Saltar para o conteúdo

Tamara Jernigan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tamara Jernigan
Nome completoTamara Elizabeth Jernigan
Nascimento
7 de maio de 1959 (66 anos)

NacionalidadeEstados Unidos norte-americana
CônjugePeter Wisoff
Alma materUniversidade Stanford
Universidade da Califórnia
em Berkeley

Universidade Rice
PrêmiosMedalha de Serviço Distinto da NASA
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Ocupação
cientista
Tempo de voo
63 dias, 1 hora, 24 minutos
SeleçãoGrupo 11 da NASA 1985
Tempo de AEV
7 horas, 55 minutos
Missões
Insígnia da missão
Aposentadoria21 de setembro de 2001

Tamara Elizabeth Jernigan (Chattanooga, 7 de maio de 1959) é uma cientista e ex-astronauta norte-americana, veterana de cinco missões espaciais.

Formada em Física em 1981 e ciência da engenharia em 1983 pela Universidade Stanford e em astronomia pela Universidade de Berkeley em 1987, Tamara entrou para o corpo de astronautas da NASA em 1986, trabalhando primeiro em funções em terra e sendo Capcom - comunicadora com tripulações em voo - em cinco missões do ônibus espacial.

Fez o primeiro de seus cinco voos ao espaço em junho de 1991, na nave Columbia, como especialista de missão da STS-40. Em novembro de 1992, na STS-52 Columbia, também trabalhou como especialista na missão de dez dias, que colocou em órbita um satélite italiano.

Em março de 1995 foi a comandante de carga da STS-67 Endeavour, que passou um até então recorde de 16 dias em órbita, e que levou à cabo a missão científica Astro-2 no Spacelab, dedicada a observações astronômicas do espectro ultravioleta em regiões da Terra.

Em novembro de 1996 voltou a ser especialista de missão em seu quarto voo espacial na STS-80 Columbia, que colocou satélites recuperáveis em órbita e foi a mais longa da história do programa dos ônibus espaciais.[1]

Seu quinto e último voo ao espaço se deu em 27 de maio de 1999, na STS-96 Discovery, sua primeira viagem à Estação Espacial Internacional, e que também marcou a primeira acoplagem de um ônibus espacial a ela, desembarcando quatro toneladas de hardware e suprimentos, em preparação para a chegada da primeira tripulação permanente, Expedição 1, no ano seguinte. Nesta missão, Tamara realizou oito horas de atividades extraveiculares e completou um total de 1512 horas no espaço.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tamara Jernigan