TV2 (Hungria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV2
TV2 (Hungria)
País Hungria
Fundação 4 de outubro de 1997 (26 anos)
Pertence a Pavel Stanchev (CEO)
Gábor Fischer (Programming Director)
Proprietário Grupo TV2 (József Vida)
Presidente Miklós Vaszily
Sede Budapeste, Hungria
Formato de vídeo 1080i HDTV
(reduzido para 16:9 576i para o feed SDTV)
Canais irmãos TV2 Klub
Mozi+
Super TV2
Spíler 1 TV
Spíler 2 TV
Izaura TV
Zenebutik
PRIME
TV2 Séf
TV2 Kids
TV2 Comedy
Jocky TV
Moziverzum
Cobertura Hungria
Roménia
Sérvia
Eslováquia
Página oficial tv2play.hu/tv2
Disponibilidade aberta e gratuita
11

TV2 ( TV Kettő ) é um canal de televisão húngaro de sinal aberto desde o dia 4 de Outubro de 1997, oferecendo uma grande variedade de programas. É um concorrente da RTL pelo primeiro lugar nas audiências na televisão húngara. Entre os seus programas de produção própria mais populares estavam Megasztár ("Mega Star", uma adaptação de Pop Idol ), e a novela diária de horário nobre Jóban Rosszban, e os programas dos EUA como Desperate Housewives, NCIS, NCIS: Los Angeles, Numb3rs, Heroes, Smallville, House MD, Ghost Whisperer e Lipstick Jungle . A TV2 é transmitida em toda a Hungria. A TV2 também é transmitida na Eslováquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Ucrânia e Áustria .

A TV2 era um dos canais veiculados no serviço nacional analógico terrestre, juntamente com a M1, a RTL Klub e os canais locais, mas esses emissores foram encerrados em 2 zonas, nos dias 31 de Julho e 31 de Outubro de 2013, respetivamente.

O atual CEO é o profissional de mídia franco-búlgaro Pavel Stanchev. [1]

História[editar | editar código-fonte]

A TV2 começou a transmitir no dia 4 de Outubro de 1997, três dias antes do início das emissões de teste da concorrente RTL, tornando este canal o primeiro canal comercial nacional da Hungria.

O canal foi inicialmente propriedade daSBS Broadcasting Group (através da empresa MTM-SBS Televízió Zrt.), que foi comprado pela ProSiebenSat.1 Media AG em junho de 2007. [2] No final de 2013, a empresa de comunicação social alemã vendeu as suas participações nos meios de comunicação húngaros e romenos. A participação húngara foi vendida a Yvonne Dederick, ex-diretora financeira, e a Zsolt Simon, então CEO. [3]

No período inicial, entre 1997 e 2002, os programas de entretenimento eram produzidos e produzidos pela MTM Kommunikáció Kft. Depois disso, a Interaktiv Kft. assumiu as tarefas de produção até 2013. Atualmente, a IKO Műsorgyártó Kft. é a principal fornecedora do canal, a empresa também trabalhou para o canal concorrente até 2015.

No dia 12 de Outubro de 2012, às 20:30, a TV2 transmitiu The Voice – Magyarország hangja (A Voz da Hungria). Começou a transmitir programas em Alta Definição com busca de talentos, mas por falta de capacidade, só foi realizado na MinDig TV até 2013.

Em 2020, a TV2 era o canal de televisão comercial líder de mercado na Hungria durante o dia. [4]

Em fevereiro de 2021, foi lançado o seu serviço de streaming chamado TV2 Play, onde podem ser assistidos programas e séries anteriores. [5]

Propriedade[editar | editar código-fonte]

O canal era anteriormente propriedade da SBS até 2007, quando foi vendido para a ProSiebenSat.1 Media . A gestão foi vendida em 2013 e, posteriormente, para o produtor de cinema Andrew G. Vajna em 2015. Vajna morreu no dia 20 de Janeiro de 2019, e então todo o grupo foi vendido para József Vida em Junho de 2019.

Canais irmãos[editar | editar código-fonte]

A sua empresa-mãe, o Grupo TV2 (hu: TV2 Csoport), formado em 2013 em substituição da MTM-SBS, opera um portfólio que inclui a TV2 e os seus 14 canais irmãos. Os canais irmãos são Super TV2, TV2 Klub, Mozi+, Zenebutik, Izaura TV, Spíler 1 TV, Spíler 2 TV, PRIME, TV2 Séf, TV2 Kids, TV2 Comedy, Jocky TV e Moziverzum. A TV2 também operava a Irisz TV, que partilhava o tempo com o Zone Club da Chellomedia e foi transmitida em horário nobre entre o dia 13 de Setembro de 2004 e a véspera de Ano Novo de 2006, e a PRO4, que foi lançada no dia 3 de Janeiro de 2011, e foi substituída pelo Mozi+ no dia 11 de Julho de 2016.

Programação[editar | editar código-fonte]

Programação atual[editar | editar código-fonte]

Séries[editar | editar código-fonte]

Título original Título húngaro Tipo País de origem
Under the dome A búra alatt Drama Estados Unidos
The Good Wife A férjem védelmében
Early Edition A kiválasztott - Az amerikai látnok
Fairly Legal Békétlen békítő Comédia-drama
Bűnök és szerelmek Bűnök és szerelmek Drama Hungria
Családi titkok Családi titkok Docu-reality
Betrugsfälle Csapdába csalva Alemanha
L.A. Doctors Doktorok Drama Estados Unidos
Law and Order: LA Esküdt ellenségek: Los Angeles
Grimm Grimm
Jóban Rosszban Jóban Rosszban Hungria
Royal Pains Luxusdoki Comédia-drama Estados Unidos
Monk Monk - Flúgos nyomozó
NCIS NCIS Drama
NCIS: Los Angeles NCIS - Los Angeles
The Event Összeeskuvés Ficção científica
Ringer Ringer - A vér kötelez Drama
Elementary Sherlock és Watson
Sue Thomas: F.B.Eye Sue Thomas: FBI
Desperate Housewives Született feleségek Comédia
Xena: Warrior Princess Xena Fantasia Estados Unidos

Nova Zelândia
7th Heaven 7th Heaven Drama familiar Estados Unidos
Flashpoint Flashpoint Ação Canadá
Joey Joey Sitcom Estados Unidos

Programas[editar | editar código-fonte]

Título Em português Tipo Versão em inglês
9 hónap 9 meses Estilo de vida -
A Szépségkirálnyő A Rainha da Beleza Concurso de beleza
Aktív Ativo Notícias de celebridades
Aktív extra Ativo Extra
Az ének iskolája A Escola da Canção Concurso de talentos Masterclass
Babavilág Mundo do bebê Estilo de vida -
Én is menyasszony vagyok! Também Sou uma Noiva! Reality
Frizbi Hajdú Péterrel Frisbee com Péter Hajdú Talk Show noturno
Hal a tortán Peixe no Bolo Reality Come Dine with Me
Magyarország, jövünk! Hungria, aqui vamos nós! Viagem -
Megasztár Megastar Concurso de talentos Pop Idol
Mokka Mocha Programa das manhãs -
Mr. és Mrs. Sr. e Sra. Concurso All-Star Mr & Mrs
Mutasd a hangod! Mostra-me A Tua Voz! Concurso I Can See Your Voice
Napló Diário Notícias -
Tények Factos
The Voice - Magyarország hangja A Voz da Hungria Concurso de talentos The Voice

Programação anterior[editar | editar código-fonte]

Críticas e controversas[editar | editar código-fonte]

Aquisição por Andy Vajna e relacionamento com o governo[editar | editar código-fonte]

Desde 2015, a estação é considerada porta-voz do governo de coalizão Fidesz-KDNP. Depois que a estação foi vendida pela ProSiebenSat.1 Media aos então diretores-gerentes da estação, Zsolt Simon e Yvonne Dederick, com um empréstimo de 25 milhões de forints para pagar as dívidas da estação, a mídia da oposição começou a comentar que Károly Fonyó, o proprietário de uma empresa associada com Lajos Simicska (um ex-magnata da mídia pró-Fidesz que, até então, criticava o plano do governo de impor um imposto de publicidade à concorrente RTL, resultando de uma disputa de longo prazo), estava a tentar comprar a estação de ambos os diretores-gerentes, em troca do pagamento dos referidos 25 milhões de forints. Como resultado, Simon e Dederick começaram a reorganizar a controladora MTM-SBS Kft., com ambos os gestores a criarem as respetivas holdings, nomeadamente a D6D Kft. e a CCA Vízió Kft., e depois a formarem uma joint venture para administrar os canais da TV2. Esta joint venture evoluiu depois para a atual TV2 Média Csoport Kft., criada pela fusão de ambas as holdings no verão de 2014. [6]

Ao mesmo tempo, Andy Vajna, com a assistência do primeiro-ministro Viktor Orbán, e do credor estatal Eximbank, começou a negociar com Simon e Dederick a aquisição da holding TV2 Média Csoport. Isso levou a um processo de aquisição de alto risco que eventualmente se tornou favorável a Vajna. No dia 13 de Outubro de 2015, a Fonyó apresentou a sua proposta para o grupo de canais TV2, que foi rapidamente seguida pela oferta de Vajna para a emissora, à qual Simon e Dederick sucumbiriam quase imediatamente. [7] Vajna despediu rapidamente ambos os executivos, sendo substituídos pelo ex-diretor-gerente da RTL, Dirk Gerkens (despedido do canal depois da forte controversa causada pela citada proposta de imposto publicitário). A equipa editorial do noticiário Tények também foi totalmente substituída, com Vivien Szalai, a ex-editora-chefe da revista tablóide Story, a tornar-se diretora-chefe de notícias, e Nóra Kunfalvi, a ex-âncora da Hír TV, a tornar-se âncora principal da estação. [8]

Depois da aquisição da Vajna, o grupo de canais TV2 cresceu rapidamente, de só 4 para 13 canais. A maioria destes canais foi lançada no prazo de três meses, causando cepticismo por parte de muitos membros da comunicação social, declarando mesmo que esta implementação massiva "remodelaria completamente o mercado dos meios de comunicação húngaros". [9] A maioria destes novos canais passou a focar-se em géneros de nicho, com foco em produções locais, por exemplo, gastronomia e cozinha húngara, filmes, música, estilo de vida e até desenhos animados. Nesse mesmo ano, a TV2 obteve quase um quinto dos gastos publicitários do Estado, quatro vezes mais do que a RTL, de acordo com o órgão independente húngaro Mérték Media Monitor. [10]

Depois da morte de Vajna, József Vida, o presidente do banco de poupança Takarékbank, assumiu o controli do Grupo TV2 através do seu Abraham Goldmann Investment Trust. [11] Vida tem uma relação estreita com o empresário pró-Orbán Lőrinc Mészáros . Depois de assumir o grupo, Gerkens deixou o cargo de CEO e Miklós Vaszily assumiu o mesmo cargo. Ele foi depois acompanhado pelo profissional de mídia franco-búlgaro Pavel Stanchev, [12] que manteve as posições políticas da estação em favor do governo. No entanto, ele começou a alavancar a transição da estação para um ambiente digital-first, renomeando os canais de nicho para torná-los mais alinhados com o canal-mãe, e lançando um portal de streaming centralizado, TV2 Play, onde junto com a programação de atualização, anteriores programas e séries podem ser assistidos.

Vida também negociou a expansão da estação para outros países. Em Outubro de 2020, a TV2 comprou a rede comercial eslovena Planet TV da Telekom Slovenije . [13] O canal tinha sofrido dos problemas financeiros e dificuldades de audiência desde o seu lançamento em 2012. A fusão gerou grandes preocupações sobre a independência da estação, bem como sobre a crescente influência dos empresários pró-Orbán nos meios de comunicação eslovenos e as suas ligações crescentes com o primeiro-ministro Janez Janša .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Bulgarian Pavel Stanchev Heads Hungary's most Popular TV Network». Sofia, Bulgaria: Novinite.com. 6 de maio de 2019. Consultado em 4 de setembro de 2022 
  2. «Kreatív Online - ProSiebenSat.1 - megvette az SBS-csoportot». Kreatív Online (em húngaro). Consultado em 27 de janeiro de 2023 
  3. «Hivatalosan is eladták a TV2-t». Portfolio.hu (em húngaro). Consultado em 27 de janeiro de 2023 
  4. «Az RTL Klub és a TV2 is piacvezetőnek nevezi magát – hogyan lehet ez?». 10 de novembro de 2020 
  5. media1.hu (14 de fevereiro de 2021). «Elindult a TV2 Play». Media1 (em húngaro). Consultado em 28 de janeiro de 2023 
  6. «High-stake battle for the ownership of Hungary's TV2». 24 de outubro de 2015 
  7. Byrne, Andrew (16 de agosto de 2016). «Orban tightens grip on Hungary's media»Subscrição paga é requerida. Financial Times. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2022 
  8. «Andy Vajna's TV station: The government's attack dog». 21 de março de 2016 
  9. «TV2 Group plans to launch ten new channels - BBJ» 
  10. «Mérték - Médiaelemző Műhely». Mérték (em inglês). Consultado em 9 de julho de 2021 
  11. «József Vida confirms TV2 purchase - BBJ». BBJ.hu (em inglês). Consultado em 9 de julho de 2021 
  12. «Bulgarian Pavel Stanchev Heads Hungary's most Popular TV Network - Novinite.com - Sofia News Agency». www.novinite.com. Consultado em 9 de julho de 2021 
  13. «Telekom Slovenije sells Planet TV to Hungary's TV2». advanced-television.com (em inglês). 8 de julho de 2020. Consultado em 9 de julho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Television in Hungary