Stephen Oswald

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stephen Oswald
Stephen Oswald
Nome completo Stephen Scot Oswald
Nascimento 30 de junho de 1951 (72 anos)
Seattle, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Alma mater Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis
Ocupação
Serviço militar
Serviço Marinha dos Estados Unidos
Anos de serviço 1973–2000
Patente contra-almirante
Condecorações Legião do Mérito
Cruz de Voo Distinto
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Tempo no espaço 33d 22h 30min
Seleção Grupo 11 da NASA 1985
Missões
Insígnia da missão
Aposentadoria janeiro de 2000

Stephen Scot Oswald (Seattle, 30 de junho de 1951) é um ex-astronauta norte-americano. Um veterano de três missões nos ônibus espaciais, foi contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos condecorado com a Legião do Mérito e também exerceu o cargo de administrador das Operações Espaciais da NASA.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formou-se em engenharia aeroespacial na Academia Naval dos Estados Unidos em 1973 e foi qualificado como aviador naval em 1974, servindo a bordo do porta-aviões USS Midway entre 1975 e 1977. Em 1978, após o curso de piloto de testes na Escola de Pilotos de Teste Navais dos Estados Unidos, em Maryland, continuou na escola fazendo testes de propulsão de jatos, desempenho e aerodinâmica em caças McDonnell Douglas F/A-18 Hornet, até passar para a atividade civil de piloto de testes da Westinghouse.

Em 1984 ele juntou-se à NASA como engenheiro aeroespacial e piloto instrutor, qualificando-se como candidato ao quadro de astronautas em junho de 1985. Depois de concluído o curso, Oswald exerceu as funções de representante das tripulações de voo no Centro Espacial John F. Kennedy e CAPCOM no Controle de Missão durante missões dos ônibus espaciais.

Como piloto, ele foi ao espaço três vezes. A primeira em janeiro de 1992, na STS-42 Discovery e a segunda na STS-56 Discovery, em abril de 1993. Em março de 1995, Oswald foi o comandante da STS-67 Endeavour, que então quebrou o recorde de permanência no espaço para uma missão do ônibus espacial, um total de dezessete dias. Após esta última missão ele foi transferido para o quartel-general da NASA em Washington D.C., onde atuou como co-administrador de Operações Espaciais da agência.

Se aposentou da NASA em 2000, após dezesseis anos de serviços como astronauta, engenheiro e executivo.

Referências[editar | editar código-fonte]