Sur (revista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Sur.
Sur
Sur (revista)
Fundação 1931
Primeira edição 1931
Última edição 1992
País  Argentina
Idioma Espanhol

Sur foi uma revista literária argentina, fundada em 1931 pela escritora Victoria Ocampo.[1]

Victoria Ocampo com um exemplar da Sur

Ocampo havia assistido a uma série de palestras de Waldo Frank em Buenos Aires, em 1929. Manteve contato com o escritor americano, que lhe sugeriu, em suas cartas, que iniciasse uma revista para destacar o que havia de melhor na literatura sul-americana. Com a ajuda de Eduardo Mallea, tradutor de Frank, lançou o primeiro número em 1931[2].

Contava no seu conselho editorial com grandes nomes da literatura mundial da época: Ernest Ansermet, Drieu La Rochelle, Leo Ferrero, Pedro Henríquez Ureña, Alfonso Reyes, Jules Supervielle e José Ortega y Gasset, além do próprio Waldo Frank. Entre os argentinos, além de Ocampo e Mallea, figuravam Jorge Luis Borges, Eduardo J. Bullrich, Oliverio Girondo, Alfredo González Garaño, Maria Rosa Oliver e Guillermo de Torre.

Foi o embrião da editora Sur, fundada também por Victoria Ocampo em 1933.

Nas suas primeiras décadas de existência, Sur foi um marco da literatura moderna argentina, revelando e consolidando autores como Julio Cortázar. Na década de 1960, porém, foi perdendo contato com os principais debates intelectuais, políticos e sociais, o que levou a uma progressiva perda de relevância[3]

Posições políticas[editar | editar código-fonte]

Na época da Guerra Civil Espanhola, a revista defendeu a causa republicana. Ocampo e seus colaboradores ajudaram a organizar a acolhida de intelectuais espanhóis refugiados, como Rafael Alberti. Na Segunda Guerra Mundial, apoiou os aliados.

Sur fez oposição ao governo peronista, assumindo o papel de “revista das minorias”. Defendeu as liberdades civis e os direitos humanos.

Referências

  1. «Literatura - Victoria Ocampo y la Revista Sur». La Biblioteca del Abogado (em espanhol) 
  2. VERA, Liliana. Sur: empresa cultural y refugio de una escritora, Victoria Ocampo. Revista Confluencia, año 3, número 6, verano 2007, Mendoza, Argentina. ISSN 1667-6394 (em espanhol)
  3. Giorgi, Gabriel (10 de fevereiro de 2012). «Surtidos». Pagina12 (em espanhol) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma revista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.