganhou o prêmio no Festival de Cinema de Sundance de 2001. Peralta também dirigiu Riding Giants, um documentário de 2004 sobre a história do surf ondas grandes e do surf tow-in.

Escreveu o roteiro do filme: Os Reis de Dogtown (2005).

Em 2008, Stacy Peralta dirigiu uma série de comerciais de televisão para o Burger King.

Seu documentário Crips and Bloods: Made in America (2008), foca a violência de gangues no centro-sul de Los Angeles. Este filme fornece informações sobre as origens das gangues de rua Crips e Bloods e também oferece uma visão da injustiça social em Los Angeles nas décadas de 1950 e 1960.

Em 2012, Peralta produziu Bones Brigade: An Autobiography que narra a história da equipe de skate Powell-Peralta.

Aparece no jogo de videogame Tony Hawk's Underground em 2003.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Stacy Peralta
Ícone de esboço Este artigo sobre Skate (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.