Língua suméria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sumério)
Sumério

𒅴𒂠
Emegir

Falado(a) em: Suméria e Acádia
Região: Mesopotâmia (atual Iraque)
Total de falantes: Atestado de c. 2900 a.C. Efetivamente extinto por volta de 2.000–1.800 a.C; usado como uma língua clássica até cerca de 100 d.C.
Família: Língua isolada[1]
 Sumério
Escrita: Cuneiforme sumério-acádio
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: sux
ISO 639-3: sux
Inscrição em língua suméria do século XXVI a.C.

Sumério (em cuneiforme: 𒅴𒂠 Emegir, "língua nativa") é a língua da antiga Suméria. É atestada como uma das línguas mais antigas, datando de pelo menos 2900 a.C. Acredita-se que seja uma língua local isolada e que tenha sido falada na antiga Mesopotâmia, na área que hoje é o Iraque.

O acadiano, uma língua semítica, gradualmente substituiu o sumério como língua falada na área por volta de 2000 a.C. (a data exata é debatida),[2] mas o sumério continuou a ser usado como uma língua sagrada, cerimonial, literária e científica na língua acadiana e em outros Estados da Mesopotâmia, como a Assíria e a Babilônia, até o século I d.C.[3][4] Depois disso, parece ter caído na obscuridade até o século XIX, quando os assiriólogos começaram a decifrar as inscrições cuneiformes e tabuletas escavadas que haviam sido deixadas por seus falantes.

Referências

  1. «Sumerian language | History, Characteristics, & Facts | Britannica». www.britannica.com (em inglês). Consultado em 4 de março de 2023 
  2. Woods C. 2006 "Bilingualism, Scribal Learning, and the Death of Sumerian". In S. L. Sanders (ed) Margins of Writing, Origins of Culture: 91–120 Chicago.
  3. Joan Oates (1979). Babylon [Revised Edition] Thames and Hudston, Ltd. 1986 p. 30, 52–53.
  4. The A.K. Grayson, Penguin Encyclopedia of Ancient Civilizations, ed. Arthur Cotterell, Penguin Books Ltd. 1980. p. 92

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]