Streamline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Streamline foi um movimento A velocidade como afirmação de potência e valor de modernidade; o aerodinamismo(relação com a velocidade) e o simbolismo (função signo prevalece sobre a função principal) eram as principais características deste movimento.

Este movimento encontra aplicações em diversos sectores como num governo ou numa empresa. "Os produtos do Streamline têm presente a parte projectiva dos mecanismos internos, ou seja, mais do que encontrar inspiração numa linha de gosto, era ligada a uma morfologia própria das novas tecnologias, comum, tanto aos objectos móveis, como a todos os outros" (Renato de Fusco, 1985:201).

Norman Bel Geddes (1893 - 1958) foi o primeiro designer a ocupar-se dos problemas teóricos do Streamline e o mais flexível nos vários sectores da produção.

Raymond Loewy (1893 - 1986) criou a a primeira série de objectos míticos que ficaram associados à própria imagem dos Estados Unidos. Os seus interesses estavam em completa sintonia com as corporações , contribuíndo para o crescimento económico na pós-depresão.

Henry Dreyfuss (1904 - 1972) Aprendiz de Geddes 2m 1924. É o primeiro designer a destacar os factores humanos e a ergonomia. Destaca-se o seu estudo na área da antropometria e a codificação das dimensões para o desenho.